Bible

 

Deuteronômio 28:13

Studie

       

13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 886

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

886. Que a 'oliveira' signifique o bem da caridade vê-se não somente pela significação de 'oliveira', mas, também, pela significação do 'óleo' na Palavra. Era com o óleo da oliveira e os aromas que eram ungidos os sacerdotes e reis, e o óleo da oliveira servia para as lâmpadas. A respeito da unção se vê em Êxodo 30:24, e a respeito das lâmpadas, Êxodo 27:20. A razão pela qual o óleo da oliveira era empregado nas unções e nas lâmpadas era porque representava todo celeste, por conseguinte, todo bem do amor e da caridade, pois o óleo é o essencial mesmo da árvore e, por assim dizer, a sua alma, assim como o celeste ou o bem do amor e da caridade é o essencial mesmo ou a alma mesma da fé. Daí a representação. Que o 'óleo' signifique o celeste ou bem do amor e da caridade é o que pode ser confirmado por muitas passagens da Palavra, mas, como aqui se nomeia a oliveira, pode-se citar somente alguns lugares que o confirmam.

Em Jeremias:

"Oliveira verde, bela de fruto e de forma, chamou Jehovah o teu nome" (Jeremias 11:16), onde assim é chamada a Igreja Antiquíssima ou celeste, que era o fundamento da Igreja Judaica. Por isso todos os representativos daquela Igreja consideravam as coisas celestes e, pelas celestes, o Senhor.

[2] Em Oséias:

"Irão os seus ramos, e será como a oliveira de sua honra, e terá odor como o do Líbano" (Oséias 14:6), onde se trata da igreja que havia de ser plantada, cuja honra é a 'oliveira' ou o bem do amor e da caridade, e o 'odor como o do Líbano' é a afeição do vero da fé daí. 'Líbano' está em lugar dos cedros, que significavam as coisas espirituais ou os veros da fé.

Em Zacarias:

"Duas oliveiras junto ao castiçal, uma à direita da bacia e uma junto à esquerda dela. Esses dois são filhos de óleo puro, que estão junto ao Senhor de toda a terra" (Zacarias 4:3, 11, 14), onde as 'duas oliveiras' estão no lugar do celeste e do espiritual, assim, em lugar do amor, que é da igreja celeste, e em lugar da caridade, que é da igreja espiritual. Estes dois estão à direita e à esquerda do Senhor. O 'castiçal' significa aqui o Senhor, tal como representava na Igreja Judaica; as 'lâmpadas' são as coisas celestes, das quais vêm as espirituais, como os raios de luz ou a luz vem da chama.

Em David:

"Tua esposa é como a videira frutífera aos lados de tua casa; teus filhos são como plantas de oliveiras" (Salmos 128:3), onde 'a esposa como videira' está em lugar da igreja espiritual, os 'filhos' em lugar dos veros da fé, que são chamados 'plantas de oliveiras' porque vêm dos bens da caridade.

Em Isaías:

"Serão deixados nele respigos, como no sacudir da oliveira; duas ou três bagas na cabeça do ramo" (Isaías 17:6), onde se trata das relíquias no homem; a 'oliveira' está em lugar das relíquias celestes.

Em Miquéias:

"Pisarás a oliva, e não te ungirás com o óleo; e o mosto, e não beberás o vinho" (Miquéias 6:15);

E em Moisés:

"Plantarás e cultivarás vinhas, e não beberás o vinho. Terás oliveiras em todo o teu limite, e não te ungirás com o óleo" (Deuteronômio 28:39-40), onde se trata da abundância de doutrinais dos bens e dos veros da fé que, por serem tais, eles os rejeitavam. Por essas passagens pode-se ver que a 'folha' significa o vero da fé, e a 'oliveira', o bem da caridade. E que coisas semelhantes são significadas pela 'folha de oliveira que a pomba trouxe na boca', isto é, que agora aparecia no homem da Igreja Antiga um pouco do vero da fé oriundo do bem da caridade.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém