Bible

 

Deuteronômio 20:9

Studie

       

9 Então, tendo os oficiais, acabado de falar ao povo, designarão chefes das tropas para estarem à frente do povo.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1444

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1444. ‘E o cananeu [estava] então na terra’; que signifique o mal hereditário proveniente da mãe no Homem Externo do Senhor, pode-se ver por essas coisas que foram ditas anteriormente acerca do hereditário no Senhor. Com efeito, Ele nasceu como qualquer homem e tomou consigo, de sua mãe, os males contra os quais Ele combateu e venceu. Sabe-se que o Senhor suportou e sustentou as tentações mais terríveis — na continuação se falará a respeito pela Divina Misericórdia do Senhor. Ele sustentou até as maiores, porque combateu só e por Seu próprio poder contra o inferno inteiro. Quem quer que seja não pode sofrer tentação exceto se o mal estiver aderente nele; quem não tiver mal aderente em si não pode ter a menor tentação; o mal é o que os espíritos infernais excitam.

[2] No Senhor não houve mal algum em ato, ou próprio, como se dá com todos os homens, mas Ele teve o mal hereditário proveniente de Sua mãe; é esse mal que é aqui chamado ‘o cananeu na terra’, a respeito do qual, vejam-se as coisas que foram ditas no vers. 1 (n. 1414), a saber, “que há dois hereditários que nascem com o homem, um vindo do pai, o outro da mãe; o que vem do pai permanece eternamente; o que vem da mãe é dissipado pelo Senhor quando o homem é regenerado”. Ora, o hereditário que o Senhor recebeu de Seu Pai foi o Divino; o hereditário que Ele recebeu de Sua mãe, foi o mal de que se trata aqui e em razão do qual Ele padeceu as tentações (ver a respeito, Marcos 1:12, 13; Mateus 4:1; Lucas 4:1, 2), mas não houve n’Ele, como foi dito, mal algum em ato, ou próprio, nem mal algum vindo da mãe depois que, por meio das tentações, Ele venceu os infernos; por isso é que se diz que era ‘então’ , isto é, que o cananeu estava ‘então’ na terra.

[3] Os cananeus eram os que habitavam perto do mar e perto da margem do Jordão, como se vê em Moisés:

“Os exploradores, tendo voltado [...] disseram: Estivemos na terra para a qual nos mandaste, e de fato mana o leite e o mel nela, e eis o fruto dela. Contudo, um forte povo habita na terra, e as cidades grandes muito fortificadas, e vimos lá também filhos de anak. Os amalequitas habitam no sul, e os heteus, e os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas, e os cananeus habitam perto do mar e perto da margem do Jordão” (Números 13:25, 27-29).

Que ‘os cananeus habitam perto do mar e perto da margem do Jordão’ significava o mal no homem externo tal qual é o mal materno hereditário, é porque o mar e o Jordão eram limites.

[4] Que tal mal seja significado pelo cananeu, é o que é evidente também em Zacarias:

“Não haverá mais cananeu na casa de JEHOVAH Zebaoth nesse dia” (Zacarias 14:21);

onde se trata do Reino do Senhor, e é significado que o Senhor venceu o mal, que é entendido por cananeu, e o expulsou de Seu Reino. Todos os gêneros de males são significados pelas nações idólatras que habitam a terra de Canaã, dentre as quais estavam os cananeus (Gênesis 15:18, 19, 21; Êx. 3:8, 17; 23:23, 28; 33:2; 34:11; Deuteronômio 7:1; 20:17; Josué 2:10; 24:11; Juízes 3:5). Será dito em outro lugar, pela Divina Misericórdia do Senhor, qual mal é particularmente significado por cada nação.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1414

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1414. Como se trata aqui do Senhor, este versículo contém mais arcanos do que se poderia pensar e dizer. Com efeito, no sentido interno, entende-se aqui o primeiro estado do Senhor quando Ele nasceu, estado que, porque é o mais secreto, não pode ser exposto de modo a ser compreendido; será exposto somente que o Senhor foi como um outro homem, com a exceção de que Ele tenha sido concebido de JEHOVAH, mas que entretanto nasceu de uma mulher virgem e que, por seu nascimento de uma mulher virgem, tenha trazido fraquezas tais como as que em geral os homens têm: são dessas fraquezas corpóreas que se trata neste versículo e de que Ele tinha de se afastar para que as coisas celestes e espirituais se apresentassem para Ele ver. Há dois hereditários que nascem com o homem, um lhe vem do pai, o outro da mãe. O hereditário vindo do pai foi para o Senhor o Divino, mas o hereditário vindo da mãe foi o humano não firme [ou fraco]; este não firme, que o homem recebe da mãe por herança, é alguma coisa do corporal que se dissipa quando o homem é regenerado, enquanto aquilo que o homem obtém do pai permanece eternamente; mas o hereditário que o Senhor teve de JEHOVAH foi, como foi dito, o Divino. Um outro arcano é que o Humano do Senhor foi também feito Divino; somente n’Ele a correspondência de todas as coisas que pertencem ao corpo foi perfeitíssima com o Divino, ou infinitamente perfeita; daí a união das coisas corporais com os Divinos celestes, e das coisas dos sentidos [isto é, das coisas dos sentidos] com os Divinos espirituais, daí o Homem Perfeito e o Único Homem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém