Bible

 

Deuteronômio 10:7

Studie

       

7 Dali partiram para Gudgoda, e de Gudgoda para Jotbatá, terra de ribeiros de águas.

Komentář

 

Padre

  
Rudolf von Arthaber with his Children, by Friedrich von Amerling

Pai na Palavra significa o que é mais interior, e nas coisas que estão seguindo a ordem do Senhor, significa o que é bom. No sentido mais elevado, Pai significa o próprio Senhor, o criador. Na geração dos filhos naturais é o pai que provê a alma ou o receptáculo mais interior da vida, e uma hereditariedade interna, e a mãe que provê toda a substância que a alma usa para formar seu corpo, mais uma hereditariedade externa. Neste processo, a alma vem do Senhor através do pai, e não do pai, pois toda a vida é do Senhor.

A pessoa sábia chama o Senhor de seu pai e a igreja de sua mãe porque seus amores interiores vêm do Senhor, mas são dados forma e atualidade através das verdades ensinadas pela igreja. Essas coisas assim trazidas à luz são os "filhos" espirituais de uma pessoa.

No Novo Testamento, quando se fala de Jesus e do Pai, o que se quer dizer é a manifestação exterior com o próprio divino como a alma por dentro. Porque Jesus nasceu de uma mãe natural, Ele tinha um corpo natural e uma hereditariedade judaica natural. Ao longo de sua vida, ao ser tentado pelos infernos, Ele lentamente adiou tudo o que tinha de Sua mãe e substituiu-o pelo que Ele tinha de Si mesmo por dentro, o Pai. Ao fazer isso, ele se fez um com o Pai que era Seu íntimo para poder dizer verdadeiramente: "Eu e meu Pai somos um".

(Odkazy: Apocalipse Revelado 170; Arcanos Celestes 1815, 3703 [4]; Divina Providência 330 [1,2]; Verdadeira Religião Cristã 103 [1,2])

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1815

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1815. ‘Disse a ele: Eu [sou] JEHOVAH’; que signifique o Homem Interno do Senhor, que é JEHOVAH, de onde vem a percepção, é o que se vê pelo que se tem dito já muitas vezes, mostrando que o Interno do Senhor, isto é, tudo que o Senhor recebeu do Pai, foi n’Ele JEHOVAH, pois Ele foi concebido de JEHOVAH. Uma coisa é o que um homem recebe do pai, e outra coisa é o que ele recebe da mãe: um homem recebe do pai tudo que é interno; a alma mesma ou a vida vem do pai; mas ele recebe da mãe tudo que é externo. Em uma palavra, o homem interior, ou o espírito mesmo, vem do pai; mas o homem exterior, ou o corpo, vem da mãe. É o que cada um pode compreender por este único fato, que é pelo pai que é implantada a alma mesma que começa a se revestir de uma forma corpuscular no ovário; tudo que depois é acrescentado, tanto no ovário como no útero, pertence à mãe, porque não há crescimento de outra parte.

[2] Daí se pode ver que o Senhor, quanto aos Internos, foi JEHOVAH; mas como o Externo que o Senhor recebeu da mãe devia ser unido ao Divino, ou a JEHOVAH, e isso por meio das tentações e das vitórias, como já se disse, não pôde, nesses estados, deixar de Lhe parecer que, quando Ele falava a JEHOVAH, que era a um outro, quando na verdade Ele falava consigo mesmo (na medida, porém, em que Se conjuntava a Ele). A percepção que o Senhor teve era perfeitíssima em comparação à de todos os outros que têm nascido, pois vinha de Seu Interno, isto é, de JEHOVAH mesmo; é o que é significado aqui por estas palavras: “JEHOVAH lhe disse”.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém