Bible

 

Deuteronômio 10:18

Studie

       

18 que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.

Komentář

 

Father and mother, which a man is to leave

  

The "father and mother", which a man is supposed to leave (as in Genesis 2:24, and Matthew 19:4, 5) are, in a spiritual sense, his proprium of will, and proprium of understanding. We all love a mixture of good and evil things, as we're growing up, and we all understand a mixture of true and false things, too. The things we "own", at first, are the evil loves and false ideas, and the more we get into them, the more they define us -- i.e. they are our "properties", or, to use a more Latinate term, our proprium. We have to change those -- get rid of the evil loves and false ideas, and invite good loves and true ideas from the Lord -- building a new understanding and a new will.

(Odkazy: Conjugial Love 194)

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1815

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1815. ‘Disse a ele: Eu [sou] JEHOVAH’; que signifique o Homem Interno do Senhor, que é JEHOVAH, de onde vem a percepção, é o que se vê pelo que se tem dito já muitas vezes, mostrando que o Interno do Senhor, isto é, tudo que o Senhor recebeu do Pai, foi n’Ele JEHOVAH, pois Ele foi concebido de JEHOVAH. Uma coisa é o que um homem recebe do pai, e outra coisa é o que ele recebe da mãe: um homem recebe do pai tudo que é interno; a alma mesma ou a vida vem do pai; mas ele recebe da mãe tudo que é externo. Em uma palavra, o homem interior, ou o espírito mesmo, vem do pai; mas o homem exterior, ou o corpo, vem da mãe. É o que cada um pode compreender por este único fato, que é pelo pai que é implantada a alma mesma que começa a se revestir de uma forma corpuscular no ovário; tudo que depois é acrescentado, tanto no ovário como no útero, pertence à mãe, porque não há crescimento de outra parte.

[2] Daí se pode ver que o Senhor, quanto aos Internos, foi JEHOVAH; mas como o Externo que o Senhor recebeu da mãe devia ser unido ao Divino, ou a JEHOVAH, e isso por meio das tentações e das vitórias, como já se disse, não pôde, nesses estados, deixar de Lhe parecer que, quando Ele falava a JEHOVAH, que era a um outro, quando na verdade Ele falava consigo mesmo (na medida, porém, em que Se conjuntava a Ele). A percepção que o Senhor teve era perfeitíssima em comparação à de todos os outros que têm nascido, pois vinha de Seu Interno, isto é, de JEHOVAH mesmo; é o que é significado aqui por estas palavras: “JEHOVAH lhe disse”.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém