Bible

 

Daniel 2:17

Studie

       

17 Então Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros,

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1422

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1422. ‘Abençoarei os que te abençoarem’; que signifique toda felicidade para aqueles que do fundo do coração reconhecem o Senhor, é o que se pode ver pela significação da ‘bênção’, que envolve todas e cada uma das coisas que procedem do Senhor, tanto as que são boas quanto as que são verdadeiras, portanto, as coisas celestes, as espirituais, as naturais, as mundanas e as corporais; e porque, num sentido universal, a bênção abrange todas essas coisas, pode-se ver em cada lugar, a partir da série, o que ‘abençoar’ significa, pois se obtém [a significação] ao se aplicar àquelas coisas a respeito das quais se predica. É evidente, por isso, que “abençoarei aos que te bendisserem” significa toda felicidade para aqueles que de coração reconhecem o Senhor, pois aqui, como foi dito, no sentido interno se trata do Senhor.

[2] Bendizer a JEHOVAH, ou ao Senhor, era, entre os antigos, uma fórmula solene, como se pode ver na Palavra , por exemplo em Davi:

“Nas assembleias bendizei a Deus, ao Senhor, desde a fonte de Israel” (Salmos 68:26).

No mesmo:

“Cantai a JEHOVAH, bendizei o nome d’Ele, evangelizai de dia em dia a salvação d’Ele” (Salmos 96:2).

Em Daniel:

“Em uma visão da noite o arcano foi revelado, por isso Daniel bendisse ao Deus dos céus, disse: Seja o nome de Deus mesmo bendito desde o século até o século, porque [há] sabedoria e poder para Ele” (Daniel 2:19, 20).

Lê-se ainda, a respeito de Zacarias e Simeão, que “Eles tinham abençoado a Deus” (Lucas, 1:64; 2:28); vê-se claramente aqui o que é bendizer o Senhor, a saber, é cantar para Ele, evangelizar a Sua salvação, pregar a Sua sabedoria e o Seu poder, por conseguinte, é confessar e reconhecer o Senhor do fundo do coração. Os que assim fazem, não podem não ser abençoados pelo Senhor, isto é, o Senhor conceder-lhes as coisas que são da bênção, a saber, o bem celeste, o espiritual, o natural, o mundano e o corpóreo; estes são os bens onde reside a felicidade quando nessa ordem eles se sucedem.

[3] Como foi uma fórmula comum bendizer a JEHOVAH, ou ao Senhor, e ser abençoado por JEHOVAH, ou pelo Senhor, por isso, foi também uma fórmula comum dizer: “Bendito [seja] JEHOVAH”; como em Davi:

“Bendito [seja] JEHOVAH, porque Ele ouviu a voz das minhas preces” (Salmos 28:6).

No mesmo:

“Bendito [é] JEHOVAH, porque me fez admirável a Sua misericórdia” (Salmos 31:22 [Em JFA, 31:21]).

No mesmo:

“Bendito [seja] DEUS! Que não rejeitou as minhas preces, nem a Sua misericórdia para comigo” (Salmos 66:20).

No mesmo:

“Bendito [seja] JEHOVAH Deus, o Deus de Israel, fazendo maravilhas [Ele] só; e bendito [seja] o Nome da glória d’Ele na eternidade, e será cheia da glória d’Ele toda a terra” (Salmos 72:18, 19).

No mesmo:

“Bendito seja Tu, ó JEHOVAH! Ensina-me os Teus estatutos” (Salmos 119:12).

No mesmo:

“Bendito [seja] JEHOVAH, minha rocha, ensinando as minhas mãos” (Salmos 144:1).

Em Lucas:

“Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: Bendito [seja] o Deus de Israel, Que visitou e libertou o Seu povo” (Lucas 1:67, 68).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém