Bible

 

Daniel 11

Studie

   

1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer.

2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia, e o quarto será muito mais rico do que todos eles; e tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas, agitará todos contra o reino da Grécia.

3 Depois se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.

4 Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; porém não para os seus descendentes, nem tampouco segundo o poder com que reinou; porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.

5 O rei do sul será forte, como também um dos seus príncipes; e este será mais forte do que ele, e reinará, e grande será o seu domínio,

6 mas, ao cabo de anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um tratado. Ela, porém, não conservara a força de seu braço; nem subsistirá ele, nem o seu braço; mas será ela entregue, e bem assim os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a fortalecia naqueles tempos.

7 Mas dum renovo das raízes dela um se levantará em seu lugar, e virá ao exército, e entrará na fortaleza do rei do norte, e operará contra eles e prevalecerá.

8 Também os seus deuses, juntamente com as suas imagens de fundição, com os seus vasos preciosos de prata e ouro, ele os levará cativos para o Egito; e por alguns anos ele deixará de atacar ao rei do norte.

9 E entrará no reino do rei do sul, mas voltará para a sua terra.

10 Mas seus filhos intervirão, e reunirão uma multidão de grandes forças; a qual avançará, e inundará, e passará para adiante; e, voltando, levará a guerra até a sua fortaleza.

11 Então o rei do sul se exasperará, e sairá, e pelejará contra ele, contra o rei do norte; este porá em campo grande multidão, e a multidão será entregue na mão daquele.

12 E a multidão será levada, e o coração dele se exaltará; mas, ainda que derrubará miríades, não prevalecerá.

13 Porque o rei do norte tornará, e porá em campo uma multidão maior do que a primeira; e ao cabo de tempos, isto é, de anos, avançará com grande exército e abundantes provisões.

14 E, naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul; e os violentos dentre o teu povo se levantarão para cumprir a visão, mas eles cairão.

15 Assim virá o rei do norte, e levantará baluartes, e tomará uma cidade bem fortificada; e as forças do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não haverá força para resistir.

16 O que, porém, há de vir contra ele fará o que lhe aprouver, e ninguém poderá resistir diante dele; ele se fincará na terra gloriosa, tendo-a inteiramente sob seu poder.

17 E firmará o propósito de vir com toda a força do seu reino, e entrará em acordo com ele, e lhe dará a filha de mulheres, para ele a corromper; ela, porém, não subsistirá, nem será para ele.

18 Depois disso virará o seu rosto para as ilhas, e tomará muitas; mas um príncipe fará cessar o seu opróbrio contra ele, e ainda fará recair sobre ele o seu opróbrio.

19 Virará então o seu rosto para as fortalezas da sua própria terra, mas tropeçará, e cairá, e não será achado.

20 Então no seu lugar se levantará quem fará passar um exator de tributo pela glória do reino; mas dentro de poucos dias será quebrantado, e isto sem ira e sem batalha.

21 Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a majestade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com lisonja.

22 E as forças inundantes serão varridas de diante dele, e serão quebrantadas, como também o príncipe do pacto.

23 E, depois de feita com ele a aliança, usará de engano; e subirá, e se tornará forte com pouca gente.

24 Virá também em tempo de segurança sobre os lugares mais férteis da província; e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; espalhará entre eles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.

25 E suscitará a sua força e a sua coragem contra o rei do sul com um grande exército; e o rei do sul sairá à guerra com um grande e mui poderoso exército, mas não subsistirá, pois maquinarão projetos contra ele.

26 E os que comerem os seus manjares o quebrantarão; e o exército dele será varrido por uma inundação, e cairão muitos traspassados.

27 Também estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e assentados à mesma mesa falarão a mentira; esta, porém, não prosperará, porque ainda virá o fim no tempo determinado.

28 Então tornará para a sua terra com muitos bens; e o seu coração será contra o santo pacto; e fará o que lhe aprouver, e tornará para a sua terra.

29 No tempo determinado voltará, e entrará no sul; mas não sucederá desta vez como na primeira.

30 Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; por isso voltará, e se indignará contra o santo pacto, e fará como lhe aprouver. Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto.

31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora.

32 Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

33 Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.

34 Mas, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; muitos, porém, se ajuntarão a eles com lisonjas.

35 Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado.

36 e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.

37 E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecerá.

38 Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrará com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradáveis.

39 E haver-se-á com os castelos fortes com o auxílio dum deus estranho; aos que o reconhecerem, multiplicará a glória; e os fará reinar sobre muitos, e lhes repartirá a terra por preço.

40 Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.

41 Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.

42 E estenderá a sua mão contra os paises; e a terra do Egito não escapará.

43 Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.

44 Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.

45 E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 501

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

501. (VERSÍCULO 8) E SEUS CORPOS ESTARÃO NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE significa que esses dois essenciais da Nova Igreja foram inteiramente rejeitados por aqueles que estão interiormente nas falsidades da doutrina da justificação pela fé só. Pelos “corpos das duas testemunhas” são significados os dois essenciais da Nova Igreja, que são o reconhecimento de que o Senhor Só é o Deus do céu e da terra e de que há conjunção com Ele pela vida de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 490 e seguintes). Pela “praça da cidade grande” é significada a falsidade da doutrina da justificação pela fé só; pela “praça” é significada a falsidade, como se vai mostrar, e pela “cidade” é significada a doutrina (n. 194); ela

échamada “cidade grande” porque é a doutrina que reina em todo o mundo cristão reformado entre os; eclesiásticos, mas não igualmente entre os leigos. Por “praças”, na Palavra, é significada quase a mesma coisa que os caminhos, porque as praças são caminhos em uma cidade; mas ainda pelas “praças” são significadas verdades ou falsidades da doutrina, porque “a cidade” significa a doutrina (n. 194) e pelos “caminhos” são significadas as verdades ou falsidades da Igreja, porque a “terra” significa a Igreja (n. 285).

Que as “praças” significam as verdades ou as falsidades da doutrina, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“O Juízo foi rejeitado e a justiça se conservou ao longe, pois a verdade tropeçou na praça e a retidão não pôde vir” (Isaías 59:14).

“Os carros se agitaram nas ruas, cruzaram aqui e ali nas praças” (Nahum 2:4).

“Nos dias de Jaei os caminhos cessaram; em Israel cessaram ás praças” (Juízes 5:6, 7).

“Como foi deixada à cidade da glória? Por isso sairão seus jovens na praça” (Jeremias 49:25-26, 50:30).

“Os que comeram iguarias foram devastados nas praças. Tornou-se escura peia negridão a forma dos nazireus, não são conhecidos nas ruas. Erraram cegos nas praças. Espiaram nossos passos, para que não se possa ir a nossas praças” (Lamentações 4:5, 8, 14, 18).

“Cortarei as nações, serão devastados os seus ângulos, assolarei as suas praças” (Sofonias 3:6).

“Depois em sessenta e duas semanas será edificada a praça de Jerusalém, mas na angústia dos tempos” (Daniel 9:25).

“A praça da cidade da Nova Jerusalém é de puro ouro, como vidro transparente” (Apocalipse 21;. 21).

“No meio de sua praça, aquém é além, a árvore da vida produzindo doze frutos” (Apocalipse 22:2).

(Além disso, em outros lugares como Isaías 15:3; 24:10, 11; 51:20; Jeremias 5:1; 6:16; 7:17; 9:21; 11:13; Ezequiel 16:24, 25, 31; Jeremias 44:9; 17; Lamentações 2:11, 19; Ezequiel 11:6; 26:11, 12; Amós 5:16; Zacarias 8:3-5; Salmo 144:13; 18:17).

Como “as praças” significam as verdades da doutrina da Igreja, por isso “ensinava-se nas praças” (II Samuel 1:20) e é dito “comemos diante de Ti, bebemos diante de Ti e Tu nos ensinaste em nossas praças” (Lucas 13:26), e “os hipócritas oravam nas esquinas das praças” (Mateus 6:2-5) e, ainda, “o dono da casa mandou que os servos fossem às praças e às ruas e introduzissem os que eles encontrassem” (Lucas 14:21).

É também por isso que a falsidade e o falsificado são de- nominados:

“Lama, lodo e esterco das praças” (Isaias 5:25; Isaias 10:6; Miquóias 7:10; Salmo 18:42) e que “os profetas, profetizando a falsidade, seriam lançados nas ruas de Jerusalém e não haveria ninguém para enterrá-los” (Jeremias 14:16).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Isaías 28:6

Studie

       

6 e por espírito de juízo para o que se assenta a julgar, e por fortaleza para os que fazem recuar a peleja até a porta.