Bible

 

Daniel 10:20

Studie

       

20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 425

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

425. Que o "bronze" signifique o bem natural, o mundo ainda o ignora; e ignora também que qualquer metal nomeado na Palavra significa uma determinada coisa no sentido interno, como o "ouro" significa o bem celeste, a "prata" o vero espiritual, o "bronze" o bem natural, o "ferro" o vero natural, e, assim, por diante com os demais, como também a "pedra" e a "madeira." Tais coisas foram significadas pelo ouro, a prata, o bronze e a madeira na arca e no tabernáculo. Coisas semelhantes foram significadas no templo. Sobre elas se falará na seqüência, pela Divina misericórdia do Senhor. Nos profetas é elucidado que tais coisas são significadas, como em Isaías:

"Mamarás o leite das nações, e o seio dos reis mamarás... por bronze trarei ouro, e por ferro trarei prata; e por madeira, bronze; e por pedras, ferro; e porei por teu censo a paz, e por teus exatores a justiça" (Isaías 60:16-17);

onde se trata do Advento do SENHOR, de Seu Reino e da Igreja celeste; "por bronze, ouro" significa o bem celeste em lugar do bem natural; "por ferro, prata" é o vero espiritual em lugar do vero natural; "por madeira, bronze," significa o bem natural em lugar do bem corporal; "por pedras, ferro," significa o vero natural em lugar do vero sensual.

Em Ezequiel:

"Javan, Tubal e Meshech, eles, mercadores teus; com alma de homem e vasos de bronze deram teu negócio" (Ezequiel 27:13), onde se trata de Tiro, por quem são significados os que possuem as riquezas espirituais e celestes; aí, os "vasos de bronze" estão em lugar dos bens naturais.

Em Moisés:

"Uma terra cujas pedras são ferro e de cujos montes tirarás bronze" (Deuteronômio 8:9), onde, semelhantemente, as "pedras" são tomadas pelo vero sensual, o "ferro" pelo vero natural ou racional e o "bronze" pelo bem natural.

"Quatro animais ou querubins" foram vistos por Ezequiel; os pés deles eram "brilhantes como aspecto de bronze polido" (Ezequiel 1:7);

aí o "bronze" significa, semelhantemente, o bem natural porque o pé do homem representa o natural. Semelhantemente, Daniel viu:

"Um varão vestido de linho, e Seus lombos cingidos de ouro de Ufaz, e Seu corpo como tharshish... seus braços e pés, como o aspecto de bronze polido" (Daniel 10:5-6).

Que a "serpente de bronze" (Números 21:9) tenha representado o Bem sensual e natural do SENHOR, vê-se acima (n.197).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém