Bible

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 52

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

52. E DE SUA BOCA SAIA UMA AGUDA ESPADA DE DOIS GUMES significa a dispersão das falsidades pelo Senhor por meio da Palavra e da doutrina. Na Palavra, fala-se muitas vezes de “espada”, de “sabre” e de “espada longa” e por elásnão é significada outra coisa senão a verdade que combate contra as falsidades e as destrói. No mau sentido, essas armas significam as falsidades que combatem contra as verdades. Por “guerras”, na Palavra, são significadas guerras espirituais, que são as guerras da verdade contra a falsidade e da falsidade contra a verdade; por isso, por “armas de guerra” são significadas as coisas pelas quais se combate nessas guerras. Aqui é claramente entendido que o Senhor dispersou as falsidades pela espada. Essa evidência é patente, pois a espada foi “saindo de Sua boca” e sair da boca do Senhor é sair da Palavra, pois foi esta que o Senhor pronunciou com Sua boca. E porque a Palavra é entendida por meio da doutrina, isto também é significado.

Diz-se “uma espada aguda de dois gumes”, porque ela penetra o coração e a alma.

[2] Para que se saiba que, aqui, pela “espada” se entende a dispersão das falsidades pelo Senhor, por intermédio da Palavra, serão citadas algumas passagens onde a espada é mencionada e onde se pode ver aquela significação.

“Espada contra Babel, seus príncipes e seus sábios. Espada contra os mentirosos, para que se tornem estultos. Espada contra os fortes, para que se consternem. Espada contra os seus cavalos e os seus carros. Espada contra os seus tesouros, para que sejam saqueados.

Seca sobre as suas águas, para que fiquem hauridas” (Jeremias 50:35-38).

Estas coisas foram ditas contra Babel, pela qual são entendidos aqueles que falsificam e adulteram a Palavra; consequentemente, por “mentirosos” que se tornarão estultos, por “cavalos e carros” contra os quais estará a espada, e por “tesouros” que serão saqueados são significadas as falsidades de sua doutrina. Pelas “águas sobre as quais haverá seca. para que fiquem hauridas”, são significadas as verdades, como se vê no n. 50.

[3] "Profetiza e dize: uma espada foi amolada e até polida; foi amolada para fazer carnificina; faça-se a espada repetir pela terceira vez; a espada dos trespassados; a espada da grande carnificina que penetra nos recessos, para que se multipliquem os escândalos” (Ezequiel 21:9-15, 19, 20).

Aqui também por “espada” é entendida a devastação da verdade na Igreja.

“Jehovah julgará com Sua espada sobre toda a carne e se multiplicarão os trespassados de Jehovah” (Isaías 66:16).

Aqui, e em outras passagens da Palavra, chamam-se “trespassados de Jehovah” aqueles que perecem pelas falsidades.

“Sobre todas as colinas do deserto vieram os devastadores; a espada de Jehovah devora desde uma extremidade da terra até a outra extremidade da terra” (Jeremias 12:12)

“Com o risco de nossas almas traremos o nosso pão por causa da espada do deserto” (Lamentações 5:9)

“Ai do pastor de nada que abandona o rebanho! A espada será sobre o seu braço e sobre o seu olho direito” (Zacarias 11:17).

A espada sobre o olho direito do pastor é a falsidade de seu entendimento.

“Os filhos do homem estão inflamados, sua língua é Uma espada aguda” (Salmo 57:4)

“Eis arrotam de sua boca, uma espada em seus lábios” (Salmo 59:7)

“Os operadores da iniquidade amolam com uma espada a sua língua” (Salmo 64:2, 3).

Coisas semelhantes são significadas pela “espada” como em Isaías 13:13, 15; 21:14, 15; 27:1; 31:8, 37:7, 38; Jeremias 2:30; 5:12; 11:22; 14:13-18; Ezequiel 7:15, 32:10-12.

[4] Segundo isso, pode ser entendido o que o Senhor quer significar por “espada” nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Não penseis que vim trazer paz à terra, mas a espada” (Mateus 10:34)

“Jesus disse: Quem não tem bolsa nem sacola, venda a sua roupa e compre uma espada. Os discípulos lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. Ele lhes disse: Basta.” (Lucas 22:36, 38)

“Todos os que tomam a espada, pela espada perecerão,” (Mateus 26:51, 52)

“Sobre a consumação do século, Jesus disse: Cairão pelo fio da espada e serão levados cativos entre todas as nações e finalmente Jerusalém será pisada” (Lucas 21:24).

“A consumação do século” é o último tempo da Igreja; “a espada” é a falsidade que destrói a verdade; “as nações” são os males; e “Jerusalém que será pisada” é a Igreja.

[5] Pelo que precede, é evidente que pela “espada aguda que saía da boca do Filho do Homem” é significada a dispersão das falsidades pelo Senhor, por intermédio da Palavra. Igualmente, nas seguintes passagens do Apocalipse:

“Foi dada uma espada grande a quem estava sentado sobre o cavalo vermelho” (6:4)

“Da boca do que estava sentado sobre o cavalo branco saiu uma espada aguda para ferir as nações. O resto foi morto pela espada d'Aquele que estava sentado sobre o cavalo branco” (19:15, 21).

Por “Aquele que estava sentado sobre o cavalo branco” se entende o Senhor quanto à Palavra, o que se diz abertamente rios versículos

19:13, 16.

A mesma coisa é entendida em David:

“Cinge a espada sobre a Tua coxa, ó Poderoso. Cavalga sobre a palavra da verdade. Tuas setas são agudas” (Salmo 45:3-5).

Estas coisas foram ditas sobre o Senhor. Além disso, lemos:

“Exultarão os santos e uma espada de bocas estará em suas mãos' (Salmo 149:5, 6).

“Jehovah fez de minha boca uma espada aguda” (Isaías 49:2).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

John 6:27

Studie

       

27 Labour not for the meat which perisheth, but for that meat which endureth unto everlasting life, which the Son of man shall give unto you: for him hath God the Father sealed.