IBhayibheli

 

Joel 1

Funda

1 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.

2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?

3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte.

4 O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.

5 Despertai, bêbedos, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto; porque tirado é da vossa boca.

6 Porque sobre a minha terra é vinda uma nação poderosa e inumerável. os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de uma leoa.

7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca à minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.

8 Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.

9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.

10 O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.

11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.

12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.

13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.

14 Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.

15 Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.

16 Porventura não está cortado o mantimento de diante de nossos olhos? a alegria e o regozijo da casa do nosso Deus?

17 A semente mirrou debaixo dos seus torrões; os celeiros estão desolados, os armazéns arruinados; porque falharam os cereais.

18 Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão desolados.

19 A ti clamo, ó Senhor; porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.

20 Até os animais do campo suspiram por ti; porque as correntes d'água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Okususelwe Emisebenzini kaSwedenborg

 

Apocalipse Revelado #398

Funda lesi Sigaba

  
Yiya esigabeni / 962  
  

398. (VERSÍCULO 7) E O PRIMEIRO ANJO TOCOU significa o exame e a manifestação da qualidade do estado da Igreja nos que estão interiormente nessa fé. “Tocar” significa examinar e manifestar (n. 397). “O toque do primeiro anjo” é entendido como o exame e a manifestação do estado da Igreja naqueles que estão interiormente nessa fé, porque a sua operação se fez sentir na terra, segundo se diz em seguida, e a operação do som do segundo anjo (se faz sentir) sobre “o mar”. Em toda a parte do Apocalipse pela “terra” e pelo “mar”, quando uma e outro são nomeados, se entende a Igreja inteira; pelo “terra” se entende a Igreja composta por aqueles que estão em seu interno, e pelo “mar” aqueles que estão em seu externo. Com efeito, a Igreja é interna e externa; interna entre os eclesiásticos e externa entre os leigos; ou interna entre os que interiormente se aplicaram ao estudo dos seus doutrinais e os confirmaram pela Palavra, e externa entre os que não agiram assim.

[2] Uns e outros são entendidos pela “terra” e pelo “mar” nas seguintes passagens do Apocalipse:

“Para que nenhum vento soprasse sobre a terra nem sobre o mar” (7:1).

“Não danifiqueis a terra nem o mar” (7:3).

“Um anjo, descendo do céu, pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra” (10:2, 8 e também no vers. 5).

“Vi uma besta subindo do mar e uma outra besta subindo da terra” (13:1, 11).

“Louvai a Deus, que fez o céu, a terra e o mar” (14:7).

“O primeiro anjo derramou sua taça sobre a terra e o segundo anjo derramou a sua sobre o mar” (16:2, 3).

Pela “terra” e pelo “mar” são significadas a Igreja interna e a Igreja externa, assim toda a Igreja, porque, no mundo espiritual, aqueles que estão nos internos da Igreja aparecem sobre o seco, e aqueles que estão nos externos da Igreja aparecem como sobre mares;

mas os mares são aparências segundo as verdades comuns nas quais eles se encontram. Que “a terra” significa a Igreja vê-se no n. 285

e que “o globo” também significa vê-se no n. 551.

  
Yiya esigabeni / 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987