圣经文本

 

Gênesis第7章:14

学习

       

14 e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#805

学习本章节

  
/10837  
  

805. "Tudo cujo fôlego do espírito de vidas [estava] em suas narinas." Que isto signifique aqueles que eram da Antiquíssima Igreja, nos quais havia o fôlego de vida nas narinas, isto é, a vida do amor e da fé daí proveniente, vê-se pelo que foi dito anteriormente, 96, 97. Entre os antiquíssimos, a vida era significada pelo 'fôlego nas narinas' ou a respiração, que é a vida do corpo correspondente à vida espiritual, assim como o batimento do coração é a vida do corpo correspondente à vida celeste. Aqui, por se tratar dos antediluvianos em que havia pelo hereditário dos pais uma semente de origem celeste, mas extinta e sufocada, por isso se diz: 'tudo cujo fôlego do espírito de vidas [estava] em suas narinas'.

[2] Nessas palavras há algo mais elevado que jaz oculto, do que se falou anteriormente no 97, a saber, o homem da Antiquíssima Igreja tinha uma respiração interna, concordante, portanto, com a respiração dos anjos e a esta semelhante; disto se falará na sequência, pela Divina Misericórdia do Senhor. Essa respiração era variada segundo todos os estados internos do homem. Mas, na sucessão dos tempos, foi mudada nos descendentes até essa primeira descendência em que todo o angélico pereceu. Então não puderam mais respirar com o céu angélico. Esta foi a causa genuína da extinção deles, pelo que agora se diz que 'expiraram' e 'foram mortos todos aqueles cujo fôlego do espírito de vidas [estava] nas narinas'.

[3] Após esses tempos, a respiração interna cessou e, com ela, a comunicação com o céu e, assim, a percepção celeste, e sucedeu a respiração externa. E visto que assim cessou a comunicação com o céu, os homens da Igreja Antiga – que era então uma nova igreja – não puderam mais ser homens celestes, como os antiquíssimos, mas espirituais. A este respeito, porém, dir-se-á na sequência, pela Divina Misericórdia do Senhor.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém