圣经文本

 

Gênesis第25章:2

学习

       

2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#259

学习本章节

  
/10837  
  

259. Que pelo calcanhar seja entendido o ínfimo natural ou o corpóreo, não se pode sabê-lo a menos que se saiba de que maneira os antiqüíssimos consideravam as coisas que estão no homem. As suas coisas celestes e espirituais referiam à cabeça e à face; as que existiam por elas, como a caridade e a misericórdia, referiam ao peito; mas as naturais, aos pés, e as naturais mais inferiores à planta dos pés; as naturais ínfimas e as corpóreas, ao calcanhar. Eles não só as referiam a essas partes, mas também as chamavam assim. As coisas ínfimas da razão ou as dos conhecimentos foram também entendidas pelas coisas que Jacob profetizou a respeito de Dan:

"Dan será uma serpente no caminho, uma áspide na vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e seu cavaleiro cai por detrás" (Gênesis 49:17).

E pelas que estão em David:

"A iniqüidade de meus calcanhares me cercou" (Salmos 49:6).

Semelhantemente ao que se diz de Jacob, quando saiu [do útero],

"Que sua mão segurou o calcanhar de Esaú, e daí se chamou Jacob" (Gênesis 25:26).

O nome "Jacob" vem de "calcanhar," porque a Igreja Judaica, significada por "Jacob," feriria o calcanhar. A serpente pode ferir apenas as coisas ínfimas naturais, mas não pode-exceto se for uma espécie de víbora-ferir as coisas naturais interiores no homem, ainda menos as espirituais e muito menos ainda as celestes; essas, o SENHOR conserva e as oculta, sem que o homem o saiba. As coisas que o SENHOR oculta se chamam "relíquias" na Palavra. Mas de que maneira a "serpente" destruiu essa parte ínfima nos antediluvianos pelo sensual e pelo amor de si; de que maneira a destruiu nos judeus pelas coisas sensuais, pelas tradições e frivolidades, e pelo amor de si e do mundo; e de que maneira hoje destrói e tem destruído pelas coisas sensuais, pelas coisas do conhecimento e filosóficas, e, ao mesmo tempo, pelos mesmos amores, na seqüência se dirá, pela Divina misericórdia do Senhor.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém