圣经文本

 

Gênesis第10章:14

学习

       

14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim.

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1093

学习本章节

  
/10837  
  

1093. Que 'maldito Canaan' signifique que o culto externo separado do interno se desvia do Senhor vê-se pela significação de 'Canaan' e pela significação de 'maldito'. Que 'Canaan' seja o culto externo separado do interno vê-se pelo que foi anteriormente a respeito de Canaan, pelo que daí se diz que é 'maldito', e pela sequência, que é 'servo dos servos'; e servo de ambos, tanto de Shem quanto de Japheth, que não pode ser outra coisa senão o que é separado da igreja mesma, como é o culto somente nos externos. Pela significação de 'maldito', que é desviar-se, pois o Senhor nunca Se desvia de pessoa alguma, nem Se encoleriza, mas é o homem que se amaldiçoa pelo fato de se desviar do Senhor, a cujo respeito se vê no que foi dito e mostrado anteriormente, 223, 245, 592. O Senhor estão distante de amaldiçoar alguém e Se encolerizar como o céu é distante da terra. Quem pode crer que o Senhor – que é onisciente e onipotente, e por Sua sabedoria governa o universo, e está, portanto, acima de todas as fraquezas – Se encoleriza contra um pó tão miserável, isto é, os homens, que mal sabem o que fazem e nada podem fazer por si mesmos se não o mal? Por isso o Senhor nunca Se encoleriza, mas tem misericórdia.

[2] Que aqui estejam encerrados arcanos pode-se ver somente pelo fato de que não foi Cham que foi amaldiçoado, quando, todavia, foi ele que viu a nudez de seu pai e anunciou aos irmãos, mas Canaan, seu filho, que não era o seu único filho nem o primogênito, mas o quarto na ordem, como se vê pelo capítulo seguinte, 19, onde são nomeados os filhos de Cham, a saber, Kusch, Mizraim, Put14 e Canaan, vers. 6, como também foi da Lei Divina que um filho não portasse a iniquidade do pai, como se vê em Ezequiel:

"A alma que pecou, essa morrerá; o filho não portará a iniquidade do pai, nem o pai portará a iniquidade do filho" (Ezequiel 18:20; Deuteronômio 24:16; 2 Reis 14:16),

Como se vê também pelo fato de que por essa iniquidade tão leve, ou seja, somente por ter visto a nudez do pai e ter anunciado aos irmãos, uma descendência inteira pudesse ser amaldiçoada. Por aí se vê que aqui se acham encerrados arcanos.

[3] Que 'Cham' não seja nomeado aqui, mas 'Canaan', é porque 'Cham' significa a fé separada da caridade na igreja espiritual, a qual não podia ser amaldiçoada, visto que na fé nessa igreja há a santidade, porque nela há a verdade. Embora não haja fé quando não há caridade, todavia, como o homem é regenerado pelas cognições da fé, a fé pode ser adjunta à caridade e assim, por certa razão, é 'irmão' ou pode se tornar 'irmão'. Por isso Canaan, e não Cham, foi amaldiçoado. Além disso, os habitantes da terra de Canaan foram tais que, quanto à maior parte, puseram tudo do culto nos externos, igualmente aos judeus ali e os gentios. São esses arcanos que se acham encerrados, caso contrário Cham nunca poderia ser substituído por Canaan. Que o culto externo separado do interno se desvia e, assim, se amaldiçoe, vê-se muito bem pelo fato de os que estão no culto externo não visarem outras coisas senão as mundanas, corpóreas e terrestres, assim, olham para baixo e nisso imergem sua mente e vida, do que se trará no que vem logo a seguir.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#592

学习本章节

  
/10837  
  

592. Que "JEHOVAH tenha dito: Destruirei o homem" signifique que o homem se extinguiria, vê-se pelas coisas que foram ditas antes, a saber, que é atribuído a JEHOVAH ou ao SENHOR que Ele castiga, tenta, faz o mal, destrói ou mata e amaldiçoa, como onde se diz que "JEHOVAH matou Er, primogênito de Jehudah, e Onan, o outro filho de Jehudah, em Gênesis 38:7, 10; que JEHOVAH deu à morte todo primogênito do Egito, em Êxodo 12:12, 29; como em Jeremias:

"Os que feri em Minha ira, e na Minha inflamação" (Jeremias 33:5);

em David:

"Enviou sobre eles a inflamação de Sua ira, ira veemente, e furor, e angústia, envio de anjos maus" (Salmos 78:49);

em Amós:

"Porventura haverá o mal na cidade, e JEHOVAH não fez? (Amós 3:6);

em João:

"Sete taças de ouro cheias da ira do DEUS que vive no século dos séculos" (Revelação 15:1, 7; Revelação 16:1).

Todas estas coisas são atribuídas a JEHOVAH, se bem que é inteiramente o contrário. A razão de serem atribuídas é a que foi dita antes. E depois, também, para que se conceba primeiro uma idéia muito geral de que o SENHOR governa e dispõe todas e cada uma das coisas. Mas, depois, se reconheça que nenhum mal provém do SENHOR, ainda menos que Ele mata, mas é o homem que traz o mal sobre si mesmo e a si mesmo se destrói e mata. Se bem que não é o homem mesmo, mas são os maus espíritos quem o excita e conduz. Todavia é o homem, pois que ele não crê outra coisa senão que seja ele. É, assim, que agora se atribui aqui a JEHOVAH que Ele destruiria o homem, quando todavia é o homem que se destrói e se extingue.

[2] Pode-se ver de que maneira a coisa se passa principalmente por aqueles que, na outra vida, estão no sofrimento e no inferno; lamentam-se continuamente e atribuem ao SENHOR todo o mal de suas penas. De modo semelhante, os espíritos maus, no mundo dos maus espíritos, que põem o seu prazer, e até o maior de seus prazeres, em maltratar e castigar os outros. Os que são maltratados e punidos pensam que o são pelo SENHOR. Foi-lhes dito e mostrado que do SENHOR não procede mal algum, mas que são eles próprios que trazem o mal sobre si. Porque, na outra vida, há um estado e um equilíbrio tais em todas as coisas que o mal volta àquele que fez o mal, e se torna em pena do mal; e isso não pode deixar de existir, e se chama "permissão" por causa da correção do mau. Mas o SENHOR sempre torna toda pena do mal em bem, de sorte que nada, senão o bem, procede do SENHOR. O que realmente é a "permissão," ninguém ainda o sabe: acredita-se que é permitido e feito por Aquele que o permite, pois que o permite. Mas a coisa se passa de forma inteiramente diferente. Sobre isso se falará na seqüência, pela Divina misericórdia do Senhor.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém