圣经文本

 

Gênesis第10章

学习

   

1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio.

2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.

3 Os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate e Togarma.

4 Os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.

5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

6 Os filhos de Cão: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã.

7 Os filhos de Cuche: Seba, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá são Sebá e Dedã.

8 Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.

9 Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.

10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

11 Desta mesma terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá,

12 e Résem entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).

13 Mizraim gerou a Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim,

14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim.

15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete,

16 e ao jebuseu, o amorreu, o girgaseu,

17 o heveu, o arqueu, o sineu,

18 o arvadeu, o zemareu e o hamateu. Depois se espalharam as famílias dos cananeus.

19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

20 São esses os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

21 A Sem, que foi o pai de todos os filhos de Eber e irmão mais velho de Jafé, a ele também nasceram filhos.

22 Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arão.

23 Os filhos de Arão: Uz, Hul, Geter e Más.

24 Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Eber.

25 A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.

26 Joctã gerou a Almodá, Selefe, Hazarmavé, Jerá,

27 Hadorão, Usal, Dicla,

28 Obal, Abimael, Sebá,

29 Ofir, Havilá e Jobabe: todos esses foram filhos de Joctã.

30 E foi a sua habitação desde Messa até Sefar, montanha do oriente.

31 Esses são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, segundo as suas nações.

32 Essas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, em suas nações; e delas foram disseminadas as nações na terra depois do dilúvio.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1093

学习本章节

  
/10837  
  

1093. Que 'maldito Canaan' signifique que o culto externo separado do interno se desvia do Senhor vê-se pela significação de 'Canaan' e pela significação de 'maldito'. Que 'Canaan' seja o culto externo separado do interno vê-se pelo que foi anteriormente a respeito de Canaan, pelo que daí se diz que é 'maldito', e pela sequência, que é 'servo dos servos'; e servo de ambos, tanto de Shem quanto de Japheth, que não pode ser outra coisa senão o que é separado da igreja mesma, como é o culto somente nos externos. Pela significação de 'maldito', que é desviar-se, pois o Senhor nunca Se desvia de pessoa alguma, nem Se encoleriza, mas é o homem que se amaldiçoa pelo fato de se desviar do Senhor, a cujo respeito se vê no que foi dito e mostrado anteriormente, 223, 245, 592. O Senhor estão distante de amaldiçoar alguém e Se encolerizar como o céu é distante da terra. Quem pode crer que o Senhor – que é onisciente e onipotente, e por Sua sabedoria governa o universo, e está, portanto, acima de todas as fraquezas – Se encoleriza contra um pó tão miserável, isto é, os homens, que mal sabem o que fazem e nada podem fazer por si mesmos se não o mal? Por isso o Senhor nunca Se encoleriza, mas tem misericórdia.

[2] Que aqui estejam encerrados arcanos pode-se ver somente pelo fato de que não foi Cham que foi amaldiçoado, quando, todavia, foi ele que viu a nudez de seu pai e anunciou aos irmãos, mas Canaan, seu filho, que não era o seu único filho nem o primogênito, mas o quarto na ordem, como se vê pelo capítulo seguinte, 19, onde são nomeados os filhos de Cham, a saber, Kusch, Mizraim, Put14 e Canaan, vers. 6, como também foi da Lei Divina que um filho não portasse a iniquidade do pai, como se vê em Ezequiel:

"A alma que pecou, essa morrerá; o filho não portará a iniquidade do pai, nem o pai portará a iniquidade do filho" (Ezequiel 18:20; Deuteronômio 24:16; 2 Reis 14:16),

Como se vê também pelo fato de que por essa iniquidade tão leve, ou seja, somente por ter visto a nudez do pai e ter anunciado aos irmãos, uma descendência inteira pudesse ser amaldiçoada. Por aí se vê que aqui se acham encerrados arcanos.

[3] Que 'Cham' não seja nomeado aqui, mas 'Canaan', é porque 'Cham' significa a fé separada da caridade na igreja espiritual, a qual não podia ser amaldiçoada, visto que na fé nessa igreja há a santidade, porque nela há a verdade. Embora não haja fé quando não há caridade, todavia, como o homem é regenerado pelas cognições da fé, a fé pode ser adjunta à caridade e assim, por certa razão, é 'irmão' ou pode se tornar 'irmão'. Por isso Canaan, e não Cham, foi amaldiçoado. Além disso, os habitantes da terra de Canaan foram tais que, quanto à maior parte, puseram tudo do culto nos externos, igualmente aos judeus ali e os gentios. São esses arcanos que se acham encerrados, caso contrário Cham nunca poderia ser substituído por Canaan. Que o culto externo separado do interno se desvia e, assim, se amaldiçoe, vê-se muito bem pelo fato de os que estão no culto externo não visarem outras coisas senão as mundanas, corpóreas e terrestres, assim, olham para baixo e nisso imergem sua mente e vida, do que se trará no que vem logo a seguir.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém