ბიბლია

 

Ezequiel 46

Სწავლა

   

1 Assim diz o Senhor Deus: A porta do átrio interior, que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.

2 E o príncipe entrará pelo caminho do vestíbulo da porta, por fora, e ficará parado junto da ombreira da porta, enquanto os sacerdotes ofereçam o holocausto e as ofertas pacíficas dele; e ele adorará junto ao limiar da porta. Então sairá; mas a porta não se fechará até a tarde.

3 E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do Senhor.

4 E o holocausto que o príncipe oferecer ao Senhor será, no dia de sábado, seis cordeiros sem mancha e um carneiro sem mancha;

5 e a oferta de cereais será uma efa para o carneiro; e para o cordeiro, a oferta de cereais será o que puder dar, com um him de azeite para cada efa.

6 Mas no dia da lua nova será um bezerro sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem mancha.

7 Também ele proverá, por oferta de cereais, uma efa para o novilho e uma efa para o carneiro, e para os cordeiros o que puder, com um him de azeite para cada efa.

8 Quando entrar o príncipe, entrará pelo caminho do vestíbulo da porta, e sairá pelo mesmo caminho.

9 Mas, quando vier o povo da terra perante o Senhor nas festas fixas, aquele que entrar pelo caminho da porta do norte, para adorar, sairá pelo caminho da porta do sul; e aquele que entrar pelo caminho da porta do sul, sairá pelo caminho da porta do norte. Não tornará pelo caminho da porta pela qual entrou, mas sairá seguindo para a sua frente.

10 Ao entrarem eles, o príncipe entrará no meio deles; e, saindo eles, sairão juntos.

11 Nas solenidades, inclusive nas festas fixas, a oferta de cereais será uma efa para um novilho, e uma efa para um carneiro, mas para os cordeiros será o que se puder dar; e de azeite um him para cada efa.

12 Quando o príncipe prover uma oferta voluntária, holocausto, ou ofertas pacíficas, como uma oferta voluntária ao Senhor, abrir-se-lhe-á a porta que dá para o oriente, e oferecerá o seu holocausto e as suas ofertas pacíficas, como houver feito no dia de sábado. Então sairá e, depois de ele ter saído, fechar-se-á a porta.

13 Proverá ele um cordeiro de um ano, sem mancha, em holocausto ao Senhor cada dia; de manhã em manhã o proverá.

14 Juntamente com ele proverá de manhã em manhã uma oferta de cereais, a sexta parte duma efa de flor de farinha, com a terça parte de um him de azeite para umedecê-la, por oferta de cereais ao Senhor, continuamente, por estatuto perpétuo.

15 Assim se proverão o cordeiro, a oferta de cereais, e o azeite, de manhã em manhã, em holocausto contínuo.

16 Assim diz o Senhor Deus: Se o príncipe der um presente a algum de seus filhos, é herança deste, pertencerá a seus filhos; será possessão deles por herança.

17 Se, porém, der um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até o ano da liberdade; então tornará para o príncipe; pois quanto à herança, será ela para seus filhos.

18 O príncipe não tomará nada da herança do povo para o esbulhar da sua possessão; da sua propria possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja espalhado, cada um da sua possessão.

19 Então me introduziu pela entrada que estava ao lado da porta nas câmaras santas para os sacerdotes, que olhavam para o norte; e eis que ali havia um lugar por detrás, para a banda do ocidente.

20 E ele me disse: Este é o lugar onde os sacerdotes cozerão a oferta pela culpa, e a oferta pelo pecado, e onde assarão a oferta de cereais, para que não as tragam ao átrio exterior, e assim transmitam a santidade ao povo.

21 Então me levou para fora, para o átrio exterior, e me fez passar pelos quatro cantos do átrio; e eis que em cada canto do átrio havia um átrio.

22 Nos quatro cantos do átrio havia átrios fechados, de quarenta côvados de comprimento e de trinta de largura; estes quatro cantos tinham a mesma medida.

23 E neles havia por dentro uma série de projeções ao redor; e havia lugares para cozer, construídos por baixo delas ao redor.

24 Então me disse: Estas são as cozinhas, onde os ministros da casa cozerão o sacrifício do povo.

   

სვედენბორგის ნაშრომებიდან

 

Arcanos Celestes # 576

შეისწავლეთ ეს პასაჟი.

  
/ 10837  
  

576. Que o número "dez," da mesma forma que os "dízimos," signifique as relíquias, pode-se ver pelas coisas que se seguem nessas passagens.

Em Isaías:

"Muitas casas estarão em desolação, grandes e bonitas, sem habitante, pois dez jeiras de vinho farão um "bato," e um homer de semente fará um efa" (Isaías 5:9-10);

tratando-se da vastação dos espirituais e celestes; "dez jeiras de vinho farão um bato" é que as relíquias dos espirituais eram muito poucas; "um homer de semente fará um efa" é que as relíquias dos celestes eram muito poucas.

No mesmo:

"E muitas abandonadas no meio da terra, e ainda haverá nela uma décima parte, e voltará, e todavia será para ser extirpada" (Isaías 6:12-13);

"meio da terra" é o homem interno; "décima parte," pouquíssimas relíquias.

Em Ezequiel:

"Balanças de justiça, e efa de justiça, e bato de justiça haverá para vós; o efa e o bato serão de uma só medida, para o bato conter um décimo de um homer, e um décimo de um homer o efa, no homer será a sua medida,... e o estatuto do azeite, dum bato de azeite [oferecereis] um décimo do bato dum coro, [que é] um homer de dez batos, porque dez batos [fazem] um homer" (Ezequiel 45:10-11, 14);

onde as coisas santas de JEHOVAH são mencionadas por meio das medidas, pelas quais são significados os gêneros de santidade; por "dez" são significadas aqui as relíquias celestes e daí espirituais. Pois o que seriam tantas medidas determinadas em números, como neste capítulo e no anterior, onde, neste Profeta, se trata da Jerusalém celeste e do novo templo, além de outros lugares, como acerca dos vários ritos da Igreja Judaica, a não ser que contivessem santos arcanos?

[2] Em Amós:

"Caiu, não se levantará mais a virgem de Israel;... assim diz o SENHOR Jehovih. A cidade da qual saem mil, conservará cem de relíquia; e aquela da qual saem um cento, de relíquias conservará dez para a casa de Israel" (Amós 5:2-3);

onde, das "relíquias" que são nomeadas, deveria ficar um mínimo, porque é somente uma décima parte, ou a relíquia das relíquias.

No mesmo:

"Eu aborreço a soberba de Jacob e os seus palácios, e fecharei a cidade e sua plenitude; e acontecerá que, se os restantes forem dez varões numa casa, eis que [et] morrerão. (Amós 6:8-9);

tratando-se das relíquias que mal deveriam permanecer.

Em Moisés:

"Não virá o amonita e o moabita na congregação de JEHOVAH; mesmo a décima geração deles não virá à congregação de JEHOVAH até à eternidade. (Deuteronômio 23:3);

o "amonita" e o "moabita" são a profanação das coisas celestes e espirituais da fé, de cujas relíquias se tratou antes.

[3] Por aí se vê que os "décimos" [dízimos] representam as "relíquias," como se tratou também em Malaquias:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja caça [praeda] em Minha casa. E que Me provem, sim, nisto, se não vos abro as cataratas do céu, e derramo sobre vós a bênção" (Malaquias 3:10);

"para que haja caça em Minha casa" quer dizer as relíquias no homem interno, pois estas são comparadas às caças, porquanto são como se fossem furtivamente insinuadas entre tantos males e falsos; por essas relíquias há toda bênção. Que pelas relíquias, que estão no homem interno, vem toda caridade do homem, isto foi representado também na Igreja Judaica pelo fato de que, depois de terem sido dados os dízimos, deviam dá-los aos levitas, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva (Deuteronômio 26:12 e seq.).

[4] Visto que as relíquias são do SENHOR, só, daí os dízimos serem chamados "santidade a JEHOVAH," a cujo respeito se diz em Moisés:

"Todos os dízimos da terra, da semente da terra, do fruto da árvore, serão para JEHOVAH, santidade a JEHOVAH... Todos os dízimos da manada e do rebanho, de tudo o que passa sob o cajado, um décimo será santidade a santidade a JEHOVAH" (Levítico 27:30, 32).

Que o Decálogo tenha sido Dez Preceitos, ou Dez Palavras, e que JEHOVAH o tenha escrito sobre tábuas (Deuteronômio 10:4), significa as "relíquias;" e que foi "escrito pela mão de JEHOVAH," significa que as relíquias são somente do SENHOR; que estejam no homem interno, isto foi representado pelas "tábuas."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém