ბიბლია

 

Ezequiel 18

Სწავლა

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Que quereis vós dizer, citando na terra de Israel este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?

3 Vivo eu, diz e Senhor Deus, não se vos permite mais usar deste provérbio em Israel.

4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

5 Sendo pois o homem justo, e procedendo com retidão e justiça,

6 não comendo sobre os montes, nem levantando os seus olhes para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua separação;

7 não oprimindo a ninguém, tornando, porém, ao devedor e seu penhor, e não roubando, repartindo e seu pão com o faminto, e cobrindo ao nu com vestido;

8 não emprestando com usura, e não recebendo mais de que emprestou, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeira justiça entre homem e homem;

9 andando nos meus estatutos, e guardando as minhas ordenanças, para proceder segundo a verdade; esse é justo, certamente viverá, diz o Senhor Deus,

10 E se ele gerar um filho que se torne salteador, que derrame sangue, que faça a seu irmão qualquer dessas coisas;

11 e que não cumpra com nenhum desses deveres, porém coma sobre os montes, e contamine a mulher de seu próximo,

12 oprima ao pobre e necessitado, pratique roubos, não devolva o penhor, levante os seus olhos para os ídolos, cometa abominação,

13 empreste com usura, e receba mais do que emprestou; porventura viverá ele? Não viverá! Todas estas abominações, ele as praticou; certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele.

14 Eis que também, se este por sua vez gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez, tema, e não cometa coisas semelhantes,

15 não coma sobre os montes, nem levante os olhos para os ídolos da casa de Israel, e não contamine a mulher de seu próximo,

16 nem oprima a ninguém, e não empreste sob penhores, nem roube, porém reparta o seu pão com o faminto, e cubra ao nu com vestido;

17 que aparte da iniqüidade a sua mão, que não receba usura nem mais do que emprestou, que observe as minhas ordenanças e ande nos meus estatutos; esse não morrerá por causa da iniqüidade de seu pai; certamente viverá.

18 Quanto ao seu pai, porque praticou extorsão, e roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá na sua iniqüidade.

19 contudo dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Ora, se o filho proceder com retidão e justiça, e guardar todos os meus estatutos, e os cumprir, certamente viverá.

20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

21 Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.

22 De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá.

23 Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá.

25 Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é justo. Ouvi, pois, ó casa de Israel: Acaso não é justo o meu caminho? não são os vossos caminhos que são injustos?

26 Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá.

27 Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.

28 pois que reconsidera, e se desvia de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá.

29 Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é justo. Acaso não são justos os meus caminhos, ó casa de Israel, Não são antes os vossos caminhos que são injustos?

30 Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniqüidade não vos leve à perdição.

31 Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel,

32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei,

   

სვედენბორგის ნაშრომებიდან

 

True Christianity # 143

შეისწავლეთ ეს პასაჟი.

  
/ 853  
  

143. The producing of these powerful effects is the "Holy Spirit" that the Lord sends to those who believe in him and who modify themselves to receive him. The producing of these powerful effects is also meant by "the spirit" in the following passages:

I will give a new heart and a new spirit. I will put my spirit within you and I will make you walk the path of salvation. (Ezekiel 36:26-27; 11:19)

Create a clean heart in us, O God, and renew a firm spirit within me. Restore to me the joy of your salvation, and let a willing spirit sustain me. (Psalms 51:10, 12)

Jehovah forms the human spirit within us. (Zechariah 12:1)

In my soul I awaited you at night. In my spirit, which is within me, I awaited you in the morning. (Isaiah 26:9)

Make yourselves a new heart and a new spirit. Why should you die, O house of Israel? (Ezekiel 18:31)

And so on.

In these passages, "a new heart" means wanting what is good and "a new spirit" means understanding what is true. The reference to God's giving a soul to those who walk the path of salvation makes it clear that the Lord has these powerful effects on those who do what is good and believe what is true - those who have a faith that is connected with goodwill. This is also clear from the mention of a "willing spirit. " The necessity for us to do our part of the work is clear from the following words: "Make yourselves a new heart and a new spirit. Why should you die, O house of Israel?" [Ezekiel 18:31].

  
/ 853  
  

Thanks to the Swedenborg Foundation for the permission to use this translation.

ბიბლია

 

Psalms 51

Სწავლა

   

1 Have mercy on me, God, according to your loving kindness. According to the multitude of your tender mercies, blot out my transgressions.

2 Wash me thoroughly from my iniquity. Cleanse me from my sin.

3 For I know my transgressions. My sin is constantly before me.

4 Against you, and you only, have I sinned, and done that which is evil in your sight; that you may be proved right when you speak, and justified when you judge.

5 Behold, I was brought forth in iniquity. In sin my mother conceived me.

6 Behold, you desire truth in the inward parts. You teach me wisdom in the inmost place.

7 Purify me with hyssop, and I will be clean. Wash me, and I will be whiter than snow.

8 Let me hear joy and gladness, That the bones which you have broken may rejoice.

9 Hide your face from my sins, and blot out all of my iniquities.

10 Create in me a clean heart, O God. Renew a right spirit within me.

11 Don't throw me from your presence, and don't take your holy Spirit from me.

12 Restore to me the joy of your salvation. Uphold me with a willing spirit.

13 Then I will teach transgressors your ways. Sinners shall be converted to you.

14 Deliver me from bloodguiltiness, O God, the God of my salvation. My tongue shall sing aloud of your righteousness.

15 Lord, open my lips. My mouth shall declare your praise.

16 For you don't delight in sacrifice, or else I would give it. You have no pleasure in burnt offering.

17 The sacrifices of God are a broken spirit. A broken and contrite heart, O God, you will not despise.

18 Do well in your good pleasure to Zion. Build the walls of Jerusalem.

19 Then you will delight in the sacrifices of righteousness, in burnt offerings and in whole burnt offerings. Then they will offer bulls on your altar. For the Chief Musician. A contemplation by David, when Doeg the Edomite came and told Saul, "David has come to Abimelech's house."