Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 392

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

392. (VERSÍCULO 3) E VEIO OUTRO ANJO E PERMANECEU JUNTO AO ALTAR TENDO UM INCENSÁRIO DE OURO significa o culto espiritual que se faz derivado do bem da caridade pelas verdades da fé. Pelo “altar” perto do qual permanecia um anjo e pelo “incensário de ouro” que ele tinha na mão é significado o culto do Senhor derivado do amor espiritual, e esse culto é derivado do bem da caridade pelas verdades da fé. No culto entre os filhos de Israel havia dois altares: um fora da tenda e outro dentro da tenda. O altar fora da tenda chamava-se “altar do holocausto”, porque sobre ele se faziam os holocaustos e os sacrifícios. O altar dentro da fenda chamava-se “altar do perfume” e também “altar de ouro”. Havia dois altares porque o culto do Senhor é procedente do amor celestial ou do amor espiritual. Procede do amor celestial naqueles que estão no reino celestial do Senhor e procede do amor espiritual naqueles que estão no reino esspritual do Senhor. A respeito desses dois reinos, veja-se acima (n. 387). Quanto ao “altar do holocausto”, vejam-se as seguintes passagens em Moisés: Êxodo 20:24-26; Êxodo 27:1-8; Êxodo 39:38, 39; Levítico 7:1-5; Levítico 8:11;

Levítico 16:18, 19, 33, 34. Sobre o “altar do perfume”, vejam-se as seguintes: Êxodo 30:1-10; Êxodo 31:8; Êxodo 37:25-29; Êxodo 40:5-26; Números 7:1.

João viu altares, incensários e perfumes não porque haja tais coisas no céu, mas porque elas eram representativas do culto do Senhor ali.

Ele as viu, porque tais coisas foram instituídas entre os filhos de Israel e é por isso que elas são nomeadas frequentemente na Palavra.

A Igreja Israelita era uma Igreja representativa, porque todas as coisas do seu culto representavam, e agora significam os Divinos Celestiais e os Divinos Espirituais do Senhor, que pertencem à Sua Igreja nos céus e nas terras.

[2] Portanto, coisas semelhantes são significadas, na Palavra, por esses dois altares, nas seguintes passagens:

“Envia a Tua luz e a Tua verdade: elas me conduzirão aos Teus- Habitáculos e entrarei no altar de Deus, para Deus” (Salmo 43:3, 4).

“Lavo minhas mãos na inocência e darei a volta ao Teu altar, Jehovah, e farei que seja ouvida a voz da confissão” (Salmo 26:6, 7).

“O pecado de Judah foi escrito com estilete de ferro sobra a mesa de seus corações e nas pontas dos vossos altares” (Jeremias 17:1, 2).

“Deus Jehovah, Que nos ilumina, atai as festas com cordas até as pontas do altar (Salmo 118:27),

“Naquele dia, haverá um altar de Jehovah no meio da terra do Egito” (Isaias 19:19).

“O altar de Jehovah no meio da terra do Egito” significa o culto do Senhor derivado do amor no homem natural.

“O cardo e o espinho subirão sobre os seus altares” (Oséias 10:7, 8).

Isto significa o culto derivado dos males e das falsidades do mal.

Além disso, em outros lugares, como Isaias 27:9Isaias 56:6, 7, Isaias 60:7, Lamentações 2:7

Ezequiel 6:4-6, 13, Oséias 8:11Oséias 10:1, 2, Amós 3:14Salmo 51:19Salmo 84:3, Mateus 5:23, 24Mateus 23:18-20.

[3] Como o culto do Senhor era representado e por conseguinte significado pelo “altar”, é evidente que pelo “altar”, aqui no Apocalipse, e em outras partes, não se entende outra coisa. Por exemplo:

“VI debaixo do altar as almas dos que foram mortos por causa da Palavra de Deus” (Apocalipse 6:9).

“Um anjo apresentou-se e disse: Mede o templo de Deus e o altar e os que nele adoram” (Apocalipse 11:1).

“Ouvi um outro anjo do altar dizendo: Verdadeiros e justos são os Teus juízos” (Apocalipse 16:7).

Como o culto representativo, que se fazia principalmente sobre os dois altares, foi abolido pelo Senhor quando esteve no mundo, porque Ele Mesmo abriu os interiores da Igreja, é por isso que é dito em Isaías:

“Naquele dia, olhará o homem para o seu Criador e seus olhos para o Santo de Israel se voltarão, e não para os altares, obra de suas mãos” (17:7, 8),

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 387

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

387. APOCALIPSE, CAPÍTULO 8

1. E QUANDO (O CORDEIRO) ABRIU O SÉTIMO SELO, FEZ-SE SILÊNCIO NO CÉU QUASE POR MEIA HORA.

2. E VI SETE ANJOS QUE ESTAVAM DIANTE DE DEUS E FORAM-LHES DADAS SETE TROMBETAS.

3. E VEIO OUTRO ANJO E PERMANECEU JUNTO AO ALTAR, TENDO UM INCENSÁRIO DE OURO; E LHE FORAM DADOS MUITOS PERFUMES PARA QUE, COM AS PRECES DE TODOS OS SANTOS, FOSSEM POSTOS SOBRE O ALTAR DE OURO, QUE (ESTA) DIANTE DO TRONO.

4. E O FUMO DOS FERFUMES COM AS PRECES DOS SANTOS SUBIU DA MÃO DO ANJO DIANTE DE DEUS.

5. E O ANJO TOMOU O INCENSÁRIO E O ENCHEU COM O FOGO DO ALTAR E O LANÇOU SOBRE A TERRA; E HOUVE VOZES E TROVÕES E RELÂMPAGOS E TERREMOTOS.

6. E OS SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE TROMBETAS, PREPARARAM-SE PARA TOCÁ-LAS.

7. E O PRIMEIRO ANJO TOCOU E HOUVE SARAIVA E SANGUE MISTURADO COM FOGO, E FORAM LANÇADOS NA TERRA, E A TERÇA PARTE DAS ÁRVORES FOI QUEIMADA E TODA A ERVA VERDE FOI QUEIMADA.

8. E O SEGUNDO ANJO TOCOU E UMA COISA GRANDE COMO UMA MONTANHA DE FOGO ARDENTE FOI LANÇADA NO MAR, E TORNOU-SE EM SANGUE A TERÇA PARTE DO MAR.

9. E MORREU A TERÇA PARTE DAS CRIATURAS QUE TINHAM VIDA NO MAR E A TERÇA PARTE DOS NAVIOS FOI DESTRUÍDA.

10. E O TERCEIRO ANJO TOCOU E CAIU DO CÉU UMA GRANDE ESTRELA ARDENDO COMO UMA TOCHA, E CAIU SOBRE A TERÇA PARTE DOS RIOS E SOBRE AS FONTES DAS AGUAS.

11. E O NOME DA ESTRELA É ABSINTO; E A TERÇA PARTE DAS ÁGUAS SE TORNOU EM ABSINTO, E MUITOS HOMENS MORRERAM PELAS ÁGUAS, PORQUE SE TORNARAM AMARGAS.

12. E O QUARTO ANJO TOCOU E FOI FERIDA A TERÇA PARTE DO SOL, E A TERÇA PARTE DA LUA, E A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS, E ESCURECEU-SE A TERÇA PARTE DELES PARA QUE O DIA NÃO LUZISSE NA TERÇA PARTE DELE E IGUALMENTE A NOITE.

13. E OLHEI E OUVI UM ANJO VOANDO NO MEIO DO CÉU, DIZENDO COM GRANDE VOZ: AI, AI, AI DOS HABITANTES SOBRE A TERRA, POR CAUSA DAS RESTANTES VOZES DAS TROMBETAS DOS TRÊS ANJOS QUE AINDA VÃO TOCAR.

* * *

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Aqui se trata da qualidade daqueles que estão na fé só, na Igreja dos Reformados. Este capítulo compreende;

Preparação do céu espiritual para a comunicação com eles (versículos 1-6).

Exame e manifestação deles quanto aos seus interiores na fé (versículo 7).

Exame daqueles que estão nos exteriores dessa fé (versículos 8, 9).

Sua qualidade quanto ao entendimento da Palavra (versículos 10, 11).

Eles estão nas falsidades e, por conseguinte, nos males (versículos 12, 13).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E QUANDO (O CORDEIRO) ABRIU O SÉTIMO SELO significa o exame pelo Senhor do estado da Igreja e, por conseguinte, do estado de vida daqueles que estão em Seu reino espiritual, a saber, daqueles que estão na caridade e na fé da caridade; aqui, daqueles que estão na fé só (n. 388). FEZ-SE SILÊNCIO NO CÉU QUASE POR MEIA HORA significa que os anjos do reino espiritual do Senhor ficaram extremamente estupefatos quando viram em tal estado aqueles que se;

diziam estar na fé (n. 389).

2. E VI SETE ANJOS QUE ESTAVAM DIANTE DE DEUS significa o céu espiritual inteiro na presença do Senhor, ouvindo e fazendo as coisas que Ele ordena (n. 390). E FORAM-LHES DADAS SETE TROMBETAS significa o exame e a manifestação do estado da Igreja e, por conseguinte, da vida daqueles que estão na fé só (n. 391).

3. E VEIO OUTRO ANJO E PERMANECEU JUNTO AO ALTAR, TENDO UM INCENSÁRIO DE OURO significa o culto espiritual que se faz derivado do hem da caridade pelas verdades da fé (n. 392). E LHE FORAM DADOS MUITOS PERFUMES PARA QUE, COM AS PRECES DE TODOS OS SANTOS, FOSSEM POSTOS SOBRE O ALTAR DE OURO, QUE (ESTÁ) DIANTE DO TRONO significa a propiciação a fim de que os anjos do reino espiritual do Senhor não fossem feridos pelos espíritos do reino satânico, os quais estavam por baixo (n. 393).

4. E O FUMO DOS PERFUMES COM AS PRECES DOS SANTOS SUBIU DA MÃO DO ANJO DIANTE DE DEUS significa a defesa dos anjos pelo Senhor (n. 394).

5. E O ANJO TOMOU O INCENSÁRIO E O ENCHEU COM O FOGO DO ALTAR E O LANÇOU SOBRE A TERRA significa o amor espiritual no qual está o amor celeste, e seu influxo nos lugares inferiores, onde estavam os que se acham na fé separada da caridade (n. 395). E HOUVE VOZES E TROVÕES E RELÂMPAGOS E TERREMOTOS significa: depois que a comunicação se fez com eles. ouviram-se raciocínios sobre a fé só e confirmações a favor dessa fé (n. 396).

6. E OS SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE TROMBETAS, PREPARARAM-SE PARA TOCÁ-LAS significa: (os anjos) preparados e dispostos para examinar o estado da Igreja e, por conseguinte, da vida naqueles para os quais a religião é a fé só (n. 397).

7. E O PRIMEIRO ANJO TOCOU significa e o exame e a manifestação da qualidade do estado da Igreja nos que estão interiormente nessa fé (n. 398). E HOUVE SARAIVA E SANGUE MISTURADO COM FOGO significa a falsidade derivada do amor infernal destruindo o bem e a verdade e falsificando a Palavra (n. 399). E FORAM LANÇADOS NA TERRA E A TERÇA PARTE DAS ÁRVORES FOI QUEIMADA significa que neles toda a afeição e ioda a percepção da verdade, que constituem 6 homem da Igreja, pereceram (n. 400). E TODA A ERVA VERDE FOI QUEIMADA significa assim tudo o que é vivo na fé l(n. 401).

8. E O SEGUNDO ANJO TOCOU significa o exame e a manifestação da qualidade do estado da Igreja nos que estão exteriormente nessa fé (n. 402). E UMA COISA GRANDE COMO UMA MONTANHA DE FOGO ARDENTE FOI LANÇADA NO MAR significa a aparência do amor infernal neles (n. 403). E TORNOU-SE EM SANGUE A TERÇA PARTE DO MAR significa que neles todas as verdades comuns tinham sido falsificadas (n. 404).

9. E MORREU A TERÇA PARTE DAS CRIATURAS QUE TINHAM VIDA NO MAR significa que os que viveram e vivem nessa fé não podem ser reformados nem receber a vida (n. 405). E A TERÇA PARTE DOS NAVIOS FOI DESTRUÍDA significa que todos os conhecimentos do bem e da verdade procedentes da Palavra, que servem para o uso da vida, estavam inteiramente destruídos neles (n. 406).

10. E O TERCEIRO ANJO TOCOU significa o exame e a manifestação do estado da Igreja naqueles para os quais a religião é a fé só quanto

à afeição e à recepção das verdades procedentes da Palavra (n. 407). E CAIU DO CÉU UMA GRANDE ESTRELA ARDENDO COMO UMA TOCHA significa a aparência da própria inteligência derivada do orgulho proveniente do amor infernal (n. 408). E CAIU SOBRE A TERÇA PARTE DOS RIOS E SOBRE AS FONTES DAS ÁGUAS significa: por conseguinte todas as verdades da Palavra foram inteiramente falsificadas (n. 409).

11. E O NOME DA ESTRELA É ABSINTO. E A TERÇA PARTE DAS ÁGUAS SE TORNOU EM ABSINTO significa a falsidade infernal de onde procede a sua própria inteligência, pela qual foram falsificadas todas as verdades da Palavra (n. 410). E MUITOS HOMENS MORRERAM PELAS

áGUAS. PORQUE SE TORNARAM AMARGAS significa a extinção da vida espiritual (entre muitos) pelas verdades falsificadas da Palavra (n. 411).

12. E O QUARTO ANJO TOCOU significa o exame e a manifestação do estado da Igreja naqueles para os quais a religião é a fé só, por estarem nos males da falsidade e nas falsidades do mal (n. 412). E FOI FERIDA A TERÇA PARTE DO SOL E A TERÇA PARTE DA LUA.

E A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS. E ESCURECEU-SE A TERÇA PARTE DELES significa que, em razão dos males provenientes das falsidades e das falsidades provenientes dos males, eles não sabiam o que é o amor, nem o que é a fé. nem verdade alguma (n. 413). PARA QUE O DIA NÃO LUZISSE NA TERÇA PARTE DELE E IGUALMENTE A NOITE significa que não havia mais verdade espiritual nem verdade natural alguma, que servissem para a doutrina e para a vida, segundo a Palavra, neles (n. 414).

13. E OLHEI E OUVI UM ANJO VOANDO NO MEIO DO CÉU significa a instrução e a predição pelo Senhor (n. 415). DIZENDO COM GRANDE VOZ: AI, AI, AI DOS HABITANTES

SOBRE A TERRA, POR CAUSA DAS RESTANTES VOZES DAS TROMBETAS DOS TRÊS ANJOS QUE AINDA VÃO TOCAR significa uma extrema lamentação sobre o estado de danação daqueles que, na Igreja, confirmaram neles, na doutrina e na vida, a fé separada da caridade (n. 416).

EXPLICAÇÃO

Há dois reinos em que todo o céu foi dividido: o reino celestial e o reino espiritual. O reino celestial é constituído por aqueles que estão no amor ao Senhor e, por conseguinte, na sabedoria, e o reino espiritual é constituído por aqueles que estão no amor para com o próximo e, por conseguinte, na inteligência. Como hoje o amor para com o próximo é denominado “caridade” e a inteligência é denominada “fé”, o reino espiritual é constituído por aqueles que estão na caridade e, por conseguinte, na fé.

Assim como o céu foi dividido em dois reinos, também o inferno foi dividido em dois reinos opostos aos precedentes: reino diabólico e reino satânico. O reino diabólico é constituído por aqueles que estão no amor da dominação derivado do amor de si e, por conseguinte, na loucura, porque este amor é oposto ao amor celeste e a loucura é oposta à sabedoria celeste. O reino satânico é composto por aqueles que estão no amor da dominação procedente do orgulho da própria inteligência e, por conseguinte, na insanidade, porque este amor é oposto ao amor espiritual e sua insanidade é oposta à inteligência espiritual. Pela loucura e pela insanidade são entendidas a loucura e a insanidade nas coisas celestiais e nas coisas espirituais.

Coisas semelhantes às que foram ditas do céu devem ser compreendidas quanto à Igreja nas terras, porque os dois fazem um. A respeito do reino celestial e do reino espiritual, veja-se o livro CÉU E INFERNO, editado em Londres (n. 20-28, e em muitos outros lugares).

[2] Ora, como no Apocalipse se trata unicamente da Igreja em seu fim, como foi dito no Prefácio e no n. 2 desta obra, é por isso que, de agora em diante, se tratará daqueles que estão nos dois reinos do inferno e também de sua qualidade. Deste capítulo 8 ao capítulo 16, tratar-se-á daqueles que estão no reino espiritual e no reino satânico, que são opostos. Nos capítulos 17, 18, tratar-se- á daqueles que estão no reino celestial e no reino diabólico, que também são opostos. Depois sé tratará do juízo final e, finalmente, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Esta [a Nova Jerusalém) é a conclusão de todas as coisas que precedem, porque ela é o coroamento de: todas as coisas ocorridas precedentemente. Em vários lugares da Palavra, menciona-se “diabo” e “satanás” e por um e. outro se entende o inferno. Diz-se assim porque todos aqueles que estão num dos infernos (diabólico) se chamam diabos, e todos aqueles que estão no outro inferno (satânico) se chamam satanases.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987