Bible

 

Sofonias 2

Studie

   

1 Congregai-vos, sim, congregai-vos, ó nação sem pudor;

2 antes que o decreto produza efeito, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor, sim, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor.

3 Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.

4 Pois Gaza será desamparada, e Asquelom assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom desarraigada.

5 Ai dos habitantes da borda do mar, da nação dos quereteus! A palavra do Senhor é contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus; e eu vos destruirei, sem que fique sequer um habitante.

6 E a borda do mar será de pastagens, com cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos.

7 E será a costa para o restante da casa de Judá, para que eles se apascentem ali; de tarde se deitarão nas casas de Asquelom; pois o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro.

8 Eu ouvi o escárnio de Moabe, e os ultrajes dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.

9 Portanto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tão certo como eu vivo, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante da minha nação os possuira.

10 Isso terão em recompensa da sua soberba, porque usaram de escárnios, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos exércitos.

11 O Senhor se mostrará terrível contra eles; pois aniquilará todos os deuses da terra, e adorá-lo-ão, cada uma desde o seu lugar, todas as ilhas das nações.

12 Também vós, ó etíopes, sereis mortos pela minha espada.

13 Ainda ele estenderá a mão contra o Norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação, terra árida como o deserto.

14 E no meio dela se deitarão manadas, todas as feras do campo; e alojar-se-ão nos capitéis dela tanto o pelicano como o ouriço; a voz das aves se ouvirá nas janelas; e haverá desolação nos limiares; pois ele tem posto a descoberto a obra de cedro.

15 Esta é a cidade alegre, que vivia em segurança, que dizia no seu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra. Como se tem ela tornado em desolação, em covil de feras! Todo o que passar por ela assobiará, e meneará a mão

   

Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina de Escritura Santa # 86

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 118  
  

86. Que haja na Palavra como que repetições de uma mesma coisa, por causa do casamento do bem e do vero, pode-se ver mais claramente pelas passagens onde se falam das nações [gentes] e povos, como nestas:"Ai da nação pecadora, povo carregado de iniqüidade" (Isaías 1:4)."Os povos que andavam em trevas viram uma grande luz;... multiplicaste a nação" (Isaías 9:2-3)."Assíria, vara de Minha ira... contra a nação hipócrita a enviarei, contra o povo de Minha inflamação o mandarei" (Isaías 10:5-6)."Acontecerá naquele dia... que as nações buscarão a raiz de Jessé, que está posto para sinal dos povos" (Isaías 11:10).

"Jehovah que fere os povos... com uma praga incurável, que domina com ira as nações" (Isaías 14:6)."Naquele dia será trazido um presente a Jehovah Zebaoth de um povo disperso e tosquiado, e ... uma nação medida e espezinhada" (Isaías 18:7)."Honrar-Te-ão um povo forte, a cidade das nações poderosas Te temerão" 2 (Isaías 25:3).

"Jehovah tirará... a cobertura de sobre todos os povos, e o véu... de sobre todas as nações" (Isaías 25:7)."Aproximai-vos, nações... e [vós], povos, escutai" (Isaías 34:1)."Chamei-Te... por aliança do povo, para luz das nações" (Isaías 42:6)."Todas as nações se congreguem em uma, e se reúnam os povos" (Isaías 43:9)."Eis que levantarei Minha mão para as nações [ou gentios], e para os povos... o Meu estandarte [signum]" (Isaías 49:22)."(Eu) O dei por testemunha dos povos, príncipe e legislador das nações" (Isaías 55:4-5)."Eis que um povo vem da terra do norte, e uma grande nação... dos lados da terra" (Jeremias 6:22-23)."Não te farei mais ouvir a calúnia das nações, e o opróbrio dos povos não levarás mais" (Ezequiel 36:15)."[Para que] todos os povos e nações O adorem" (Daniel 7:14)."Para que as nações não façam escárnio deles, e os povos digam: Onde está o Deus deles?" (Joel 2:17)."Os restantes do Meu povo os depredarão, e os resíduos de Minha nação os terão por herança" (Sofonias 2:9).

"Y vendrán muchos pueblos y fuertes naciones á buscar á Jehová de los ejércitos en Jerusalem, y á implorar el favor de Jehová" ()."Meus olhos viram a Tua salvação, a qual preparaste diante da face de todos os povos, luz para revelação das nações" (Lucas 2:30-32)."Com Teu sangue nos resgataste de todo... povo e nação" (Revelação 5:9)."Importa-te novamente profetizar sobre todos os povos e nações" (Revelação 10:11)."Pões por cabeça das nações; um povo que [Eu] não tinha conhecido, Me servirão" (Salmos 18:43)."Jehovah torna inútil o conselho das nações, confunde o pensamento dos povos" (Salmos 38:10)."Põe-nos por provérbio entre as nações, por meneio de cabeça entre os povos" (Salmos 44:14).

"Jehovah nos sujeitará os povos, e as nações sob nossos pés... Jehovah reinará sobre as nações... os voluntários dos povos foram congregados" (Salmos 47:3, 8-9)."Os povos Te confessarão, as nações se alegrarão e jubilarão; pois julgarás os povos em retidão e governarás as nações na terra" (Salmos 67:2-4)."Lembra-Te de mim, Jehovah, no beneplácito para com Teu povo;... para que eu me alegre no regozijo de Tuas nações" (Salmos 106:4-5).

Além de outras passagens. Que "nações" sejam referidas ao mesmo tempo em que "povos", é porque pelas "nações" se entendem aqui os que estão no bem e, no sentido oposto, os que estão nos males; e, por "povos", os que estão nos veros e, no sentido oposto, os que estão nos falsos. Por isso aqueles que são do reino espiritual do Senhor se chamam "povos" e aqueles que são do reino celeste do Senhor se chamam "nações", pois no reino espiritual todos estão nos veros e, por conseguinte, na sabedoria, enquanto no reino celeste todos estão no bem e, por conseguinte, no amor.

Poznámky pod čarou:

2. (Sic) "Honrarão" e "temerão", no plural, referindo-as a "povo" e "cidade", no singular.

  
/ 118  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil