Bible

 

Números 5

Studie

   

1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está oriundo por ter tocado num morto;

3 tanto homem como mulher os lançareis para fora, sim, para fora do arraial os lançareis; para que não contaminem o seu arraial, no meio do qual eu habito.

4 Assim fizeram os filhos de Israel, lançando-os para fora do arraial; como o Senhor falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher pecar contra o seu próximo, transgredindo os mandamentos do Senhor, e tornando-se assim culpado,

7 confessará o pecado que tiver cometido, e pela sua culpa fará plena restituição, e ainda lhe acrescentará a sua quinta parte; e a dará àquele contra quem se fez culpado.

8 Mas, se esse homem não tiver parente chegado, a quem se possa fazer a restituição pela culpa, esta será feita ao Senhor, e será do sacerdote, além do carneiro da expiação com que se fizer expiação por ele.

9 Semelhantemente toda oferta alçada de todas as coisas consagradas dos filhos de Israel, que estes trouxerem ao sacerdote, será dele.

10 Enfim, as coisas consagradas de cada um serão do sacerdote; tudo o que alguém lhe der será dele.

11 Disse mais o Senhor a Moisés:

12 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Se a mulher de alguém se desviar pecando contra ele,

13 e algum homem se deitar com ela, sendo isso oculto aos olhos de seu marido e conservado encoberto, se ela se tiver contaminado, e contra ela não houver testemunha, por não ter sido apanhada em flagrante;

14 se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou se sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, mesmo que ela não se tenha contaminado;

15 o homem trará sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela, a décima parte de uma efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite nem porá incenso; porquanto é oferta de cereais por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade à memória.

16 O sacerdote fará a mulher chegar, e a porá perante o Senhor.

17 E o sacerdote tomará num vaso de barro água sagrada; também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.

18 Então apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher, e lhe porá na mão a oferta de cereais memorativa, que é a oferta de cereais por ciúmes; e o sacerdote terá na mão a água de amargura, que traz consigo a maldição;

19 e a fará jurar, e dir-lhe-á: Se nenhum homem se deitou contigo, e se não te desviaste para a imundícia, violando o voto conjugal, sejas tu livre desta água de amargura, que traz consigo a maldição;

20 mas se te desviaste, violando o voto conjugal, e te contaminaste, e algum homem que não é teu marido se deitou contigo, -

21 então o sacerdote, fazendo que a mulher tome o juramento de maldição, lhe dirá: - O Senhor te ponha por maldição e praga no meio do teu povo, fazendo-te o Senhor consumir-se a tua coxa e inchar o teu ventre;

22 e esta água que traz consigo a maldição entrará nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir-se a coxa. Então a mulher dirá: Amém, amém.

23 Então o sacerdote escreverá estas maldições num livro, e na água de amargura as apagará;

24 e fará que a mulher beba a água de amargura, que traz consigo a maldição; e a água que traz consigo a maldição entrará nela para se tornar amarga.

25 E o sacerdote tomará da mão da mulher a oferta de cereais por ciúmes, e moverá a oferta de cereais perante o Senhor, e a trará ao altar;

26 também tomará um punhado da oferta de cereais como memorial da oferta, e o queimará sobre o altar, e depois fará que a mulher beba a água.

27 Quando ele tiver feito que ela beba a água, sucederá que, se ela se tiver contaminado, e tiver pecado contra seu marido, a água, que traz consigo a maldição, entrará nela, tornando-se amarga; inchar-lhe-á o ventre e a coxa se lhe consumirá; e a mulher será por maldição no meio do seu povo.

28 E, se a mulher não se tiver contaminado, mas for inocente, então será livre, e conceberá filhos.

29 Esta é a lei dos ciúmes, no tocante à mulher que, violando o voto conjugal, se desviar e for contaminada;

30 ou no tocante ao homem sobre quem vier o espírito de ciúmes, e se enciumar de sua mulher; ele apresentará a mulher perante o Senhor, e o sacerdote cumprirá para com ela toda esta lei.

31 Esse homem será livre da iniqüidade; a mulher, porém, levará sobre si a sua iniqüidade.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina Do Senhor # 48

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 65  
  

48. (ii.) Porquanto a vida do homem é variada segundo o seu estado, daí, pelo "espírito" se entende a variedade de afeições da vida no homem. Como: (1.) A vida da sabedoria:

Bezaleel foi cheio do espírito de sabedoria, inteligência e ciência (Êxodo 31:3).

"Tu falarás a todos os que sábios de coração, a quem enchi do espírito de sabedoria" (Êxodo 28:3).

"Josué foi cheio... do espírito de sabedoria" (Deuteronômio 34:9).

Nabucodonosor disse, a respeito de Daniel: "Em quem está o espírito dos deuses santos." A rainha disse que "um espírito excelente, de ciência, de inteligência e de sabedoria havia nele" (Daniel 4:8; Daniel 5:12).

"Os errantes de espírito conhecerão a inteligência" (Isaías 29:24).

[2] (2.) O despertar da vida:

"Despertou Jehovah o espírito dos reis da Média" (Jeremias 51:11).

"Despertou Jehovah o espírito de Zorobabel... e o espírito de todos os restantes do povo" (Ageu 1:14).

Dou ao rei da Assíria "espírito, para que ouça a notícia, e retorne à sua terra" (Isaías 37:7).

Agravou Jehovah o espírito do rei de Sião (Deuteronômio 2:30).

[3] (3.) A liberdade da vida:

Os quatro animais, que eram os querubins, vistos pelo profeta, "iam para onde espírito havia de ir" (Ezequiel 1:12, 20).

[4] (4.) A vida em temor, dor e ira:

"Desfaleceu sobre mim o meu espírito; no meio de mim espantou-se o meu coração" (Salmos 142:3; Salmos 143:4).

"Consumiu-se o meu espírito" (Salmos 143:7).

"Quanto a mim, Daniel, afligiu-se o meu espírito" (Daniel 7:15).

O espírito do faraó se turbou (Gênesis 41:8).

Disse Nabucodonosor: "Está perturbado o meu espírito" (Daniel 2:3).

"Fiquei tristonho, na indignação de meu espírito" (Ezequiel 3:14).

[5] (5.) A vida das várias afeições más:

"Contanto que não haja dolo em seu espírito" (Salmos 32:2).

"Jehovah misturou no meio deles o espírito de perversidade" (Isaías 19:14).

Disse dos profetas: Estultos "que iam após seu espírito" (Ezequiel 13:3).

"Estulto é o profeta, insano de espírito o varão" (Oséias 9:7).

"Observai-vos pelo vosso espírito, para que não ajais perfidamente" (Malaquias 2:16).

"Um espírito de escortação [os] seduziu" (Oséias 4:12).

"Quando passa sobre ele o espírito de ciúme" (Números 5:14).

"O varão que é errante de espírito, e afirma uma mentira" (Miquéias 2:11).

"Geração... cujo espírito não é constante com Deus" (Salmos 78:8).

Derramou sobre eles um espírito de sonolência (Isaías 29:10).

"Concebestes palha, dareis à luz restolho; quanto ao vosso espírito, o fogo vos comerá" (Isaías 33:11)

[6] (6.) A vida dos infernais:

"Um espírito imundo farei passar da terra" (Zacarias 13:2).

"Quando ... o espírito sai do homem, perambula por lugares áridos; ... e depois ajunta a si sete ... espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali" (Mateus 12:43-45).

Babilônia "tornou-se... prisão de espírito imundo" (Revelação 18:2).

[7] (7.) Além dos próprios espíritos infernais, pelos quais os homens são afligidos (Mateus 8:16; Mateus 10:1; Mateus 12:43-45; Marcos 1:23-27; Marcos 9:17-29; Lucas 4:33, 36; Lucas 6:17-18; Lucas 7:21; Lucas 8:2, 29; Lucas 9:39, 42, 55; Lucas 11:24-26; Lucas 13:11; Revelação 13:15; Revelação 16:13-14).

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil