Bible

 

Miquéias 4

Studie

   

1 Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrão os povos.

2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

3 E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse.

5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso deus.

6 Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi.

7 E da que coxeava farei um resto, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre.

8 E a ti, ó torre do rebanho, outeiro da filha de Sião, a ti virá, sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém.

9 E agora, por que fazes tão grande pranto? Não há em ti rei? pereceu o teu conselheiro, de modo que se apoderaram de ti dores, como da que está de parto,

10 Sofre dores e trabalha, ó filha de Sião, como a que está de parto; porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia. Ali, porém serás livrada; ali te remirá o Senhor da mão de teus inimigos.

11 Agora se congregaram muitas nações contra ti, que dizem: Seja ela profanada, e vejam o nossos olhos o seu desejo sobre Sião.

12 Mas, não sabem os pensamentos do Senhor, nem entendem o seu conselho; porque as ajuntou como gavelas para dentro da eira.

13 Levanta-te, e debulha, ó filha de Sião, porque eu farei de ferro o teu chifre, e de bronze as tuas unhas; e esmiuçarás a muitos povos; e dedicarás o seu ganho ao Senhor, e os seus bens ao Senhor de toda a terra.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 750

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

750. ATÉ QUE SEJAM CONSUMADAS AS PALAVRAS DE DEUS significa até que tenham sido cumpridas todas as coisas que foram preditas sobre eles. Por “ser consumado” é significado ser cumprido;

e pelas “palavras de Deus” são significadas as coisas que foram preditas na Palavra; e como é dito que “sejam consumadas”, isto significa até que todas as coisas (sejam cumpridas). Isto se diz dos Protestantes e do fato de “eles darem o seu reino à besta”, isto é, de reconhecerem a Palavra e fundarem a igreja sobre ela, como se viu no n. 749. Na verdade, eles reconhecem a Palavra e dizem que sobre ela é fundada a Igreja; contudo, fundam a doutrina de sua Igreja sobre a simples passagem de Paulo, segundo a qual “o homem é justificado pela fé só sem as obras da Lei” (Romanos 3:28), passagem que é entendida de maneira inteiramente errada (n. 417).

Como se diz aqui “até que sejam consumadas as palavras de Deus”, dir-se-á também o que é significado por estas últimas palavras do Senhor aos discípulos:

“Ide, fazei discípulos de todas as nações, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis, Eu estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:19, 20).

“Até a consumação do século” é até o fim da Igreja (n. 658); e então, se eles não se dirigem ao Senhor Mesmo e não vivem segundo os Seus preceitos, são abandonados pelo Senhor e, sendo abandonados pelo Senhor, tornam-se como pagãos, nos quais não há religião. E então o Senhor está somente com os que serão de Sua nova Igreja.

Estas coisas são significadas por “até que sejam consumadas as palavras de Deus” e por “até a consumação do século”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987