Bible

 

Mateus 6

Studie

   

1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;

4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

11 o pão nosso de cada dia noshoje;

12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;

13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]

14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!

24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 680

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

680. Que os bens e veros sejam a genuína comida do homem, qualquer um pode ver. Com efeito, o que é destituído desses não tem vida, mas é morto. A comida de que sua alma se nutre, quando é morto, são os prazeres do mal e os deleites dos falsos, os quais são a comida da morte; e, também, se nutre das coisas corpóreas, mundanas e naturais, que não têm vida alguma em si. Ademais, um tal homem nem sabe o que é a comida espiritual e celeste; tanto é que, todas as vezes em que se nomeia "comida" ou "pão" na Palavra, pensa que alguma comida corpórea é significada. Assim como na Oração do SENHOR: "Dá-nos o pão de cada dia" pensa somente que é o alimento do corpo. E os que estendem as idéias para além daí, dizem ser também as outras coisas necessárias para o corpo, tal como as vestes, os meios de subsistência e coisas semelhantes. E mesmo disputam energicamente que nenhuma outra comida é entendida, quando, todavia, podem ver claramente que as coisas precedentes e as seguintes envolvem somente as coisas celestes e espirituais e tratam do reino do SENHOR; e podem também saber que a Palavra do SENHOR é celeste e espiritual.

[2] por aí e por outras coisas semelhantes pode-se ver muito bem o quanto o homem de hoje é corpóreo, e que, como os judeus, nada quer compreender do que se diz na Palavra senão no sentido material e mais grosseiro. O SENHOR mesmo ensinou claramente o que é significado em Sua Palavra pela "comida" e pelo "pão," dos quais assim se diz em João:

"JESUS disse: Trabalhai pela comida, não a que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dá" (João 6:27);

a respeito do pão, no mesmo:

"Vossos pais comeram maná no deserto, e morreram. Este é o pão que do céu desceu, para que aquele que dele comer não morra. Eu sou o Pão vivo que desce do céu, se alguém comer deste pão, viverá eternamente" (João 6:49, 51, 58);

mas hoje há pessoas semelhantes àquelas que, ouvindo essas palavras, disseram:

"Duro é este discurso; quem o pode ouvir? E tornaram atrás e já não andavam com Ele" (João 6:60, 66);

a estes o SENHOR disse:

"As palavras que Eu vos falo são espírito e são vida" (João 6:63).

[3] Acontece semelhantemente a respeito da "água," que significa as coisas espirituais da fé, da qual o SENHOR assim disse em João:

"JESUS disse: Todo aquele que bebe dessa água, terá sede de novo; mas aquele que beber da água que Eu lhe der, não terá sede eternamente; mas a água que Eu lhe der, se tornará nele uma fonte de águas que jorra para a vida eterna" (João 4:13-14);

mas hoje há aqueles, como a mulher com quem o SENHOR falava na fonte, que respondem:

"SENHOR, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede nem venha aqui para tirá-la." (João 4:15).

[4] Que a "comida" na Palavra não signifique outra coisa que a comida espiritual e celeste, que é a fé no SENHOR e o amor, vê-se por muitas passagens na Palavra, como em Jeremias:

"A sua mão o inimigo estendeu sobre todas as coisas desejáveis de Jerusalém, porque viu que as nações vieram ao seu santuário, a cujo respeito ordenaste: Não virão na congregação contigo; todo o povo está gemendo, buscando pão; deram suas coisas desejáveis por comida, para restaurarem a alma" (Lamentações 1:10-11).

Onde não se entende nenhum outro pão ou comida senão o que é espiritual, pois que se trata do santuário.

No mesmo:

"Clamei aos amantes meus, eles me enganaram; meus sacerdotes e meus anciãos na cidade expiraram, porque buscavam comida para si, e para restaurarem a sua alma" (Lamentações 1:19);

semelhantemente.

Em Davi:

"todos eles te esperam, para dar sua comida em seu tempo; dá-lhes, eles a recolhem; abres a tua mão, enchem-se de bens" (Salmos 104:27-28);

em lugar, semelhantemente, da comida espiritual e celeste.

[5] Em Isaías:

"Todos os que tendes sede, ide às águas; e vós que não tendes prata, ide, comprai e comei; e ide, comprai, sem prata e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55:1);

onde o "vinho" e o "leite" estão em lugar da bebida espiritual e celeste.

No mesmo:

"Uma virgem conceberá e parirá um filho; e chamarás o Seu nome Immanuel; manteiga e mel comerá, para que saiba reprovar o mal e escolher o bem. Sucederá, por causa da abundância em produzir leite, comer-se-á manteiga, pois manteiga e mel comerá todo o remanescente no meio da terra" (Isaías 7:14-15, 22);

aí, "comer mel e manteiga" é o celeste espiritual; "restante" está em lugar da relíquias, das quais se fala também Malaquias:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja comida em Minha casa" (Malaquias 3:10);

os "dízimos" estão em lugar das relíquias; sobre a significação de "comida," vide outras coisas, nos números 56-58, 276.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém