Bible

 

Malaquias 3

Studie

   

1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;

3 assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça.

4 Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.

6 Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.

12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.

13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?

14 Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos?

15 Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam.

16 Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.

17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

   

Komentář

 

Profecias do Advento do Senhor

Napsal(a) New Christian Bible Study Staff (strojově přeloženo do Português)

Mary, By Henry Ossawa Tanner - http://www.classicartrepro.com/artistsb.iml?artist=427, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4864395

O Messias. O Salvador. Por centenas - talvez milhares - de anos, as pessoas estavam esperando o nascimento do Senhor. Porquê? Porque o Antigo Testamento tem muitas profecias do acontecimento.

Começa em Gênesis 3:15, onde o Senhor admoesta a serpente no Jardim do Éden:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela; ela te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15.

Há a conhecida de Números 24:15-24, quando Balaam abençoa Israel:

Ele disse, que ouviu as palavras de Deus, e conheceu o conhecimento do Altíssimo, que viu a visão do Todo-Poderoso, caindo em transe, mas com os olhos abertos: "Eu vou vê-lo, mas não agora. Eu o contemplarei, mas não agora. De Jacó sairá uma Estrela, e de Israel se levantará um Cetro, e ferirá os cantos de Moabe, e destruirá todos os filhos de Sheth".

Em Miquéias 5:2, há este, no qual Belém é identificada como o lugar de onde o Senhor virá:

Mas tu, Belém Efrata, ainda que sejas pequena entre os milhares de Judá, contudo de ti sairá aquele que há de ser o príncipe em Israel, cujas saídas são desde a antiguidade, desde a eternidade.

Em Malaquias 3:1-4, há uma profecia que inclui tanto João Baptista como o Senhor:

1 Eis que eu enviarei o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim; e o Senhor, a quem vós procurais, virá subitamente a este templo, o mensageiro do pacto, a quem vós deleitais; eis que ele virá, diz o Senhor dos exércitos.

2 Mas quem ficará no dia da sua vinda? e quem subsistirá quando ele aparecer? pois ele é como o fogo de um refinador, e como o sabão de um encanador:

3 E assentar-se-á como um refinador e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os purificará como ouro e prata, para que ofereçam ao Senhor uma oferta em justiça.

4 Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos e como nos anos passados.

Em Isaías, há outra profecia de João Batista, e do Senhor:

"Uma voz está chorando -- num deserto -- Preparai o caminho de Jeová, Endireitai no deserto uma estrada para o nosso Deus". Isaías 40:3.

Então, em Isaías 9:6-7, temos talvez o mais conhecido de todos:

6 Porque um filho nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o ordenar e para o estabelecer com juízo e com justiça desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

Há muitas outras profecias para além destas. Mas Malaquias foi o último dos profetas judeus, e talvez durante 500 anos após a sua morte, os registros são silenciosos.

Trezentos anos antes do tempo de Jesus Cristo, os exércitos de Alexandre o Grande varreram Israel, e este se tornou parte do império de Alexandre. Após a sua morte, três dos seus generais dividiram o império entre si, e Israel tornou-se uma fronteira entre os impérios Seleucidas e Ptolemaic. A cultura grega seguiu, ameaçando inundar a cultura judaica que tinha sido um tanto restaurada após o retorno da Babilônia. Houve uma breve independência sob os Macabeus, mas então vieram os romanos.

De alguma forma, ainda havia um remanescente de pessoas boas que estavam esperando pelo Messias, e - quando chegou o momento - eles estavam receptivos. Maria estava. José estava. Os pastores estavam. Os homens sábios estavam. O Zacarias e a Isabel eram. No templo, o Simeão e a Anna estavam. Eram poucos, que conheciam as profecias, e não tinham perdido a fé de que um dia se cumpririam.