Bible

 

Levítico 6

Studie

   

1 Disse ainda o Senhor a Moisés:

2 Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo;

3 se achar o perdido, e nisso se houver dolosamente e jurar falso; ou se fizer qualquer de todas as coisas em que o homem costuma pecar;

4 se, pois, houver pecado e for culpado, restituirá o que roubou, ou o que obteve pela opressão, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,

5 ou qualquer coisa sobre que jurou falso; por inteiro o restituirá, e ainda a isso acrescentará a quinta parte; a quem pertence, lho dará no dia em que trouxer a sua oferta pela culpa.

6 E como a sua oferta pela culpa, trará ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho; conforme a tua avaliação para oferta pela culpa trá-lo-á ao sacerdote;

7 e o sacerdote fará expiação por ele diante do Senhor, e ele será perdoado de todas as coisas que tiver feito, nas quais se tenha tornado culpado.

8 Disse mais o Senhor a Moisés:

9 ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar.

10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.

11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.

12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.

13 O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.

14 Esta é a lei da oferta de cereais: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.

15 O sacerdote tomará dela um punhado, isto é, da flor de farinha da oferta de cereais e do azeite da mesma, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de cereais, e os queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor, como o memorial da oferta.

16 E Arão e seus filhos comerão o restante dela; comê-lo-ão sem fermento em lugar santo; no átrio da tenda da revelação o comerão.

17 Levedado não se cozerá. Como a sua porção das minhas ofertas queimadas lho tenho dado; coisa santíssima é, como a oferta pelo pecado, e como a oferta pela culpa.

18 Todo varão entre os filhos de Arão comerá dela, como a sua porção das ofertas queimadas do Senhor; estatuto perpétuo será para as vossas gerações; tudo o que as tocar será santo.

19 Disse mais o Senhor a Moisés:

20 Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, a qual oferecerão ao Senhor no dia em que ele for ungido: a décima parte duma efa de flor de farinha, como oferta de cereais, perpetuamente, a metade dela pela amanhã, e a outra metade à tarde.

21 Numa assadeira se fará com azeite; bem embebida a trarás; em pedaços cozidos oferecerás a oferta de cereais por cheiro suave ao Senhor.

22 Também o sacerdote que, de entre seus filhos, for ungido em seu lugar, a oferecerá; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.

23 Assim toda oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada; não se comerá.

24 Disse mais o Senhor a Moisés:

25 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar em que se imola o holocausto se imolará a oferta pelo pecado perante o Senhor; coisa santíssima é.

26 O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação.

27 Tudo o que tocar a carne da oferta será santo; e quando o sangue dela for espargido sobre qualquer roupa, lavarás em lugar santo a roupa sobre a qual ele tiver sido espargido.

28 Mas o vaso de barro em que for cozida será quebrado; e se for cozida num vaso de bronze, este será esfregado, e lavado, na água.

29 Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; coisa santíssima é.

30 Contudo não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da revelação, para fazer expiação no lugar santo; no fogo será queimada.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 395

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

395. (VERSÍCULO 5) E O ANJO TOMOU O INCENSÁRIO E O ENCHEU COM O FOGO DO ALTAR E O LANÇOU SOBRE A TERRA significa o amor espiritual no qual está o amor celeste e seu influxo nos lugares inferiores, onde estavam os que se acham na fé separada da caridade.

Que pelo “incensário”. do mesmo modo que pelo “perfume”, seja significado o culto derivado do amor espiritual é evidente pelo que se explica acima e pelo fato de que, na Palavra, o continente significa a mesma coisa que o conteúdo, como o copo e o prato significam a mesma coisa que o vinho e o alimento (Mateus 23:25, 26, Lucas 22:20 e em outros lugares). Pelo “fogo do altar do holocausto” é significado o Divino Amor celeste, porque por esse altar era significado o culto proveniente desse amor (veja-se o n. 392). Pelo “fogo”, no sentido supremo, é significado o Divino Amor (n. 494).

O amor espiritual, que é a caridade, tira sua essência do amor celeste, que é o amor no Senhor. Sem este amor, não há vida no amor espiritual ou na caridade, porque a única fonte de espírito e de vida é o Senhor. Na Igreja Israelita, isso era representado pelo fato de não ser permitido tirar fogo do turíbulo e queimar perfumes com outro fogo a não-ser do altar dos holocaustos, como se pode ver nos livros de Moisés (Levítico 16:12, 13 e Números 16:46, 47). Também no Levítico 10:1, 2 (lemos) que “dois filhos de Aharão foram consumidos pelo fogo do céu, porque tinham feito fumegar os perfumes com um fogo estranho (isto é, com fogo que não tinha sido tomado do altar)”. É por isso que foi estatuído que “o fogo queimaria sem interrupção sobre o altar do holocausto e não seria apagado” (Levítico 6:13). A razão é que o fogo desse altar significava o Divino Amor do Senhor e, por conseguinte, o amor no Senhor.

“Lançar o incensário sobre a terra” significa o influxo nos lugares inferiores.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987