Bible

 

Levítico 21

Studie

   

1 Depois disse o senhor a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa dum morto entre o seu povo,

2 salvo por um seu parente mais chegado: por sua mãe ou por seu pai, por seu filho ou por sua filha, por seu irmão,

3 ou por sua irmã virgem, que lhe é chegada, que ainda não tem marido; por ela também pode contaminar-se.

4 O sacerdote, sendo homem principal entre o seu povo, não se profanará, assim contaminando-se.

5 Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne.

6 santos serão para seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus; porque oferecem as ofertas queimadas do senhor, que são o pão do seu Deus; portanto serão santos.

7 Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois o sacerdote é santo para seu Deus.

8 Portanto o santificarás; porquanto oferece o pão do teu Deus, santo te será; pois eu, o Senhor, que vos santifico, sou santo.

9 E se a filha dum sacerdote se profanar, tornando-se prostituta, profana a seu pai; no fogo será queimada.

10 Aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não descobrirá a cabeça nem rasgará a sua vestidura;

11 e não se chegará a cadáver algum; nem sequer por causa de seu pai ou de sua, mãe se contaminará;

12 não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus; pois a coroa do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor.

13 E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade.

14 Viúva, ou repudiada, ou desonrada, ou prostituta, destas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.

15 E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico.

16 Disse mais o Senhor a Moisés:

17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém dentre os teus descendentes, por todas as suas gerações, que tiver defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus.

18 Pois nenhum homem que tiver algum defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,

19 ou homem que tiver o quebrado, ou a mão quebrada,

20 ou for corcunda, ou anão, ou que tiver belida, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo lesado;

21 nenhum homem dentre os descendentes de Arão, o sacerdote, que tiver algum defeito, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; ele tem defeito; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.

22 Comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo;

23 contudo, não entrará até o véu, nem se chegará ao altar, porquanto tem defeito; para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.

24 Moisés, pois, assim falou a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.

   

Komentář

 

Irmão

  
Abel and Cain offer their sacrifice to God. Byzantine mosaic in the Cathedral of Monreale.

Apocalypse Explained, n. 746: "Tais são chamados irmãos porque todos têm um só Pai, isto é, o Senhor; e aqueles que estão no bem do amor ao Senhor, e no bem da caridade para com o próximo, são Seus filhos (...). (S)ince que são filhos de um só Pai, são também irmãos. Além disso, é o mandamento principal do Senhor Pai, que eles se amem uns aos outros, conseqüentemente é o amor que os torna irmãos...".

O caso é mais complicado com os irmãos através da relação de sangue; o significado é mais afetado pelo contexto de quem são os irmãos e pelas circunstâncias da história. Em geral eles refletem a unidade que pode existir entre o desejo de fazer o bem e a compreensão de como fazer o bem. Isto é verdade para Caim e Abel e para vários pares de gêmeos: Jacó e Esaú, os filhos de Judá Zara e Pharez, e os filhos de José Efraim e Manassés; em cada caso, um representa o desejo do bem e o outro a compreensão da verdade. Há duas maneiras de se usar "irmão" na Bíblia, maneiras que ainda são refletidas na linguagem moderna. Uma denota uma relação de sangue real; a outra é um termo mais abrangente de uniformidade, no modo da "irmandade dos homens". Por causa desta fraternidade do bem e da verdade, os irmãos podem representar qualquer um deles, dependendo do contexto. De fato, o significado dos irmãos de José muda ao longo de sua história, pois eles representam o declínio espiritual e o renascimento do precursor da fé judaica. O segundo uso é consistente em toda a Bíblia, significando aqueles que vivem no amor de fazer o que é bom. Isto pode ser em diferentes níveis, desde uma simples alegria na obediência ao amor caridoso de servir aos outros até ao amor exaltado do próprio Senhor. Mas todos nesses amores são irmãos.