Bible

 

Levítico 1

Studie

1 Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da revelação, lhe disse:

2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas.

3 Se a sua oferta for holocausto de gado vacum, oferecerá ele um macho sem defeito; à porta da tenda da revelação o oferecerá, para que ache favor perante o Senhor.

4 Porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, e este será aceito a favor dele, para a sua expiação.

5 Depois imolará o novilho perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está à porta da tenda da revelação.

6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.

7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo;

8 também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;

9 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar como holocausto, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

10 Se a sua oferta for holocausto de gado miúdo, seja das ovelhas seja das cabras, oferecerá ele um macho sem defeito,

11 e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar.

12 Então o partirá nos seus pedaços, juntamente com a cabeça e a gordura; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;

13 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

14 Se a sua oferta ao Senhor for holocausto tirado de aves, então de rolas ou de pombinhos oferecerá a sua oferta.

15 E o sacerdote a trará ao altar, tirar-lhe-á a cabeça e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;

16 e o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza;

17 e fendê-la-á junto às suas asas, mas não a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

O Céu E o Inferno # 288

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 603  
  

288. Visto que a paz do céu é a Divina beatitude tocando intimamente o bem mesmo que está nos anjos, ela não chega à sua manifesta percepção salvo por um aprazimento de coração quando estão no bem de sua vida e por um contentamento quando ouvem um vero concordante com o seu bem, como também pela alacridade da mente quanto percebem a conjunção destes. Todavia, daí ela influi em todas as ações e pensamentos da vida deles e aí se apresenta como alegria também na aparência externa. Mas a paz, quanto à sua qualidade e quantidade, difere nos céus segundo a inocência dos que ali estão, visto que a inocência e a paz andam lado a lado, pois, como foi dito acima, é da inocência que procede todo bem do céu e é da paz que procede todo prazer desse bem. Assim se pode ver que as mesmas coisas que foram ditas no capítulo acima a respeito do estado de inocência nos céus também podem ser ditas do estado de paz, porque a inocência e a paz são conjuntas como o bem e seu prazer. Com efeito, o bem é sentido pelo seu prazer e o prazer é reconhecido pelo seu bem. Porque isso é assim, é evidente que os anjos do céu íntimo ou terceiro estão no terceiro ou íntimo grau de paz, pois estão no terceiro ou íntimo grau de inocência (veja-se acima, n. 280). Que a inocência e a paz existam juntas, assim como o bem e seu prazer, pode-se ver nas crianças, que, por estarem na inocência, também estão na paz; e, como estão na paz, por isso todas as coisas com eles são plenas de divertimentos. Mas a paz nas crianças é uma paz externa, enquanto a paz interna, assim como a inocência interna, não existe senão na sabedoria; e, como existe na sabedoria, existe na conjunção do bem e do vero, pois daí vem a sabedoria. Também existe uma paz celeste ou angélica nos homens que estão na sabedoria pela conjunção do bem e do vero e que, assim, sentem contentamento em Deus. Mas essa paz, enquanto se vive no mundo, jaz oculta em seus interiores, sendo porém revelada quando deixam o corpo e entram no céu, pois então os interiores são abertos.

  
/ 603  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil