Bible

 

Jonas 2

Studie

   

1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;

2 e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.

3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.

4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo?

5 As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

6 Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida.

7 Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

8 Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia.

9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação.

10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 247

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

247. Que "a serpente andaria sobre o ventre" seja que o sensual não podia mais olhar para cima, para as coisas celestes, como antes, mas para baixo, para as coisas corpóreas e terrestres, vê-se pelo seguinte: na antigüidade, pelo "ventre" eram significadas as coisas que estão próximas à terra; pelo "peito," as que estão sobre a terra; e pela "cabeça," as que são supremas. Assim, aqui, o sensual, que em si é o mais baixo do homem, porque se volta para o que é terrestre, é que "andaria sobre o ventre." Isto também foi significado na Igreja Judaica pela prostração do ventre até à terra e pelo ato de se espalhar pó sobre a cabeça. Assim se diz em David:

"Por que escondes as Tuas faces, Te esqueces da nossa miséria, e da nossa opressão? Pois nossa alma se curvou até o pó, e nosso ventre apega-se à terra. Levanta-Te [em] nosso auxílio, e resgata-nos por causa de Tua misericórdia" (Salmos 44:24-26), onde também se vê como o homem se apega ao "pó" e o seu "ventre à terra" quando se desvia da face de JEHOVAH. Também em Jonas, pelo ventre do grande peixe em que ele foi lançado são significados os inferiores da terra, como se vê pela profecia em seu livro:

"Do ventre do inferno clamei, Tu ouviste a minha voz" (Jonas 2:2), onde o "inferno" é a terra inferior.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém