Bible

 

Joel 3

Studie

   

1 Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém,

2 congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra,

3 e lançaram sortes sobre o meu povo; deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.

4 E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? Acaso quereis vingar-vos de mim? Se assim vos quereis vingar, bem depressa retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.

5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e os meus ricos tesouros metestes nos vossos templos;

6 também vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos;

7 eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça;

8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.

9 Proclamai isto entre as nações: Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos.

10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.

11 Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai- vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes.

12 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.

13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande.

14 Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.

15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.

16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.

17 Assim vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; Jerusalém será santa, e estranhos não mais passarão por ela.

18 E naquele dia os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os ribeiros de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim.

19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.

20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.

21 E purificarei o sangue que eu não tinha purificado; porque o Senhor habita em Sião.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1201

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1201. Que 'Zidon' signifique as cognições exteriores das coisas espirituais vê-se pelo fato de ser chamado 'primogênito de Canaan', pois o primogênito de cada igreja, no sentido interno, é a fé (n. 352, 367). Aqui, porém, é uma fé nula, porque é desprovida dos internos, não há senão cognições exteriores das coisas espirituais em lugar da fé, por conseguinte, as cognições como as dos judeus, que não são dos ritos do culto externo somente, mas, também, de muitas coisas que pertencem a esse culto, como são os doutrinais. Que 'Zidon' signifique essas coisas vê-se também pelo fato de Tyro e Zidon terem sido os últimos limites da Filístia e, de fato, junto ao mar, e, por isso, por 'Tyro' foram significadas as cognições interiores, e por 'Zidon', as cognições exteriores e, mesmo, das coisas espirituais, o que também se vê pela Palavra.

Em Jeremias:

"Sobre o dia que vem para devastar todos os filisteus, para serem cortados Tyro e Zidon todo auxílio que restar, porque Jehovah devasta os filisteus, relíquias da ilha Caphtor" (Jeremias 47:4), onde os 'filisteus' estão em lugar dos conhecimentos das cognições da fé e da caridade; 'Tyro' está em lugar das cognições interiores, e 'Zidon', em lugar das cognições das coisas espirituais.

[2] Em Joel:

"O que sois para Mim, Tyro e Zidon, e todos os limites da Filístia? que tomaste Minha prata e [Meu] ouro, e os Meus bens desejáveis introduzistes em vossos templos" (Joel 3:4-5), onde 'Tyro e Zidon' estão claramente em lugar das cognições e são chamados 'limites da Filístia', pois a 'prata', o 'ouro' e os 'bens desejáveis' são as cognições.

Em Ezequiel:

"Príncipes do setentrião todos eles, e todos os zidônios, que desceram com os traspassados na cova, até que tenha feito deitar no meio dos incircuncisos com os traspassados à espada, o faraó e toda a sua turba" (Ezequiel 32:30, 32), onde os 'zidônios' estão em lugar das cognições exteriores que, sem os internos, não são senão conhecimentos; por isso se nomeia juntamente a 'faraó ou Egito', pelo qual são significados os conhecimentos.

Em Zacarias:

"Também Chamath terá seu limite nela, Tyro e Zidon, pois foi muito sábia" (Zacarias 9:2), onde se trata de Damasco; 'Tyro e Zidon' estão em lugar das cognições.

[3] Em Ezequiel:

"Os habitantes de Zidon e de Arvad foram teus remadores, teus sábios, ó Tyro, estiveram em ti, eles, os teus comandantes" (Ezequiel 27:8), onde 'Tyro' está em lugar das cognições interiores, pelo que são chamados 'comandantes', e 'Zidon' em lugar das cognições exteriores, pelo que são chamados 'remadores', pois assim são as cognições interiores em relação às exteriores.

Em Isaías:

"Calem-se os habitantes da ilha, o negociante de Zidon, o que passa o mar; encheram-te; mas nas muitas águas a semente de Schichor, a messe do rio, o seu provento, e foi o comércio das nações. Enrubesce, Zidon, pois disse ao mar, à fortaleza do mar, dizendo: Não tive dores de parto, e não pari, e não criei jovens, [nem] fiz virgens chegarem a adolescência" (Isaías 23:2-4);

'Zidon', aqui, está em lugar das cognições exteriores, nas quais não há interno, chamadas 'semente de Schichor, messe do rio, seu provento, comércio das nações', como também 'mar, fortaleza do mar' e que 'não teve dores de parto e [não] pariu', coisas cuja significação nunca seria compreendida no sentido literal, mas se tornam claramente evidentes no sentido interno, como nas demais passagens nos Profetas. Como 'Zidon' significa as cognições exteriores, ela é também chamada 'arredor de Israel' ou igreja espiritual (Ezequiel 28:24, 26); tais são as cognições exteriores, como os arredores.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém