Bible

 

Joel 3

Studie

   

1 Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém,

2 congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra,

3 e lançaram sortes sobre o meu povo; deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.

4 E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? Acaso quereis vingar-vos de mim? Se assim vos quereis vingar, bem depressa retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.

5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e os meus ricos tesouros metestes nos vossos templos;

6 também vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos;

7 eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça;

8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.

9 Proclamai isto entre as nações: Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos.

10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.

11 Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai- vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes.

12 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.

13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande.

14 Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.

15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.

16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.

17 Assim vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; Jerusalém será santa, e estranhos não mais passarão por ela.

18 E naquele dia os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os ribeiros de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim.

19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.

20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.

21 E purificarei o sangue que eu não tinha purificado; porque o Senhor habita em Sião.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 471

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

471. (VERSÍCULO 3) E GRITOU COM GRANDE VOZ ASSIM COMO UM LEÃO RUGE significa uma grande lamentação porque a Igreja Lhe foi arrebatada. Que por “gritar como um leão que ruge” é significada uma grave lamentação sobre a Igreja e que ela foi arrebatada d'Ele é evidente pelas explicações dadas no capítulo precedente, onde foram examinados e manifestados os estados da vida daqueles que são da Igreja, estados que eram lamentáveis. (É evidente) também pelo que se diz neste capítulo que “o anjo jurou pelo Que vive nos séculos dos séculos que não haverá mais tempo”, o que significa que não haverá mais igreja: e também pelo que se diz no capítulo seguinte (n. 11) que “a besta que subiu do abismo” matou as duas testemunhas do Senhor; e principalmente pelo fato de não O reconhecerem e não se dirigirem a Ele, apesar de Ele ser o Deus do céu e da terra. A lamentação a respeito dessas coisas é significada por um rugido como o do leão, porque o leão ruge quando vê seus inimigos e seus ataques e quando vê arrebatar os seus filhos e a sua presa. Comparativamente, assim age o Senhor quando Ele vê Sua Igreja arrebatada pelos diabos.

[2] Que isto é significado pelo “rugido de um leão” pode ser visto nas seguintes passagens:

“Como ruge o leão e o leãozinho sobre a presa, quando corre contra ele a quadrilha dos pastores, assim desce Jehovah Zebaoth para combater sobre a montanha de Sião” (Isaías 31:4).

“A ira de Jehovah se inflamou contra o Seu povo; o rugido de Jehovah

écomo o do leão; ruge como os leõezinhos e brama e agarra a presa, porque eis trevas, angústia e luz se abscurecem em suas ruínas” (Isaias 5:25-30).

“Jehovah do alto rugirá e do habitáculo de Sua santidade emitirá a voz; rugindo, rugirá contra os Seus habitáculos” (Jeremias 25:30).

“Jehovah de Sião rugirá e de Jerusalém dará a Sua voz” (Joel 3:16).

“Não destruirei Efraim; irão após Jehovah; como um leão rugirá, porque Eie rugirá” (Oséas 11:9, 10).

“O leão rugiu, quem não temerá? O Senhor Jehovah falou, quem não profetizará?” (Amós 3:8).

“Deus ruge com Sua voz, troveja com a voz de Sua majestade” (37:4, 5).

Que “rugido” significa uma grande lamentação, pode ver-se pelas seguintes passagens;

“Envelheceram os meus ossos pelo meu rugido todo o dia” (Salmo 32:3).

“Estou debilitado e contrito; rugi por causa do rugido do meu coração” (Salmo 38:8).

“Antes do pão vem o meu suspiro e os meus rugidos se derramam como

água” (Job 3:24).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987