Bible

 

Joel 2

Studie

   

1 Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto;

2 dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração:

3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapa.

4 A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros, assim correm.

5 Como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes vão eles saltando, como o ruído da chama de fogo que consome o restelho, como um povo poderoso, posto em ordem de batalha.

6 Diante dele estão angustiados os povos; todos os semblantes empalidecem.

7 Correm como valentes, como homens de guerra sobem os muros; e marcham cada um nos seus caminhos e não se desviam da sua fileira.

8 Não empurram uns aos outros; marcham cada um pelo seu carreiro; abrem caminho por entre as armas, e não se detêm.

9 Pulam sobre a cidade, correm pelos muros; sobem nas casas; entram pelas janelas como o ladrão.

10 Diante deles a terra se abala; tremem os céus; o sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.

11 E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?

12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus?

15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene;

16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.

17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

18 Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.

19 E o Senhor, respondende, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, o vinho e o azeite, e deles sereis fartos; e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações;

20 e removerei para longe de vós o exército do Norte, e o lançarei para uma terra seca e deserta, a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá o seu fedor, porque ele tem feito grandes coisas.

21 Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te, porque o Senhor tem feito grandes coisas.

22 Não temais, animais do campo; porque os pastos do deserto já reverdecem, porque a árvore o seu fruto, e a vide e a figueira dão a sua força.

23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.

24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.

25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós.

26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado.

27 Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;

29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 483

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

483. (VERSÍCULO 11) E DISSE-ME: CONVÊM A TI PROFETIZAR DE NOVO SOBRE MUITOS POVOS E NAÇÕES E LÍNGUAS E REIS significa que, assim sucedendo, ainda cumpre ensinar aos que estão na fé só. Que esse é o significado vê-se claramente pela continuação, que trata, até o capítulo 17, daqueles que estão na fé só, depois da religiosidade católico-romana e, depois disso, do dragão, da besta e do falso profeta, precipitados no inferno e, assim, da Nova Igreja, onde o Senhor Só será adorado. Por “profetizar” é significado ensinar (n. 8, 133), consequentemente por “profetizar de novo” é ensinar ainda. Por “povos” são significados os que estão nas verdades ou nas falsidades da doutrina, por “nações” os que estão nos bens ou nos males da vida como se vai mostrar, por “línguas” são significados os que neles estão exteriormente (n. 282) e pelos “reis” os que neles estão interiormente. Que “os reis” significam aqueles que estão nas verdades derivadas do bem e, no sentido oposto, aqueles que estão nas falsidades derivadas do mal e abstratamente (significam) as verdades derivadas do bem e as falsidades derivadas do mal, vê-se nos n. 20, 664, 704, 720, 830, 921. Como a seguir se trata daqueles que estão nas falsidades interiores, diz-se “muitos reis”, o que significa falsidades do mal em abundância. São mencionados “povos, nações, línguas e reis” para que se entendam todos aqueles que são tais na Igreja. Ter sido dito a João que ele “devia profetizar de novo” significa que podia continuar o ensino sobre aqueles que estão na fé só, a fim de que suas falsidades sejam descobertas e, assim, destruídas, porque nenhuma falsidade é destruída antes de ser descoberta.

[2] Que “os povos” significam aqueles que estão nas verdades ou nas falsidades da doutrina e “as nações” aqueles que estão nos bens ou nos males da vida, pode-se ver por um grande número de passagens da Palavra, onde “os povos” e “as nações” são nomeados, mas, para confirmar, aqui serão citadas somente passagens em que “os povos” e “as nações” são nomeados juntamente. Dessas passagens é possível concluir que em todas e em cada uma das coisas da Palavra há o casamento do Senhor e da Igreja e, por conseguinte, o casamento do bem e da verdade, e que “os povos” se referem à verdade e “as nações” se referem ao bem. Que tal casamento existe em todas e cada uma das coisas da Palavra, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA IGREJA SOBRE A ESCRITURA SANTA (n. 80-90).

[3] As passagens da Palavra são as seguintes:

“Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade!” (Isaías 1:4).

“EnvIá-Io-el contra a nação hipócrita, contra o povo da minha Indignação mandá-lo-ei” (Isaías 10:6).

“Jehovah ferindo o povo de praga não curável, dominando com ira as nações” (Isaías 14:6).

“Naquele dia será levado como presente a Jehovah um povo disperso e saqueado e uma nação medida ao cordel e pisada” (Isaías 18:7).

“Um povo forte Te honrará, uma cidade de nações poderosas Te temerá” (Isaías 25:3).

“Jehovah retirará o envoltório de todos os povos e o véu estendido sobre todas as nações” (Isaías 25:7). “Aproximai-vos nações e vós povos escutai” (Isaías 34:1). “Chamei-Te para aliança dos povos e para luz das nações” (Isaías 42:6).

“Que todas as nações se unam e que se reúnam os povos” (Isaías 43:9).

“Eis levantarei para as nações a Minha mão e para os povos a Minha bandeira (Isaías 49:22).

“Dei-o como testemunho aos povos, Príncipe e Legislador às nações” (Isaías 55:4).

“Eis vem um povo da terra do setentrião e uma grande nação dos lados da terra” (Jeremias 6:22).

“Virão povos numerosos e nações em grande número para procurar Jehovah Zebaoth em Jerusalém” (Zacarias 8:22). “Jehovah torna inútil o conselho das nações, subverte os pensamentos dos povos” (Salmo 33:10).

“Jehovah sujeitará os povos sob nós e as nações sob os nossos pés;

Deus reinou sobre as nações, os voluntários dos povos foram reunidos” (Salmo 47:3, 8, 9).

“Os povos Te confessarão; alegrar-se ão as nações porque julgarás os povos na retidão e conduzirás as nações na terra” (Salmo 67:2, 4).

“Lembra-Te de mim, Jehovah, no beneplácito para o Teu povo, para que me regozije na alegria de Tuas nações” (Salmo 106:4, 5).

“Todos os povos, nações e línguas servirão ao Filho do Homem” (Daniel 7:14).

Além disso, em outros lugares, como Salmo 18:43; Isaías 9:2, 3; Isaías 11:10; Ezequiel 36:15; Joel 2:17; Sofonias 2:9; Apocalipse 5:9; Lucas 2:30-32.

* * *

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987