Bible

 

Joel 1

Studie

1 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.

2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?

3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte.

4 O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.

5 Despertai, bêbedos, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto; porque tirado é da vossa boca.

6 Porque sobre a minha terra é vinda uma nação poderosa e inumerável. os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de uma leoa.

7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca à minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.

8 Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.

9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.

10 O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.

11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.

12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.

13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.

14 Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.

15 Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.

16 Porventura não está cortado o mantimento de diante de nossos olhos? a alegria e o regozijo da casa do nosso Deus?

17 A semente mirrou debaixo dos seus torrões; os celeiros estão desolados, os armazéns arruinados; porque falharam os cereais.

18 Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão desolados.

19 A ti clamo, ó Senhor; porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.

20 Até os animais do campo suspiram por ti; porque as correntes d'água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 566

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

566. Que pelas "faces do humo" seja significada toda essa região onde existiu a Igreja, vê-se pela significação de "humo," pois "humo," na Palavra, é distinguido cuidadosamente de "terra." Pelo "humo," em todas as passagens, é significada a Igreja ou alguma coisa da Igreja; daí também o nome do homem ou "Adam," que é "humo." Pela "terra," aqui e ali, é entendido onde não existe a Igreja ou algo que não é da Igreja, como no capítulo primeiro, onde somente "terra" é nomeada, porque ainda não havia a Igreja ou o homem regenerado. No capítulo segundo, o "humo" é nomeado pela primeira vez, porque, então, havia a Igreja. Semelhantemente aqui e no capítulo seguinte: "que seria destruída toda substância de sobre as faces do humo," vers. 4, 23, onde é significada a região onde havia a Igreja. E, no mesmo capítulo: "para vivificar a semente sobre as faces da terra," vers. 3, onde se trata da Igreja que deve ser criada. Semelhantemente em toda parte na Palavra, como em Isaías:

"JEHOVAH terá misericórdia de Jacob, e escolherá ainda Israel, e os porá sobre o humo deles... E os receberão os povos, e os conduzirão ao seu lugar, e os herdarão a casa de Israel sobre o humo de JEHOVAH" (Isaías 14:1-2);

onde se trata da Igreja formada.

No mesmo capítulo, todavia, diz-se "terra," a respeito de onde não havia a Igreja, nos vers. 9, 12, 16, 20-21, 25-26.

[2] No mesmo:

"E será o humo de Jehudah um tremor para o Egito;... naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito falando com o lábio de Canaan" (Isaías 19:17-18);

aí, "humo" é onde há a Igreja, e "terra," onde a Igreja não existe.

No mesmo:

"Vagando, vagará a terra como um ébrio; ... visitará JEHOVAH sobre o exército de altitude em altitude, e sobre os reis do humo sobre o humo" (Isaías 24:20-21).

Semelhantemente, em Jeremias:

"Por causa do humo, fendido porque não houve chuva na terra, os lavradores ficaram envergonhados, cobriram sua cabeça; pois até a cerva pariu no campo" (Jeremias 14:4-5);

aí, a "terra" está em lugar do que contém o humo, e "humo" em lugar do que contém o campo.

[3] No mesmo:

"Conduziu a semente da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os expulsei, e habitarão sobre o humo deles" (Jeremias 23:8);

aí, "terra" e "terras" é onde não há a Igreja, e "humo" é onde há a Igreja ou o culto verdadeiro.

No mesmo:

"Darei... as relíquias de Jerusalém, restos nesta terra, e os habitantes na terra do Egito, e os darei por comoção, por mal sobre todos os reinos da terra... e enviarei sobre eles a espada, a fome e a peste, até os consumir de sobre o humo que dei a eles e aos pais deles" (Jeremias 24:8-10);

"humo" é a doutrina e o culto proveniente daí. Semelhantemente, no mesmo, cap.Jeremias 25:5.

[4] Em Ezequiel:

"Congregar-vos-ei das terras em que fostes dispersos... e reconhecereis que Eu (sou) JEHOVAH, quando vos tiver reconduzido ao humo de Israel, à terra pela qual ergui a Minha mão para dá-la a vossos pais" (Ezequiel 20:41-42);

o "humo" está em lugar do culto interno; a "terra" é nomeada enquanto não havia o culto interno.

Em Malaquias:

"Repreenderei para vós o devorador, e não vos corromperá o fruto do humo, nem estéril vos será a vide no campo... e todas as nações vos chamarão benditos, porque sereis uma terra de beneplácito" (Malaquias 3:11-12);

a "terra" está em lugar do que contém e assim, claramente, em lugar do homem, que é chamado "terra;" o "humo" está em lugar da Igreja ou doutrina.

[5] Em Moisés:

"Cantai, ó nações, povo Seu... expiará o humo Seu, o povo Seu" (Deuteronômio 32:43),

trata-se claramente da Igreja dos gentios, que é chamada "humo." Em Isaías:

"Antes que saiba o menino reprovar o mal e escolher o bem, abandonado será o humo, que tu execras diante de seus dois reis" (Isaías 7:16),

tratando-se do Advento do SENHOR. O "humo abandonado" está em lugar da Igreja ou da verdadeira doutrina da fé. Que o "humo" e o "campo" sejam referidos por causa da semente, vê-se, por exemplo, em Isaías:

"Dará a chuva de tua semente, com que semearás o humo... os bois e os jumentinhos lavrando o humo" (Isaías 30:23-24).

E em Joel:

"Devastado está o campo e chora o humo, porque está devastado o grão" (Joel 1:10).

Daí agora se vê que o "homem," que na língua hebraica é chamado "Adam" por causa de "humo," significa a Igreja.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém