Bible

 

Jeremias 47

Studie

   

1 A palavra do Senhor que veio a Jeremias, o profeta, acerca dos filisteus, antes que Faraó ferisse a Gaza.

2 Assim diz o Senhor: Eis que do Norte se levantam as águas, e tornar-se-ão em torrente trasbordante, e alagarão a terra e quanto há nela, a cidade e os que nela habitam; os homens clamarão, e todos os habitantes da terra uivarão,

3 ao ruído estrepitoso das unhas dos seus fortes cavalos, ao barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas; os pais não atendem aos filhos, por causa da fraqueza das mãos,

4 por causa do dia que vem para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o resto que os socorra; pois o Senhor destruirá os filisteus, o resto da ilha de Caftor.

5 A calvicie é vinda sobre Gaza; foi desarraigada Asquelom, bem como o resto do seu vale; até quando te sarjarás?

6 Ah espada do Senhor! até quando deixarás de repousar? volta para a tua bainha; descansa, e aquieta-te.

7 Como podes estar quieta, se o Senhor te deu uma ordem? Contra Asquelom, e contra o litoral, é que ele a enviou.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 705

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

705. Sentido Interno

Aqui se trata em particular do 'dilúvio', pelo qual são significadas não somente as tentações que o homem da igreja chamada 'Noach' teve de suportar antes que pudesse ser regenerado, mas também pelo dilúvio é significada a desolação daqueles que não puderam ser regenerados. Tanto as tentações quanto as desolações são comparadas, na Palavra, aos dilúvios ou inundações de águas e são assim chamados.

Em lugar das tentações, em Isaías:

"Por um momento te deixei, e em grandes comiserações te recolherei. Na inundação da ira por um momento escondi de ti as Minhas faces, mas na misericórdia de eternidade terei misericórdia de ti, disse o teu Redentor, Jehovah, pois as águas de Noach, isto para Mim jurei, as águas de Noach não deveriam mais passar sobre a terra. Assim jurei não [Me] irritar contra ti, e não te repreender; aflita e abatida pelas procelas, não consolada." Isaías 54:7-9, 11.

Aí se trata da igreja que deve ser regenerada e das tentações, que são chamadas 'águas de Noach'.

[2] O Senhor mesmo também chama as tentações de inundação, em Lucas:

"Jesus disse: Todo aquele que vem a Mim, e ouve as Minhas palavras e as pratica é semelhante ao homem que edifica a casa, o qual cavou e profundamente penetrou, e pôs o alicerce sobre a pedra, onde, havendo inundação, bateu o rio sobre essa casa, mas não pôde deslocá-la, porque estava fundada sobre a pedra" (Lucas 6:47-48).

Que aqui pela 'inundação' se entendam as tentações, qualquer um pode ver.

Em lugar das desolações, em Isaías:

"O Senhor que faz subir sobre eles águas do rio, fortes e muitas, o rei da Assíria e toda a sua glória, e subiu sobre todas suas correntes, e foi por Judah, inundou e passou, até o pescoço atingirá." (Isaías 8:7-8), onde 'o rei da Assíria' está em lugar das fantasias, os princípios do falso e os raciocínios daí decorrentes, que desolam o homem e desolaram os antediluvianos.

[3] Em Jeremias:

"Assim disse Jehovah: Eis, águas que sobem do norte, e tornar-se-ão corrente que inunda, e inundarão a terra e a sua plenitude, a cidade e os que habitam nela" (Jeremias 47:2-3), onde se trata dos filisteus, pelos quais são representados os que elaboram falsos princípios e daí raciocinam sobre as coisas espirituais, princípios esses que inundam o homem, assim como os antediluvianos. Que tanto as tentações quanto as desolações sejam comparadas na Palavra aos dilúvios ou inundações de águas e sejam assim chamadas, é porque ocorrem de modo semelhante. Há maus espíritos que influem com suas persuasões e princípios dos falsos em que se acham e excitam coisas semelhantes no homem. Mas no homem que é regenerado há tentações e no homem que não é regenerado há desolações.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém