Bible

 

Jeremias 46

Studie

   

1 A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, acerca das nações.

2 Acerca do Egito: a respeito do exército de Faraó-Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates em Carquêmis, ao qual Nabucodonozor, rei de Babilônia, derrotou no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá.

3 Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.

4 Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros! Apresentai-vos com elmos; açacalai as lanças; vesti-vos de couraças.

5 Por que razão os vejo espantados e voltando as costas? Os seus heróis estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há por todos os lados, diz o Senhor.

6 Não pode fugir o ligeiro, nem escapar o herói; para a banda do norte, junto ao rio Eufrates, tropeçaram e caíram.

7 Quem é este que vem subindo como o Nilo, como rios cujas águas se agitam?

8 O Egito é que vem subindo como o Nilo, e como rios cujas águas se agitam; e ele diz: Subirei, cobrirei a terra; destruirei a cidade e os que nela habitam.

9 Subi, ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes: Cuche e Pute, que manejam o escudo, e os de Lude, que manejam e entesam o arco.

10 Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários. A espada devorará, e se fartará, e se embriagará com o sangue deles; pois o Senhor Deus dos exércitos tem um sacrifício na terra do Norte junto ao rio Eufrates.

11 Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios; não há cura para ti.

12 As nações ouviram falar da tua vergonha, e a terra está cheia do teu clamor; porque o valente tropeçou no valente e ambos juntos cairam.

13 A palavra que falou o Senhor a Jeremias, o profeta, acerca da vinda de Nabucodonozor, rei de Babilônia, para ferir a terra do Egito.

14 Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol; proclamai-o também em Mênfis, e em Tapanes; dizei: Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti.

15 Por que está derribado o teu valente? Ele não ficou em pé, porque o Senhor o abateu.

16 Fez tropeçar a multidão; caíram uns sobre os outros, e disseram: Levanta-te, e voltemos para o nosso povo, para a terra do nosso nascimento, por causa da espada que oprime.

17 Clamaram ali: Faraó, rei do Egito, é apenas um som; deixou passar o tempo assinalado.

18 Vivo eu, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos, que certamente como o Tabor entre os montes, e como o Carmelo junto ao mar, assim ele vira.

19 Prepara-te para ires para o cativeiro, ó moradora filha do Egito; porque Mênfis será tornada em desolação, e será incendiada, até que ninguém mais aí more.

20 Novilha mui formosa é o Egito; mas já lhe vem do Norte um tavão.

21 Até os seus mercenários no meio dela são como bezerros cevados; mas também eles viraram as costas, fugiram juntos, não ficaram firmes; porque veio sobre eles o dia da sua ruína e o tempo da sua punição.

22 A sua voz irá como a da serpente; porque marcharão com um exército, e virão contra ela com machados, como cortadores de lenha.

23 Cortarão o seu bosque, diz o Senhor, embora seja impenetrável; porque se multiplicaram mais do que os gafanhotos; são inumeraveis.

24 A filha do Egito será envergonhada; será entregue na mão do povo do Norte.

25 Diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que eu castigarei a Amom de Tebas, e a Faraó, e ao Egito, juntamente com os seus deuses e os seus reis, sim, ao próprio Faraó, e aos que nele confiam.

26 E os entregarei na mão dos que procuram a sua morte, na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, e na mão dos seus servos; mas depois será habitada, como nos dias antigos, diz o Senhor.

27 Mas não temas tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei mesmo de longe, e a tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e ficará tranqüilo e sossegado, e não haverá quem o atemorize.

28 Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o senhor; porque estou contigo; pois destruirei totalmente todas as nações para onde te arrojei; mas a ti não te destruirei de todo, mas castigar-te-ei com justiça, e de modo algum te deixarei impune.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 503

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

503. Agora se dirá o que significa “Egito” na Palavra.

O “Egito” significa o homem natural conjunto ao homem espiritual e então a afeição da verdade e, por conseguinte, a ciência e a inteligência e, no sentido oposto, ele significa o homem natural separado do homem espiritual e, então, o orgulho da própria inteligência e. por conseguinte, a loucura nas coisas espirituais. O “Egito” significa o homem natural conjunto ao homem espiritual e, então, a afeição pela verdade e, em consequência, a ciência e a inteligência, nas seguintes passagens;

“Nesse dia haverá cinco cidades na terra do Egito Jurando a Jehovah Zebaoth. Nesse dia haverá um altar a Jehovah no meio da terra do Egito; então Jehovah se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão Jehovah nesse dia” (Isaías 19:18-21).

“Nesse dia haverá uma vereda do Egito para Aschur, para que venha Aschur ao Egito e o Egito vá a Aschur e os egípcios possam servir com Aschur. Nesse dia Israel será em terceiro ao Egito e a Aschur, uma bênção no meio da terra, que Jehovah Zebaoth abençoará dizendo;

Bendito o Meu povo, o Egito, e Aschur, as obras das Minhas mãos, e Israel, a Minha herança” (Isaías 19:23-25).

O Egito aqui é o natural, Aschur o racional e Israel o espiritual;

estes três fazem o homem da Igreja. Por isso “o rei do Egito foi chamado o filho dos sábios, o filho dos reis da antiguidade, e o Egito foi chamado a pedra angular das tribos” (Isaías 19:11, 13), e se diz de Salomão que “sua sabedoria foi superior à sabedoria dos Egípcios” (1 Reis 4:30) e que “ele tomou para esposa a filha do faraó e levou-a para a cidade de David” (1 Reis 3:1) e que “ele edificou para a filha do faraó uma casa perto do pórtico” (1 Reis 7:8).

[2] Por causa disso também (se diz) que “José foi transportado ao Egito e lá se tornou o dominador de toda a terra” (Génesis 41).

Como o “Egito” significa o homem natural quanto à afeição pela verdade e, por conseguinte, a ciência e a inteligência, por isso “José, o esposo de Maria, foi, por conselho de um anjo, para o Egito com o Senhor Infante” (Mateus 2:14, 15). de acordo com a predição:

“Quando Israel era Jovem, Eu o amei e do Egito chamei o Meu filho” (Oséias 11:1).

“Fizeste partir uma vinha do Egito, plantaste-a e fizeste enraizar as suas raízes” (Salmo 80:8, 9), pois o homem nasce natural, torna-se racional e depois espiritual, assim “uma vinha do Egito é plantada e enraizada”.

Por causa dessa representação, “Abraão viajou no Egito” (Gênesis 12:10 e seguintes) e “Jacob com seus filhos recebeu ordem para ir ao Egito e eles moraram lá” (Génesis 46 e seguintes). É por isso também que a terra de Canaã, pela qual é significada a Igreja, é descrita quanto à sua extensão “até o rio do Egito” (Gênesis 15:18; 1 Reis 4,21, Miquéias 7:12) e o Egito é comparado ao “Jardim do Edem, Jardim de Deus” (Ezequiel 31:2, 8, Gênesis 13:10) e as ciências do homem natural são denominadas “as coisas desejáveis do Egito” (Daniel 11:43) e “fino linho em bordado do Egito” (Ezequiel 27:7). (Essa representação) se encontra em muitas outras passagens em que se. nomeia o Egito, no bom sentido, como Isaías 27:12, 13, Ezequiel 29:13-16 — Ézequiel 31;

l a 8 — Oséias 11:11, Zacarias 10:10, 11

Zacarias 14:16-18, Salmo 68:31, 32; 2

Reis 19:23, 24.

[3] No sentido oposto, o “Egito” significa o homem natural separado do homem espiritual e então o orgulho da própria inteligência e, por conseguinte, a loucura nas coisas espirituais, como nas seguintes passagens:

“Porque se elevou o coração de Faraó em sua altivez e cresceu seu cimo entre o emaranhado; cortá-lo-ão os estranhos e o derribarão. No dia em que descer ao inferno, cobrirei sobre ele o abismo e jazer á no meio dos incircuncisos” (Ezequiel 31:10-18).

“Serão destruídos os alicerces do Egito, descerá a soberba da sua força e serão devastadas as suas cidades; no meio das cidades desoladas porei fogo no Egito, dispersarei o Egito entre as nações e dispersá-los-ei nas terras”. (Ezequiel 30:1-26) “Ai dos que descem no Egito por socorro e não olham para o Santo de Israel, porque o Egito é homem e não Deus e seus cavalos carne e não espírito” (Isaías 31:1, 3).

“O Egito, como um rio, sobe. Disse: subirei, cobrirei a terra e a destruirei. Subi cavalos, agitai-vos ó carros; devorar-vos-á a espada e se embriagará no sangue; não há cura para ti” (Jeremias 46:2, 8-11).

“Como dizeis a Faraó: Eu sou filho dos sábios e dos reis da antiguidade? Onde estão agora os teus sábios? Que eles os reconheçam; insensatos tornaram-se os príncipes de Zoan; seduziram o Egito, a pedra angular das tribos. Para o Egito não haverá trabalho que faça cabeça e cauda” (Isaías 19:1-17).

“Profetiza contra o Egito: Baleia grande, que deitas no meio dos teus rios. Porque disseste o rio é meu e eu o fiz para mim, por Isso porei harpões nos teus queixos e farei atar os peixes dos teus rios

às tuas escamas e te deixarei no deserto e por isso a terra do Egito será feita solidão e devastação” (Ezequiel 29:1-12).

(E em outros lugares como Isaías 30:2, 7; Jeremias 2:17, 18, 36; Jeremias 42:13-18; Ezequiel 16:26, 28, 29; Ezequiel 23:2-33; Oséias 7:11, 13, 16; Oséias 9:1, 3, 6; Oséias 11:5; Oséias 12:1; Joel 3:19; Lamentações 5:2, 4, 6, 8;

Deuteronõmio 17:16; 1 Reis 14:25, 26; 2 Reis 18:21).

[4] Como os Egípcios se tornaram assim, eles foram devastados quanto a todos os bens e a todas as verdades da Igreja. Suas devastações são descritas pelos milagres que lá foram feitos e que foram as pragas, e significavam as cobiças do homem natural separado do homem espiritual, que age unica- mente pela própria inteligência e pelo orgulho dela procedente, As pragas significativas dg suas cobiças eram:

” As águas no rio foram mudadas em sangue, de modo que os peixes morriam e o rio fedia” (Êxodo 7).

“Dos rios e dos tanques sairam rãs sobre a terra do Egito; o pó da terra transformou-se em piolhos; um bando de moscas daninhas foi mandado” (Êxodo 8).

“Uma úlcera expondo pústulas veio sobre o homem e sobre a besta;

choveu saraiva mesclada de fogo” (Êxodo 9).

“O gafanhoto foi mandado; houve trevas espessas em toda a terra do Egito” (Êxodo 10).

“Todos os primogénitos da terra do Egito morreram” (Êxodo 12) .

“Finalmente, os egípcios foram submergidos no mar dd Suph” (Êxodo 14).

Pelo mar de Suph (mar Vermelho) é significado o inferno. Quanto ao que é significado especificamente por cada praga, veja-se no livro ARCANOS CELESTES, publicado em Londres, a explicação.

Pelo exposto, vê-se claramente o que é significado pelas “pragas e doenças do Egito’’ (Deuteronômio 7:15, 28:60); e o que é significado por “ser submergido pelo rio do Egito” (Amós 8:8, 9:5); e daí pode saber-se por que o Egito é chamado “terra da servidão” (Miquéias 6:4;) “terra de Cham” (Salmo 106:22) e “fornalha de ferro” (Deuteronômio 4:20 e 1 Reis 8:51).

[5] O “Egito” significa não somente a inteligência mas também a loucura nas coisas espirituais, porque a Antiga Igreja, que se estendera em muitos reinos da Ásia, esteve também no Egito e, então, os egípcios cultivaram, mais do que todos os outros povos, a ciência das correspondências entre as coisas espirituais e as coisas naturais, como é evidente pelos seus hieróglifos; mas, quando neles essa ciência foi mudada em magia e se tornou idolatria, a sua inteligência nas coisas espirituais tornou-se loucura; daí, o “Egito”, no sentido oposto, significar essa loucura. Por essas explicações, pode-se ver o que se entende peia “cidade grande que é chamada espiritualmente Sodoma e Egito”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987