Bible

 

Oséias 4

Studie

   

1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.

2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.

3 Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.

4 Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda; pois é contigo a minha contenda, ó sacerdote.

5 Por isso tu tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.

6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

7 Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.

8 Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele.

9 Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras.

10 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar para o Senhor.

11 A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram o entendimento.

12 O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus.

13 Sacrificam sobre os cumes dos montes; e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, do álamo, e do terebinto, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.

14 Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque os homens mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.

15 Ainda que tu, ó Israel, te queiras prostituir contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Ávem nem jureis, dizendo: Vive o Senhor.

16 Porque como novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.

17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.

18 Acabando eles de beber, lançam-se à luxúria; certamente os seus príncipes amam a vergonha.

19 Um vento os envolveu nas suas asas; e eles se envergonharão por causa dos seus sacrifícios.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 643

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

643. Quanto ao que concerne, pois, à significação mesma dos vocábulos, como que "madeiras gofer" signifiquem as concupiscências, e "compartimentos" signifiquem uma e outra parte do homem, pode-se ver pela Palavra. A madeira gofer é uma madeira abundante em enxofre, como o abeto e muitas de seu gênero. Por causa do enxofre, é dito que ela significa as concupiscências, porque facilmente pega fogo. Os antiqüíssimos compararam e assemelharam as coisas que se acham no homem ao ouro, à prata, ao bronze, ao ferro, à pedra e à madeira; seu celeste íntimo ao "ouro," o celeste inferior ao "bronze," e o íntimo daí ou corpóreo à "madeira." Mas o espiritual íntimo compararam e assemelharam à "prata," o espiritual inferior ao "ferro," e o ínfimo daí à "pedra." Quando essas coisas são nomeadas na Palavra, são significadas aquelas no sentido interno, como em Isaías:

"Por bronze trarei ouro, e por ferro trarei prata, e, por madeira, bronze, e, por pedras, ferro; e porei por teu censo a paz, e por teus exatores a justiça" (Isaías 60:17);

aí se trata do reino do SENHOR, onde não há tais metais, mas as coisas celestiais e espirituais, quais coisas são aí significadas. Isso se vê claramente também pelo fato de se dizer "paz e justiça." Aí, "o ouro, o bronze e a madeira" se correspondem, e significam as coisas celestes ou voluntárias, como foi dito; e "a prata, o ferro e a pedra" se correspondem, e significam as coisas espirituais ou do entendimento.

[2] Em Ezequiel:

"Serão saqueadas as tuas riquezas, e depredadas as tuas mercadorias; tuas pedras e tua madeira" (Ezequiel 26:12);

que "riquezas e mercadorias" não signifiquem riquezas e mercadorias mundanas, mas celestes e espirituais, vê-se claramente. Assim também as pedras e a madeira, onde as "pedras" são as coisas que pertencem ao entendimento, e "madeira" as que são da vontade.

Em Habacuque:

"A pedra clama da parede, e a trave responde da madeira" (Habacuque 2:11);

a "pedra" é o ínfimo do entendimento, e a "madeira" o ínfimo da vontade, que responde quando algo é tirado do conhecimento dos sentidos.

No mesmo:

"Ai daquele que diz à madeira: Acorda, e à pedra silente: Levanta. Ela ensinará. Eis aqui, gravado com ouro e prata, e nenhum espírito em seu meio. Mas JEHOVAH está no templo de Sua santidade" (Habacuque 2:19-20);

aqui, também, "madeira" está em lugar da cobiça, "pedra," do entendimento ínfimo; por isso a esta é atribuído "estar em silêncio" e "ensinar." Que "não há espírito em seu meio" significa que nada representa de espiritual e celeste. É como num templo, onde a pedra e a madeira, bem como o ouro e a prata a eles ligados, nada pensam a respeito das coisas que eles representam.

[3] Em Jeremias:

"Nossas águas por prata bebemos, nossas madeiras vêm por preço" (Lamentações 5:4), onde "águas e prata" significam as coisas que são do entendimento e a "madeira" as que são da vontade.

No mesmo:

..."Os que dizem à madeira: Tu és meu pai! E à pedra: Tu nos geraste" (Jeremias 2:27);

aí, a "madeira" está em lugar da cobiça, que é da vontade, pela qual há a concepção; e a "pedra" em lugar do conhecimento dos sentidos, pelo qual há a geração. Daí haver, aqui e acolá, nos Profetas, a expressão "servir à madeira e à pedra" em lugar das esculturas de madeira e pedra, pela qual é significado que serviriam às cobiças e às fantasias; também por "cometer adultério com a madeira e a pedra," como emJeremias 3:9.

Em Oséias:

"O povo interroga à sua madeira, e o seu cajado lhe indica, porque um espírito de escortação o seduz" (Oséias 4:12),

em lugar de interrogar a escultura de madeira ou às cobiças.

[4] Em Isaías:

"Preparada desde ontem, a tophete, sua fogueira de fogo e muita madeira, o sopro de JEHOVAH como um rio de enxofre ardente" (Isaías 30:33);

aqui, "fogo, enxofre e madeira" estão em lugar das cobiças horrendas. A "madeira" significa em geral as coisas que são os ínfimos da vontade; a "madeira preciosa," como o cedro e similares, significa os bens, como a madeira de cedro no templo, como a madeira de cedro aplicada na purificação da lepra (Levítico 14:4, 6-7), e a madeira atirada nas águas amargas em Marah (Êxodo 15:25), das quais se falará, pela Divina misericórdia do Senhor, nesses lugares. Ao contrário, a "madeira não preciosa" e que se tornava escultura, como a que se usava para fogueira e outras similares, significam as cobiças, como, aqui, a madeira gofer por causa do enxofre.

Como em Isaías:

"Dia da vingança de JEHOVAH; os seus rios serão convertidos em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra estará em pez ardente" (Isaías 34:9);

a "pez" está em lugar das medonhas fantasias, o "enxofre" em lugar das horrendas cobiças.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém