Bible

 

Gênesis 9

Studie

   

1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.

2 Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues.

3 Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.

4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.

6 Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem.

7 Mas vós frutificai, e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.

8 Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele:

9 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós,

10 e com todo ser vivente que convosco está: com as aves, com o gado e com todo animal da terra; com todos os que saíram da arca, sim, com todo animal da terra.

11 Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

12 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas:

13 O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra.

14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens,

15 então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

16 O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra.

17 Disse Deus a Noé ainda: Esse é o sinal do pacto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.

18 Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.

19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra.

20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.

21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.

22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.

23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.

24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;

25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

28 Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.

29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos; e morreu.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1071

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1071. Que 'bebeu vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé vê-se pela significação de 'vinho'. Como foi mostrado, a 'vinha' ou 'videira' é a igreja espiritual, ou o homem da igreja espiritual; a 'uva', os 'respigos' e os 'cachos' são os seus frutos e significam a caridade e as coisas que pertencem à caridade. O 'vinho', porém , significa a fé daí e toda as coisas que pertencem à fé. Assim, 'uva' é o celeste dessa igreja, e o 'vinho' é o espiritual dessa igreja. Aquele, ou o celeste, como foi dito muitas vezes, pertence à vontade, e este, ou o espiritual, pertence ao entendimento. Que 'bebeu do vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé e, de fato, por meio de raciocínios, vê-se do fato de que 'ficou embriagado', isto é, caiu em erros. Porque o homem dessa igreja não teve percepção alguma, como teve o homem da Igreja Antiquíssima, mas, devia aprender o que são o bem e o vero pelos doutrinais da fé oriundos da percepção da Igreja Antiquíssima, coligidos e conservados, doutrinais esses que eram a Palavra da Igreja Antiga. Os doutrinais da fé, como a Palavra, sem a percepção, em muitas coisas eram tais que não podiam ser cridos, porque as coisas espirituais e celestes transcendem infinitamente a compreensão humana, assim, o raciocínio. Mas aquele que não quer crer alguma coisa antes que a compreenda, nunca pode crer, como se mostrou muitas vezes nos números 128-130, 195, 19, 6 215, 232, 233. Que as 'uvas', na Palavra, signifiquem a caridade e as coisas que são da caridade, e que o 'vinho' signifique a fé e, assim, as coisas que são da fé, pode se ver pelas seguintes passagens, como Isaías:

"Meu dileto teve uma vinha num chifre do filho do óleo; esperou que desse uvas, mas deu [frutos] silvestres" (Isaías 5:1-2, 4), onde as 'uvas' estão em lugar da caridade e seus frutos.

Em Jeremias:

"Reunindo os reunirei, dito de Jehovah; não há uvas na videira, e não há figos na figueira" (Jeremias 8:13);

A 'videira' está em lugar da igreja espiritual, as 'uvas', em lugar da caridade.

Em Oséias:

"Como uvas no deserto achei Israel; como uma primícia na figueira, com seu c meço, vi os vossos pais" (Oséias 9:10);

'Israel' está em lugar da Igreja Antiga, a 'uva' em lugar da caridade de que foram dotados; no sentido oposto, quando Israel está em lugar dos filhos de Jacob.

Em Miquéias:

"Não há cacho para comer; minha alma desejou a primícia; pereceu da terra o santo, e não há reto entre o homem" (Miquéias 7:1);

O 'cacho' está em lugar da caridade ou do que é santo, e a 'primícia' em lugar da fé, ou o que é reto.

[3] Em Isaías:

"Assim disse Jehovah: Como se acha mosto em um cacho e se diz: Não o estrague, porque há bênção nele" (Isaías 65:8);

O 'cacho' está em lugar da caridade, o 'mosto' em lugar da caridade do bem e, daí, dos veros.

Em Moisés:

"Lavou no vinho a vestimenta, e no sangue das uvas o seu manto [velamen]" (Gênesis 49:11),

Uma profecia a respeito do Senhor. O 'vinho' está em lugar do espiritual proveniente do celeste, o 'sangue das uvas' em lugar do celeste relativamente à igreja espiritual; assim, as 'uvas' estão em lugar da caridade mesma, o 'vinho' em lugar da fé mesma.

Em João:

"O anjo disse: Lança a foice afiada e vindima os cachos da terra, porque as suas uvas amadureceram" (Revelação 14:18);

Aí se trata dos últimos tempos, quando não há fé, isto é, quando não há caridade, pois não há outra fé não senão a da caridade, e é essencialmente a caridade mesma. Por isso, quando se diz que não há mais fé, como nos últimos tempos, entende-se que não há caridade.

[4] Como as 'uvas' significam a caridade, assim o 'vinho' significa a fé daí, pois o vinho vem das uvas, o que se pode ver pelas passagens citadas agora e anteriormente, onde se trata da vinha e da videira, como também pelas que se seguem.

Em Isaías:

"Foi arrebatada a alegria, e a exultação do Carmelo, e não se canta nas vinhas nem se regozija; o vinho nos lagares não é pisado pelo que pisa; fiz cessar o hedad13" (Isaías 16:10),

Em lugar da igreja espiritual que foi devastada, a qual é o 'Carmelo'; o 'não haver quem pisa o vinho nos lagares' que não há mais quem esteja na fé.

No mesmo:

"Serão queimados os habitantes da terra, e o homem deixado será pouco; pranteará o mosto, definhará a videira; não beberão vinho em cântico; amarga será a bebida forte para os que a beberem; há clamor nas ruas por causa do vinho" (Isaías 24:6-7, 9, 11),

A respeito da igreja espiritual devastada; aí, o 'vinho' está em lugar dos veros da fé, que são tidos como sem importância.

Em Jeremias:

"Dirão às suas mães: Onde [estão] o frumento e o vinho? Quando desfalecem como traspassados nas ruas da cidade" (Lamentações 2:12),

'onde [estão] o frumento e o vinho' significa onde estão o amor e a fé; as 'ruas da cidade' significam, aqui e em outras passagens na Palavra, as verdades; os 'traspassados ali' significa que se sabe o que são os veros da fé.

[5] Em Amós:

"Retirarei o cativeiro de Meu povo Israel, e edificarão as cidades desoladas, e habitarão, e plantarão vinhas e beberão o vinho delas" (Amós 9:14),

A respeito da igreja espiritual ou Israel, da qual se diz 'plantar vinhas e beber vinho' quando se torna tal que tem a fé oriunda da caridade.

Em Sofonias:

"Edificarão casas, mas não habitarão, e plantarão vinhas, mas não beberão o vinho delas" (Sofonias 1:13; Amós 5:11);

Em sentido contrário, quando a igreja espiritual está devastada.

Em Zacarias:

"Serão como o poderoso Efraim, e o coração deles se alegrará, como pelo vinho, e verão os seus filhos e se alegrarão" (Zacarias 10:7);

Aí se trata da casa de Judah, que é assim pelos bens e veros da fé.

Em João:

Que não causassem dano ao óleo e ao vinho (Revelação 6:6),

Em lugar de que não o fizessem ao celeste e espiritual, ou às coisas que pertencem ao amor e à fé.

[6] Como o 'vinho' significa a fé no Senhor, também na Igreja Judaica a fé era representada nos sacrifícios pela libação de vinho, a cujo se respeito se trata em Números 15:2-15; 28:11-15, 18-31; 29:7-39; Levítico 23:12-13; Êxodo 29:40. Por isso se diz assim em Oséias:

"A eira e o lagar não os apascentarão, e o mosto mentirá nela; não habitarão na terra de Jehovah, e Efraim voltará ao Egito, e na Assíria comerão o que é imundo; não farão a Jehovah libação de vinho; não serão gratos a Ele" (Oséias 9:2-4), onde se trata de Israel ou igreja espiritual e daqueles ali que pervertem e contaminam as coisas santas e os veros da fé pelo fato de quererem investiga-los por meio de conhecimentos e raciocínios; o 'Egito' é o conhecimento, a 'Assíria' é o raciocínio e 'Efraim" é aquele que raciocina.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém