Bible

 

Gênesis 8

Studie

   

1 Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir.

2 Cerraram-se as fontes do abismo e as janelas do céu, e a chuva do céu se deteve;

3 as águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinqüenta dias começaram a minguar.

4 No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Arará.

5 E as águas foram minguando até o décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.

6 Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que havia feito na arca;

7 soltou um corvo que, saindo, ia e voltava até que as águas se secaram de sobre a terra.

8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra;

9 mas a pomba não achou onde pousar a planta do , e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.

10 Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca.

11 Â tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

12 Então esperou ainda outros sete dias, e soltou a pomba; e esta não tornou mais a ele.

13 No ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca: e olhou, e eis que a face a terra estava enxuta.

14 No segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

15 Então falou Deus a Noé, dizendo:

16 Sai da arca, tu, e juntamente contigo tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos.

17 Todos os animais que estão contigo, de toda a carne, tanto aves como gado e todo réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os para fora contigo; para que se reproduzam abundantemente na terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra.

18 Então saiu Noé, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos;

19 todo animal, todo réptil e toda ave, tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias, saiu da arca.

20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.

21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.

22 Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 921

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

921. Que 'edificou Noach um altar a Jehovah' signifique o representativo do Senhor vê-se pelo que se disse há pouco. Todos os ritos da Igreja Antiga eram representativos do Senhor, assim também os ritos da Igreja Judaica, mas o principal representativo foi depois o altar e, também, o holocausto, que, como era feito com bestas limpas e aves limpas, representava tal como significava: as bestas limpas, os bens da caridade, e as aves limpas, os veros da fé. Quando estas eram oferecidas, significavam na Antiga Igreja que se ofereciam ao Senhor as ofertas daí. Nenhuma outra coisa se pode oferecer ao Senhor senão a gratidão a Ele. Contudo, os descendentes, como os gentios e, também, os judeus, perverteram essas coisas, e nem mesmo sabiam que elas eram significativas, pondo o culto somente nos externos.

[2] Que o 'altar' tenha sido o principal representativo do Senhor pode-se ver também pelo fato de que os altares foram instituídos antes dos demais rituais, antes de a arca ser construída e antes de o templo ser edificado, mesmo entre as nações. Isto se vê a respeito de Abrão, que, quando chegou ao monte, ao oriente de Bethel,

Ergueu um altar e invocou o nome de Jehovah (Gênesis 12:8);

Foi-lhe ordenado que oferecesse Isaac em sacrifício sobre o altar (Gênesis 22:2, 9);

Jacob edificou um altar em Luz ou Bethel (Gênesis 35:6-7);

Moisés edificou um altar ao pé do Monte Sinai e sacrificou (Gênesis 35:6-7).

Isto foi antes de os sacrifícios serem instituídos e antes de a arca ser construída, donde o culto foi depois prestado no deserto. Que, semelhantemente, tenha havido altares entre as nações vê-se por Balaam,

Que disse a Balach que edificasse sete altares e preparasse sete bois e sete carneiros (Números 23:1-7, 14-18, 29-30),

E também, que foi ordenado que os altares das nações fossem destruídos, como em Deuteronômio 7:5 e Juízes 2:2. Por isso, o culto Divino por meio de altares e sacrifícios não era algo novo quando instituído entre os judeus. De fato, os altares eram edificados antes de saberem matar bois e gados sobre eles; na verdade, era um memorial.

[3] Que os 'altares' signifiquem o representativo do Senhor e os 'holocaustos' o culto a Ele daí, vê-se claramente nos Profetas e em Moisés a respeito de Levi, que tinha o sacerdócio:

"Ensinarão os Teus juízos a Jacob, e a Tua lei a Israel; porão incenso em Tuas narinas, e todo (holocausto) sobre o Teu altar" (Deuteronômio 33:10),

Em lugar de tudo do culto; que 'ensinariam os juízos a Jacob e a lei a Israel', em lugar do culto interno; que 'poriam incenso nas narinas e o todo sobre o altar', em lugar do culto externo correspondente, assim, em lugar de todo culto.

Em Isaías:

"Naquele dia o homem olhará para o seu Feitor, e os seus olhos olharão para o santo de Israel; e não olhará para os altares, obras de suas mãos" (Isaías 17:7-8), onde 'olhar para os altares' significa claramente o culto representativo em geral, que seria abolido.

No mesmo:

"Naquele dia o altar de Jehovah estará no meio da terra do Egito, e uma estátua junto ao seu limite, a Jehovah" (Isaías 19:19);

Aí também, o 'altar está em lugar do culto externo.

[4] Em Jeremias:

"O Senhor abandonou o Seu altar, detestou o Seu santuário" (Lamentações 2:7);

O 'altar' está em lugar do culto representativo, que se tornou idolátrico.

Em Oséias:

"Efraim multiplicou altares para pecar; para ele, altares foram para pecar" (Oséias 8:11);

Os 'altares' aí estão em lugar de todo representativo separado do interno e, assim, em lugar do que é idolátrico.

No mesmo:

"Serão destruídos os altos de Aven, pecado de Israel; espinhos e cardos subirão sobre os seus altares" (Oséias 10:8);

Aí, também, os 'altares' estão em lugar do culto idolátrico.

Em Amós:

"No dia em que Eu visitar as prevaricações de Israel sobre ele, também visitarei os altares de Bethel, e serão cortados os chifres do altar" (Amós 3:14), onde também os 'altares' estão em lugar do representativo que se tornou idolátrico.

[5] Em David:

"Conduzam-me ao monte de Tua santidade, e aos Teus habitáculos, e irei ao altar de Deus, a Deus, a alegria de minha exultação" (Salmos 43:3-4), onde o 'altar' está claramente em lugar do Senhor. Assim, a construção do altar na Igreja Antiga e na Judaica era um representativo do Senhor. Como o culto ao Senhor era prestado principalmente por meio de holocaustos e sacrifícios e, assim, estes significavam principalmente o culto representativo, daí se vê que o altar mesmo significa o representativo mesmo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém