Bible

 

Ezequiel 5

Studie

   

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

2 A terça parte, queimá-la-ás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; tomarás outra terça parte, e com uma espada feri-la-ás ao redor da cidade; e espalharás a outra terça parte ao vento; e eu desembainharei a espada atrás deles.

3 E tomarás deles um pequeno número, e atá-los-ás nas bordas da tua capa.

4 E ainda destes tomarás alguns e, lançando-os no meio do fogo, os queimarás no fogo; e dali sairá um fogo contra toda a casa de Israel.

5 Assim diz o Senhor Deus: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações, estando os países ao seu redor;

6 ela, porém, se rebelou perversamente contra os meus juízos, mais do que as nações, e os meus estatutos mais do que os países que estão ao redor dela; porque rejeitaram as minhas ordenanças, e nao andaram nos meus preceitos.

7 Portanto assim diz o Senhor Deus: Porque sois mais turbulentos do que as nações que estão ao redor de vós, e não tendes andado nos meus estatutos, nem guardado os meus juízos, e tendes procedido segundo as ordenanças das nações que estão ao redor de vós;

8 por isso assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, sim, eu, estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti aos olhos das nações.

9 E por causa de todas as tuas abominações farei sem ti o que nunca fiz, e coisas às quais nunca mais farei semelhantes.

10 portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e todos os que restarem de ti, espalhá-los-ei a todos os ventos.

11 Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, pois que profanaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis, e com todas as tuas abominações, também eu te diminuirei; e não te perdoarei, nem terei piedade de ti.

12 uma terça parte de ti morrerá da peste, e se consumirá de fome no meio de ti; e outra terça parte cairá à espada em redor de ti; e a outra terça parte, espalha-la-ei a todos os ventos, e desembainharei a espada atrás deles.

13 Assim se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor, e me consolarei; e saberão que sou eu, o Senhor, que tenho falado no meu zelo, quando eu cumprir neles o meu furor.

14 Demais te farei uma desolação, e objeto de opróbrio entre as nações que estão em redor de ti, à vista de todos os que passarem.

15 E isso será objeto de opróbrio e ludíbrio, e escarmento e espanto, às nações que estão em redor de ti, quando eu executar em ti juízos com ira, e com furor, e com furiosos castigos. Eu, o Senhor, o disse.

16 Quando eu enviar as malignas flechas da fome contra eles, flechas para a destruição, as quais eu mandarei para vos destruir; e aumentarei a fome sobre vós, e tirar-vos-ei o sustento do pão.

17 E enviarei sobre vós a fome e feras, que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o Senhor, o disse.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 588

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

588. Mas que seja atribuído ao SENHOR o fato de ter-Se "arrependido e doído até o coração" é porque, assim, parece como inerente a toda misericórdia humana. Por isso, aqui está conforme a aparência, como se fala muitas vezes em outros lugares na Palavra. Ninguém pode saber o que é a misericórdia do SENHOR, porque ela transcende infinitamente todo entendimento do homem. Mas o homem conhece o que é a misericórdia do homem, que é arrependimento e dor. E, a não ser que o homem obtenha alguma idéia da misericórdia por meio de outra afeição cuja qualidade conheça, não pode pensar outra coisa nem ser instruído. Esta é a razão pela qual propriedades humanas são muitas vezes predicadas a JEHOVAH ou aos atributos do SENHOR, tais como, que JEHOVAH ou o SENHOR castiga, induz em tentação, condena e Se enfurece, quando todavia Ele jamais castiga a ninguém, não induz pessoa alguma à tentação, nem condena jamais a alguém, e nunca Se enfurece. Por isso, uma vez que tais coisas são atribuídas ao SENHOR, segue-se que também o arrependimento e a dor são atribuídos, pois a predicação de um é seguida pela predicação do outro, como se vê claramente por estes lugares na Palavra:

[2] em Ezequiel:

"Será consumada minha Ira; farei repousar Minha inflamação, e arrepender-Me-ei" (Ezequiel 5:13);

onde se atribui a Ele o "arrependimento," porque a "ira" e a "inflamação" são atribuídas.

Em Zacarias:

"Do mesmo modo que pensei fazer mal, quando vossos pais Me excitaram a ira, disse JEHOVAH Zebaoth, e não Me arrependi, assim de novo pensarei naqueles dias fazer bem a Jerusalém e à casa de Jehudah" (Zacarias 8:14-15);

onde se diz que "JEHOVAH tenha pensado fazer o mal," quando todavia nunca pode fazer mal algum, mas o bem a todos e a cada um.

Em Moisés, quando suplicava as faces de JEHOVAH:

"Volta-te da inflamação de tua ira, e arrepende-Te a respeito do mal do teu povo; ... e arrependeu-Se JEHOVAH a respeito do mal, que falara em fazer ao Seu povo" (Êxo. Zacarias 32:12, 14);

aí também é atribuída a JEHOVAH a "inflamação da ira," consequentemente, o arrependimento.

Em Jonas:

"O Rei de Nínive [disse]: Quem sabe, DEUS volte atrás e Se arrependa, e Se voltará do ardor de Sua ira, e não pereceremos? " (Jonas 3:9);

Semelhantemente, o arrependimento é atribuído por causa da ira.

[3] Em Oséias:

"Convertido está em Mim o Meu coração, ao mesmo tempo aqueceram-se Meus arrependimentos; não farei em inflamação a Minha ira" (Oséias 11:8-9);

onde se trata, semelhantemente, do coração, em que se tinham "aquecido os arrependimentos," como antes, que tinha "doído até o coração." Os "arrependimentos" estão, claramente, em lugar de muita misericórdia. Semelhantemente, em Joel:

"Convertei-vos a JEHOVAH, vosso DEUS, porque compassivo e misericordioso Ele é. longânimo e abundante em misericórdia, e que se arrepende do mal" (Joel 2:13), onde também se vê claramente que "arrepender" significa a misericórdia.

Em Jeremias:

"Talvez ouçam e voltem atrás, o varão de seu caminho tortuoso, e Me arrependa do mal" (Jeremias 26:3);

em lugar de "ter compaixão." No mesmo:

"Se esta nação se converter de seu mal... arrepender-Me-ei a respeito do mal" (Jeremias 18:8);

onde também "arrepender" é "ter compaixão" se eles se converterem. Porque o homem é quem se afasta da misericórdia do SENHOR, nunca o SENHOR do homem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém