Bible

 

Ezequiel 48

Studie

   

1 São estes os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, até a entrada de Hamate, até Hazar-Enom, junto ao termo setentrional de Damasco, defronte de Hamate, com as suas fronteiras estendendo-se do oriente ao ocidente, terá uma porção.

2 Junto ao termo de , desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Aser terá uma porção.

3 Junto ao termo de Aser, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Naftali terá uma porção.

4 Junto ao termo de Naftali, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Manasses terá uma porção.

5 Junto ao termo de Manassés, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Efraim terá uma porção.

6 Junto ao termo de Efraim, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Rúben terá uma porção.

7 Junto ao termo de Rúben desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Judá terá uma porção.

8 Junto ao termo de Judá, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, será a oferta que haveis de fazer de vinte e cinco mil canas de largura, e do comprimento de cada uma das porções, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental. O santuário estará no meio dela.

9 A oferta que haveis de fazer ao Senhor será do comprimento de vinte e cinco mil canas, e da largura de dez mil.

10 Será para os sacerdotes uma porção desta santa oferta, medindo para o norte vinte e cinco mil canas de comprimento, para o ocidente dez mil de largura, para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o santuário do Senhor estará no meio dela.

11 Sim, será para os sacerdotes consagrados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas.

12 E o oferecido ser-lhes-á repartido da santa oferta da terra, coisa santíssima, junto ao termo dos levitas.

13 Também os levitas terão, consoante o termo dos sacerdotes, vinte e cinco mil canas de comprimento, e de largura dez mil; todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura dez mil.

14 E não venderão nada disto nem o trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santo ao Senhor.

15 Mas as cinco mil, as que restam da largura, defronte das vinte e cinco mil, ficarão para uso comum, para a cidade, para habitação e para arrabaldes; e a cidade estará no meio.

16 E estas serão as suas medidas: a fronteira setentrional terá quatro mil e quinhentas canas, e a fronteira do sul quatro mil e quinhentas, e a fronteira oriental quatro mil e quinhentas, e a fronteira ocidental quatro mil e quinhentas.

17 Os arrabaldes, que a cidade terá, serão para o norte de duzentas e cinqüenta canas, e para o sul de duzentas e cinqüenta, e para o oriente de duzentas e cinqüenta, e para o ocidente de duzentas e cinqüenta.

18 E, quanto ao que ficou do resto no comprimento, de conformidade com a santa oferta, será de dez mil para o oriente e dez mil para o ocidente; e corresponderá à santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem a cidade.

19 E os que servem a cidade, dentre todas as tribos de Israel, cultivá-lo-ão.

20 A oferta inteira será de vinte e cinco mil canas por vinte e cinco mil; em quadrado a oferecereis como porção santa, incluindo o que possui a cidade.

21 O que restar será para o príncipe; desta e da outra banda da santa oferta, e da possessão da cidade; defronte das vinte e cinco mil canas da oferta, na direção do termo oriental, e para o ocidente, defronte das vinte e cinco mil, na direção do termo ocidental, correspondente às porções, isso será a parte do príncipe; e a oferta santa e o santuário do templo estarão no meio.

22 A possessão dos levitas, e a possessão da cidade estarão no meio do que pertencer ao príncipe. Entre o termo de Judá e o termo de Benjamim será a porção do príncipe.

23 Ora quanto ao resto das tribos: desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Benjamim terá uma porção.

24 Junto ao termo de Benjamim, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Simeão terá uma porção.

25 Junto ao termo de Simeão, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Issacar terá uma porção.

26 Junto ao termo de Issacar, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Zebulom terá uma porção.

27 Junto ao termo de Zebulom, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Gade terá uma porção.

28 Junto ao termo de Gade, na fronteira sul, para o sul, o termo será desde Tamar até as águas de Meribate-Cades, até o Ribeiro do Egito, e até o Mar Grande.

29 Esta é a terra que sorteareis em herança para as tribos de Israel, e são estas as suas respectivas porções, diz o Senhor Deus.

30 E estas são as saídas da cidade: da banda do norte quatro mil e quinhentos côvados por medida;

31 e as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel; três portas para o norte; a porta de Rúben a porta de Judá, e a porta de Levi.

32 Da banda do oriente quatro mil e quinhentos côvados, e três portas, a saber: a porta de José, a porta de Benjamim, e a porta de .

33 Da banda do sul quatro mil e quinhentos côvados, e três portas: a porta de Simeão, a porta de Issacar, e a porta de Zebulom.

34 Da banda do ocidente quatro mil e quinhentos côvados, e as suas três portas: a porta de Gade, a porta de Aser, e a porta de Naftali.

35 Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá.

   

Ze Swedenborgových děl

 

O Céu E o Inferno # 197

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 603  
  

197. Assim é que, na Palavra, pelos lugares, espaços e por todas as coisas que têm algo do espaço, são significadas coisas que pertencem ao estado, assim como por "distâncias", "próximo", "longe", "caminhos", "idas", "peregrinações", "milhas", "estádios", "campos", "campinas", "jardins", "cidades", "praças"', como também por "movimento" e pelas "medidas" de diversos gêneros; por "longo", "largo", "alto", "profundo" e por outras coisas inumeráveis. Porque a maior parte das coisas que, no homem, vêm do mundo a seu pensamento, tira algo do espaço e do tempo. Quero citar, somente de passagem o que, na Palavra, significam o "comprimento", a "largura" e a "altura". No mundo, chama-se comprido e largo o espaço que é comprido e largo; semelhantemente, o alto. Mas, no céu, onde não se pensa segundo o espaço, pelo "comprimento" se entende o estado do bem, pela "largura" o estado do vero e pela "altura" a diferença desses segundo os graus (de que se tratou acima, n. 38). A razão de se entenderem tais coisas por essas três dimensões é porque o comprido, no céu, é do oriente ao ocaso e aí se acham os que estão no bem do amor; o largo, no céu, é do sul ao norte e aí se acham os que estão nos veros provenientes do bem (veja-se acima, n. 148); e o alto, no céu, é um e outro segundo os graus. Por isso é que, na Palavra, pelo "comprimento", pela "largura" e pela "altura" são significadas tais coisas, como em Ezequiel, desde o capítulo 40 até o 48, onde, pelas medidas quanto ao comprimento, largura e altura é descrito o novo templo e a nova terra, com os átrios, salas, pórticos, janelas, portas e arredores, pelo que é significada a nova igreja e os bens e veros que há ali. De outro modo, para que seriam todas essas medidas? De modo semelhante é descrita a Nova Jerusalém no Apocalipse com essas palavras:

"A cidade está em [forma] quadrangular, cujo comprimento é tanto quanto à largura; e foi medida a cidade, com a cana, até doze mil estádios; e são o comprimento, a largura e a altura iguais" (Revelação 21:16).

Aí, como pela Nova Jerusalém é significada uma nova igreja; por conseguinte, pelas medidas são significadas coisas que são da igreja. Pelo "comprimento", o bem de seu amor; pela "largura", o vero proveniente desse bem; pela "altura", o bem e o vero quanto aos graus; pelos "doze mil estádios", todo o bem e vero em conjunto. Se fosse de outro modo, o que seria uma altura de doze mil estádios, assim como o comprimento e a largura? Que, na Palavra, pela "largura" seja significado o vero, é evidente em David:

JEHOVAH, "não me confinaste nas mãos do inimigo; fizeste estar na largura os meus pés" (Salmos 31:8);

"Da angústia invoquei Jah, responde-me na largura" (Salmos 118:5);

Além de outras passagens, como Isaías 8:8, Habacuque 1:6 e também nas restantes.

  
/ 603  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil