Bible

 

Ezequiel 42

Studie

   

1 Depois disto fez-me sair para fora, ao átrio exterior, que dá para o norte; e me levou às câmaras que estavam defronte do largo vazio, e que estavam defronte do edifício, do lado do norte.

2 Do comprimento de cem côvados era esse edifício, e da largura de cinqüenta côvados.

3 Em frente dos vinte côvados, que tinha o átrio interior, e em frente do pavimento que tinha o átrio exterior, havia galeria contra galeria em três andares.

4 E diante das câmaras havia um passeio que dava para o átrio interior, e que tinha dez côvados de largura e cem côvados de comprimento; e as suas portas davam para o norte.

5 Ora, as câmaras superiores eram mais estreitas; porque as galerias tomavam destas mais espaço do que das de baixo e das do meio do edifício.

6 Porque elas eram de três andares e não tinham colunas como as colunas dos átrios; por isso desde o chão se iam estreitando mais do que as de baixo e as do meio.

7 No lado de fora, em paralelo às cãmaras e defronte delas no caminho do áteio exterior, havia um muro que tinha cinqüenta côvados de comprimento.

8 Pois o comprimento da série de câmaras que estavam no átrio exterior era de cinqüenta côvados, enquanto o da série que estava defronte do templo era de cem côvados.

9 Por debaixo destas câmaras estava a entrada do lado do oriente, para quem entra nelas do átrio exterior.

10 Na grossura do muro do átrio que dava para o oriente, diante do lugar separado, e diante do edifício, havia também câmaras,

11 com um caminho diante delas, que eram da mesma feição das câmaras que davam para o norte, sendo do mesmo comprimento, e da mesma largura, com as mesmas saídas, disposições e portas.

12 E conforme eram as portas das câmaras que davam para o sul, era também a porta no topo do caminho, isto é, do caminho bem em frente do muro à direita para quem entra.

13 Então me disse: As câmaras do norte, e as câmaras do sul, que estão diante do lugar separado, são câmaras santas, em que os sacerdotes que se chegam ao Senhor comerão as coisas santíssimas. Ali porão as coisas santíssimas, as ofertas de cereais, as ofertas pelo pecado, e as ofertas pela culpa; porque o lugar é santo.

14 Quando os sacerdotes entrarem, não sairão do santuário para o átrio exterior, mas porão ali as suas vestiduras em que ministram, porque elas são santas; e vestir-se-ão doutras vestiduras, e assim se aproximarão do lugar pertencente ao povo.

15 Tendo ele acabado de medir o templo interior, fez-me sair pelo caminho da porta oriental; e o mediu em redor.

16 Mediu o lado oriental com a cana de medir, quinhentas canas de largura.

17 Mediu o lado do norte, quinhentas canas, com a cana de medir.

18 Mediu também o lado do sul, quinhentas canas, com a cana de medir.

19 Deu uma volta para o lado do ocidente, e mediu quinhentas canas, com a cana de medir.

20 Mediu-o pelos quatro lados. Havia um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 861

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

861. (VERSÍCULO 9) E SUBIRAM SOBRE A LARGURA DA TERRA E CERCARAM O ARRAIAL DOS SANTOS E A CIDADE AMADA significa que, excitados pelos dragonistas, eles desprezaram toda a verdade da Igreja e faziam esforços para destruir todas as coisas da Nova Igreja e sua própria doutrina, referente ao Senhor e ã vida. Por “subir sobre a largura da terra” é significado desprezar toda a verdade da Igreja; pois por “subir sobre” é significado elevar-se acima e passar além, assim desprezar; e pela “largura da terra” é significada a verdade da Igreja, de que se tratará a seguir. Por “cercar o arraial dos santos” é significado sitiar e querer destruir todas as coisas da Nova Igreja, de que se falará no número seguinte.

Pela “cidade amada” é significada a doutrina da Nova Igreja. Que pela “cidade” é significada a doutrina da Igreja, vê-se nos n. 194, 501, 502, 712. A cidade é chamada “amada”, porque ela trata do Senhor e da vida, pois é a doutrina da Nova Jerusalém que se entende aqui. Que isso é significado por tais palavras, ninguém pode ver senão pelo sentido espiritual da Palavra, pois não pode penetrar no pensamento de quem quer que seja que pela “largura da terra” seja significada a verdade da Igreja, que pelo “arraial dos santos” sejam significadas todas as coisas da Nova Igreja, tanto suas verdades como seus bens, e que pela “cidade” seja significada a sua doutrina. Por isso, para que a mente não fique em dúvida, é necessário que seja demonstrado o que “a largura” e “o arraial dos santos” significam no sentido espiritual. Daí se poder á ver depois que tal é o sentido dessas palavras.

[2] Que “a largura da terra” significa a verdade da Igreja é porque no mundo espiritual há quatro, plagas, o oriente, o ocidente, o sul e o setentrião (ou norte), e o oriente e o ocidente constituem seu comprimento, e o sul e o setentrião constituem sua largura. Como no oriente e no ocidente habitam aqueles que estão no bem do amor, por isso pelo “oriente” e pelo “ocidente” é significado o bem;

consequentemente, pelo “comprimento” é significado o bem. E como no sul e no setentrião (norte) habitam aqueles que estão nas verdades da sabedoria, por isso pelo “sul” e pelo “setentrião” é significada a verdade; consequentemente, pela “largura” é significada a verdade.

Mas, sobre estas coisas, vejam-se mais explicações na obra CÉU E INFERNO, publicada em Londres, em 1758 (n. 141-153). Que pela “largura” é significada a verdade, pode-se ver nas seguintes passagens, na Palavra;

“Jehovah, Tu não me entregaste na mão do inimigo; fizeste meus pés estar na largura” (Salmo 31:8).

“Por causa da angústia invoquei Jehovah, Ele respondeu-me na largura” (Salmo 118:5).

“Jehovah pôs-me na largura, Ele me livrou” (Salmo 18:19),

“Eu vou suscitar os Caldeus, nação amarga e rápida, andando na largura da terra” (Habacuque 1:6).

“Aschur passará por Judah, inundará e atravessará, e serão as extensões de suas asas a plenitude da largura” (Isaías 8:8).

“Jehovah os apascentará como uma ovelha na largura” (Oséias 4:16).

(Além disso, em outros lugares como Salmo 4:1, Salmo 66:12

e Deuteronômio 33:20).

[3] Outra coisa não é entendida pela “largura da cidade da Nova Jerusalém” (Apocalipse 21:16), pois, como pela Nova Jerusalém se entende a Nova Igreja, por “sua largura e comprimento” não podem ser significados sua largura e comprimento, mas sua verdade e seu bem, pois estes pertencem à Igreja. Assim também em Zacarias;

“Eu disse ao anjo: Onde vais? Ele disse: Medir Jerusalém, para ver sua largura e seu comprimento” (2:2).

Igualmente pelas “larguras e comprimentos” do novo templo e da nova terra em Ezequiel (capítulos 40-47). Depois, também, pelos “comprimentos e larguras” do altar do holocausto, do tabernáculo, da mesa sobre a qual estavam os pães, do altar do perfume e da arca ali (colocada). Também pelos “comprimentos e larguras” do templo de Jerusalém e por muitas outras coisas que foram designadas por medidas.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987