Bible

 

Ezequiel 28

Studie

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um Deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não Deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um Deus.

3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti.

4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração;

6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um Deus,

7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

8 Eles te farão descer à cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares.

9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa.

10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

20 Novamente veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

21 Filho do homem, dirige o teu rosto para Sidom, e profetiza contra ela,

22 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor, quando nela executar juizos e nela me santificar.

23 Pois lhe enviarei peste e sangue nas suas ruas; e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o Senhor.

24 E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem abrolho que lhe cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor Deus.

25 Assim diz o Senhor Deus: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, à vista das nações, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.

26 E habitarão nela seguros; sim, edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor seu Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 759

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

759. E OS MERCADORES DA TERRA ENRIQUECERAM COM A ABUNDÂNCIA DOS SEUS DELEITES significa os chefes maiores e menores da ordem dessa hierarquia que, por sua dominação sobre as coisas santas, usurpam a Majestade Divina e uma glória mais do que régia, e procuram continuamente estabelecê-la pela multiplicação dos mosteiros e das posses que neles estão acumuladas pelos tesouros que tiram do mundo e neles acumulam infindavelmente e, assim, se proporcionam prazeres corporais e naturais, que resultam da dominação celestial e espiritual que atribuem a si mesmos. Pelos “mercadores de Babilónia” não se pode entender outra coisa senão os chefes maiores e menores da ordem em sua hierarquia eclesiástica, pois no versículo 23 deste capítulo é dito que eles são “os grandes da terra"; e por “enriqueceram com a abundância de seus deleites” não se pode entender outra coisa senão os dogmas, pelos quais como meios eles adquiriram domínio sobre as almas dos homens e assim também sobre suas posses e riquezas. Que eles as acumulam infindavelmente e aumentam seus tesouros, é notório. Eles também negociam com as coisas santas da Igreja, por exemplo, por ofertas e presentes feitos aos mosteiros e aos santos e suas imagens, e por missas e indulgências, e várias dispensações vendem a salvação, isto

é, o céu.

[2] Quem não vê que, se a dominação papal não tivesse sido reprimida no tempo da Reforma, eles se teriam apoderado das posses e riquezas de todos os reinos da Europa inteira e que então se teriam tornado os únicos senhores e todos os demais escravos? Não é sua principal riqueza adquirida nos séculos que precederam, quando tinham poder sobre imperadores e reis, que eles podiam excomungar e destronar se não lhes obedecessem? Não têm eles ainda rendas anuais imensas e tesouros cheios de ouro, prata e pedras preciosas?

Semelhante domínio bárbaro possui ainda a mente de muitos deles e é reprimido unicamente pelo temor de o perderem, se ultrapassarem os limites. Mas para que uso são reservados tantos rendimentos, tesouros e posses senão para que eles possam sentir deleite e orgulho e para que possam fortalecer seu domínio eternamente?

Por essas considerações, pode-se ver o que é aqui significado por “os mercadores da terra que enriqueceram com a abundância dos deleites de Babilónia”. Eles também são chamados “mercadores” em Isaías:

“Os habitantes de Babel tomaram-se palha, um fogo os abrasou, não arrancarão a sua alma da mão da chama; tais são os teus mercadores desde a mocidade” (47:14, 15).

[3] Por “comerciar” e “negociar” na Palavra é significado adquirir para si riquezas espirituais, que são os conhecimentos da verdade e do bem e, no sentido oposto, os conhecimentos da falsidade e do mal, e ganhar por estes o mundo e por aqueles o céu. Por isso, o Senhor comparou

“O reino dos céus a um negociante que procura belas pérolas” (Mateus 13:45, 46).

“Os homens da Igreja a servos, a quem foram dados talentos com os quais negociaram e teriam lucro” (Mateus 25:14-20). “(O reino dos céus) a aqueles a quem foram dadas dez minas, com as quais igualmente negociariam e teriam lucro” (Lucas 19:12-26).

E como por “Tiro” é significada a Igreja quanto aos conhecimentos da verdade e do bem, é por isso que se trata de seus negócios e lucros em todo o capítulo 27 de Ezequiel. Também se diz de Tiro:

“Na tua sabedoria e na tua inteligência amontoaste para ti ouro e prata em teus tesouros e pela abundância da tua sabedoria multiplicarás tua riqueza em teu comércio” (Ezequiel 28:4, 5).

E em outro lugar:

“Devastada foi Tiro, cujos mercadores são príncipes, e os negociantes homens honrados sobre a terra” (23:1, 8).

E a Igreja pervertida entre os judeus, na terra de Canaã, é denominada “terra de negócio” (Ezequiel 17:4Ezequiel 21:30Ezequiel 29:14). Também em Ezequiel 27:4, 28:18.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987