Bible

 

Ezequiel 26

Studie

   

1 Ora sucedeu no undécimo ano, ao primeiro do mês, que veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, visto como Tiro disse no tocante a Jerusalém: Ah! está quebrada a porta dos povos; está aberta para mim; eu me encherei, agora que ela está assolada;

3 portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações, como o mar faz subir as suas ondas.

4 Elas destruirão os muros de Tiro, e derrubarão as suas torres; e eu varrerei o seu solo, e dela farei uma rocha descalvada.

5 Ela virá a ser no meio do mar um enxugadouro de redes; pois eu o falei, diz o Senhor Deus; e ela servirá de despojo para as nações.

6 Também suas filhas que estão no campo serão mortas à espada; e saberão que eu sou o Senhor.

7 Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu trarei contra Tiro a Nabucodonozor, rei de Babilônia, desde o norte, o rei dos reis, com cavalos, e com carros, e com cavaleiros, sim, companhias e muito povo.

8 As tuas filhas ele matará à espada no campo; e construirá fortes contra ti, levantará contra ti uma tranqueira, e alçará paveses contra ti;

9 dirigirá os golpes dos seus arietes contra os teus muros, e derrubará as tuas torres com os seus machados.

10 Por causa da multidão de seus cavalos te cobrirá o seu pó; os teus muros tremerão com o estrondo dos cavaleiros, e das carroças, e dos carros, quando ele entrar pelas tuas portas, como quem entra numa cidade em que se fez brecha.

11 Com as patas dos seus cavalos pisará todas as tuas ruas; ao teu povo matará à espada, e as tuas fortes colunas cairão por terra.

12 Também eles roubarão as tuas riquezas e saquearão as tuas mercadorias; derrubarão os teus muros e arrasarão as tuas casas agradáveis; e lançarão no meio das águas as tuas pedras, as tuas madeiras, e o teu solo.

13 E eu farei cessar o arruído das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvira mais;

14 e farei de ti uma rocha descalvada; viras a ser um enxugadouro das redes, nunca mais serás edificada; pois eu, o Senhor, o falei, diz o Senhor Deus.

15 Assim diz o Senhor Deus a Tiro: Acaso não tremerão as ilhas com o estrondo da tua queda, quando gemerem os feridos, quando se fizer a matança no meio de ti?

16 Então todos os príncipes do mar descerão dos seus tronos, e porão de lado os seus mantos, e despirão as suas vestes bordadas; de tremores se vestirão; sobre a terra se assentarão; e estremecerão a cada momento, e de ti se espantarão.

17 E farão uma lamentação sobre ti, e te dirão: Como pereceste, ó povoada de navegantes, ó cidade afamada, que foste forte no mar! tu e os teus moradores que atemorizastes a todos os que habitam ao teu redor!

18 Agora estremecerão as ilhas no dia da tua queda; sim, as ilhas, que estão no mar, espantar-se-ão da tua saída.

19 Pois assim diz o Senhor Deus: Quando eu te fizer uma cidade assolada, como as cidades que não se habitam, quando fizer subir sobre ti o abismo, e as muitas águas te cobrirem,

20 então te farei descer com os que descem à cova, ao povo antigo, e te farei habitar nas mais baixas partes da terra, em lugares desertos de há muito, juntamente com os que descem à cova, para que não sejas habitada; e estabelecerei a glória na terra dos viventes.

21 Farei de ti um grande espanto, e não mais existirás; embora te procurem, contudo, nunca serás achada, diz o Senhor Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 298

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

298. (VERSÍCULO 2) E VI, E EIS UM CAVALO BRANCO significa o entendimento neles da verdade e do bem procedentes da Palavra. Por “um cavalo” é significada a Palavra e por “um cavalo branco” é significado o entendimento da verdade proveniente da Palavra, porque “branco” se diz das verdades (n. 167). Que “cavalo” significa o entendimento da Palavra, foi mostrado num opúsculo especial sobre O CAVALO BRANCO.

Como, porém, nele foram somente indicadas algumas passagens, aqui serão citadas muitas passagens, para confirmação. Ã significação é evidente pelo fato de João ter visto sair “cavalos” do livro que o Cordeiro abriu e pelo fato de “os animais” dizerem “Vem e vê”, porque a Palavra é significada pelos animais (n. 239, 275, 286) e igualmente pelo “livro” (n. 256). Pêlo “Filho do Homem”, que aqui é o “Cordeiro”, é significado o Senhor quanto à Palavra (n. 44). Por conseguinte, é de uma evidência muito clara que pelo “cavalo” aqui não se entende outra coisa senão o entendimento da Palavra. E isso ainda se torna mais claro pelas seguintes palavras do capítulo 19 do Apocalipse:

“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, e Quem estava sentado sobre ele chama-se a Palavra de Deus, e tem sobre a vestimenta e sobre a Sua coxa um Nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores; e os Seus exércitos O seguiam nos céus sobre cavalos brancos” (versículos 11, 13, 14, 16).

[2] Que “o cavalo” significa o entendimento da Palavra pode-se, ainda, ver nas seguintes passagens:

“Acaso é contra o mar a Tua irritação, ó Jehovah, que montas Teus cavalos? Os Teus carros são a salvação e calçaste o mar com os Teus cavalos, o lodo das águas” (Habacuque 3:8, 15)

“Os cascos dos cavalos de Jehovah são reputados como rochas” (Isaías 5:28)

“Nesse dia acometerei de estupor todo cavalo e o seu cavalo de furor, e acometerei de cegueira todo cavalo dos povos” (Zacarias 12:4)

“Nesse dia haverá sobre as campainhas do cavalo a santidade de Jehovah” (Zacarias 14:20)

“Porque Deus fez esquecer a sabedoria; não partiu a inteligência no tempo que se elevou ao alto; zomba do cavalo e de seu cavaleiro” (39:17, 18 e seguintes)

“Cortarei o cavalo fora de Jerusalém; ao contrário falará paz às nações” (Zacarias 9:10)

“Por Tua repreensão, Deus de Jacob, adormeceram o carro e o cavalo” (Salmo 76:6)

“Derribarei o trono dos reinos e derribarei o carro e os que o montam, e descerão os cavalos e os seus cavaleiros” (Ageu 2:22)

“Dispersarei por Ti os reinos e dispersarei por Ti o cavalo e o seu cavaleiro” (Jeremias 51 ;20, 21) .

“Congregai-vos em roda sobre o Meu sacrifício; vós vos fartareis sobre a Minha mesa de cavalos e de carros; assim darei a Minha glória entre as nações” (Ezequiel 39:17, 20, 21) “Congregai-vos para a grande ceia de Deus e comereis carnes de cavalos e dos que sentam sobre eles” (Apocalipse 19:17, 18)

“Dan será uma serpente venenosa sobre a vereda, mordendo os calcanhares do cavalo, e seu cavaleiro cairá para trás; espero a Tua salvação, Jehovah” (Gênesis 49:17, 18)

“Cinge Tua espada, ó Poderoso; monta, cavalga sobre a Palavra da verdade” (Salmo 45:3, 4)

“Cantai a Deus, exaltai Quem cavalga sobre as nuvens” (Salmo 68:4)

“Eis Jehovah cavalgando sobre uma nuvem” (Isaías 19:1)

“Salmodiai ao Senhor, Que cavalga sobre o céu dos céus da antiguidade” (Salmo 68:32, 33)

“Deus cavalgará sobre um querubim” (Salmo 18:10)

“Então te alegrarás em Jehovah e te farei cavalgar sobre lugares elevados da terra” (Isaias 58:14)

“Jehovah Só o conduz e o faz cavalgar sobre os lugares elevados da terra” (Deuteronômio 32:12, 13)

“Farei cavalgar Efraim” (Oséias 10:11).

[3] "Efraim” também significa o entendimento da Palavra.

“Eliseu disse a Elias: Meu pai, meu pai, carro de Israel e seus cavaleiros” (2 Reis 2:12)

“O rei Joás disse a Eliseu: Meu pai, carro de Israel e seus cavaleiros” (2 Reis 13:14).

Elias e Eliseu representavam o Senhor quanto à Palavra e, por isso, foram chamados “carro de Israel e seus. cavaleiros”.

“Abriu Jehovah os olhos do moço de Eliseu, e ele viu, e eis o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu (2 Reis 6:17),

“O carro” significa a doutrina derivada da Palavra e “o cavaleiro” significa o sábio por essa doutrina. Coisas semelhantes são significadas pelos

“Quatro carros saindo dentre as montanhas de bronze com quatro cavalos atrelados, que eram vermelhos, negros, brancos e mosqueados, os quais são também chamados os quatro ventos e se dizem terem saído de onde estavam, perto do Senhor de toda a terra” (Zacarias 6:1-8, 15).

Nessas passagens, “os cavalos” significam o entendimento da Palavra ou o entendimento da verdade derivada da Palavra, e igualmente nas outras passagens.

[4] Pode-se ver também que, quando “os cavalos” são nomeados no sentido oposto, eles significam o entendimento da Palavra e da verdade, mas um entendimento falsificado pelos raciocínios ou até inteiramente destruído, como também a autointeligência. É o que se vê nas seguintes passagens:

“Ai dos que descem do Egito para auxílios e se apoiam sobre cavalos e não olham para o Santo de Israel, pois o Egito é homem e não Deus e seus cavalos são carne e não espírito” (Isaías 31 ;1, 3)

“Porás sobre Israel um rei, a quem Jehovah escolherá somente não multiplique os cavalos para si, não reconduza o povo para o Egito, a fim de multiplicar os Cavalos” (Deutéronõmíó 17:15, 16).

Tais coisas foram ditas porque o “Egito” significa a ciência e também o raciocínio derivado da auto-inteligência; daí a falsificação da verdade da Palavra, que aqui é representada por “cavalo”.

“A Assíria não nos salvará, sobre o cavalo não montaremos” (Oséias 14:3)

“Estes (se gloriam) nos carros e aqueles nos cavalos, mas

nós nos glorificaremos no Nome do nosso Deus” (Salmo 20:7)

“Mentira, o cavalo para a salvação” (Salmo 33:17)

“Jehovah não se deleita na força do cavalo” (Salmo 147:10)

“Disse o Santo de Israel: Na confiança estará a vossa força, mas dissestes: Não. Fugiremos a cavalo e sobre um ligeiro cavalgaremos” (Isaías 30:15, 16)

“Jehovah porá Judá como Seu cavalo de glória; serão envergonhados os que montam nos cavalos” (Zacarias 10:3, 5)

“Ai da cidade de sangue, toda plena de mentira, o cavalo rinchando e o carro saltando; o cavaleiro fazendo por subir” (Naum 3:1-4)

“Trarei contra Tiro o rei de Babel com cavalos, com carros e com cavaleiros; por causa da abundância dos cavalos, a poeira deles te cobrirá; por causa da voz do cavaleiro e do carro serão abaladas as tuas muralhas; pelos cascos dos seus cavalos (serão) calcadas todas as tuas praças” (Ezequiel 26:7-11).

“Tiro” significa a Igreja quanto aos conhecimentos da verdade, mas aqui estes conhecimentos estão falsificados, pois são representados pelos “cavalos de Babel”. (Além disso, em outras passagens como em

Isaías 5:26, 28; Jeremias 6:22, 23; Jeremias 8:16; Jeremias 46:4, 9; Jeremias 50:37, 38, 42; Ezequiel 17:15; Ezequiel 23:6, 20; Habacuque 1:6;8, 9, 10; Salmo 66:12).

O entendimento da Palavra inteiramente destruído é também significado pelo “cavalo ruivo”, pelo “cavalo preto” e pelo “cavalo pálido”, dos quais se tratará a seguir. O “cavalo” significa o entendimento da verdade proveniente da Palavra por causa das aparências do mundo espiritual, como se vê no opúsculo O CAVALO BRANCO.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987