Bible

 

Ezequiel 22

Studie

   

1 Demais veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Tu pois, ó filho do homem, acaso julgarás, julgarás mesmo a cidade sanguinária? Então faze-lhe conhecer todas as suas abominações,

3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: A cidade que derrama o sangue dentro de si, para que venha o seu tempo! que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!

4 Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste; e fizeste aproximar-se o teu dia, e é chegado o fim dos teus anos. Por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras.

5 As que estão perto e as que estão longe de ti escarnecerão de ti, infamada, cheia de tumulto.

6 Eis que os príncipes de Israel, que estão em ti, cada um conforme o seu poder, se esforçam para derramarem sangue.

7 No meio de ti desprezaram ao pai e à mãe; no meio de ti usaram de opressão para com o estrangeiro; no meio de ti foram injustos para com o órfão e a viúva.

8 As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.

9 Em ti se acham homens que caluniam para derramarem sangue; em ti há os que comem sobre os montes; e cometem perversidade no meio de ti.

10 A vergonha do pai descobrem em ti; no meio de ti humilham a que está impura, na sua separação.

11 Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.

12 Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue; recebes usura e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus.

13 Eis que, portanto, bato as mãos contra o lucro desonesto que ganhaste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.

14 Poderá estar firme o teu coração? poderão estar fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o Senhor, o disse, e o farei.

15 Espalhar-te-ei entre as nações e dispersar-te-ei pelas terras; e de ti consumirei a tua imundícia.

16 E tu serás profanada em ti mesma, aos olhos das nações, e saberás que eu sou o Senhor.

17 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio da fornalha; em escória de prata eles se tornaram.

19 Portanto assim diz o Senhor Deus: Pois que todos vós vos tornastes em escória, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém.

20 Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio da fornalha, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos porei e vos fundirei.

21 Sim, congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo da minha ira; e sereis fundidos no meio dela.

22 Como se funde a prata no meio da fornalha, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós.

23 Também veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

24 Filho do homem, dize-lhe a ela: Tu és uma terra que não está purificada, nem regada de chuvas no dia da indignação.

25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram vidas humanas; tomam tesouros e coisas preciosas; multiplicam as suas viúvas no meio dela.

26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

27 Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa: derramando o sangue, e destruindo vidas, para adquirirem lucro desonesto.

28 E os profetas têm feito para eles reboco com argamassa fraca tendo visões falsas, e adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Deus; sem que o Senhor tivesse falado.

29 O povo da terra tem usado de opressão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido injustamente ao estrangeiro.

30 E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31 Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho lhes recaísse sobre a cabeça, diz o Senhor Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 4844

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  

Doposud byly do novokřesťanského studia Bible importovány části 1–691 překladu díla Arcanos Celestes. V původní latině je 10837 pasáží. Více přeložených pasáží zde přibude již brzy!

Até agora foram importadas no New christian Bible Study as passagens 1 a 691 da tradução de Nobre, dos Arcanos Celestes. Há 10837 passagens no original latino. Outras passagens serão traduzidas e importadas oportunamente.

  
/ 10837  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Ze Swedenborgových děl

 

A Nova Jerusalém e Sua Doutrina Celeste # 107

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 325  
  

107. A isto devem ser acrescentadas algumas coisas a respeito da doutrina do amor ao Senhor e a respeito da doutrina da caridade, tais como houve nos antigos entre os quais houve a igreja, a fim de que se conheça a qualidade dessa doutrina que existiu antes e não existe mais hoje, também pelos Arcanos Celestes, Arcanos Celestes 7257-7263.

O bem que é o amor ao Senhor se chama bem celeste, e o bem que é o amor para com o próximo, ou a caridade, se chama bem espiritual. Os anjos que estão no céu íntimo ou terceiro estão no bem do amor ao Senhor; são, daí, chamados anjos celestes. Mas os anjos que estão no céu médio ou segundo estão no bem do amor para com o próximo; são, daí, chamados anjos espirituais.

A doutrina do bem celeste, que é o amor ao Senhor, é amplíssima e, ao mesmo tempo, cheia de arcanos, pois é a doutrina dos anjos do céu íntimo ou terceiro; ela é tal que, se fosse enunciada da boca deles, mal seria entendida quanto à milésima parte. As coisas que ela contém são também inefáveis. Essa doutrina está contida no sentido íntimo da Palavra, enquanto a doutrina do amor espiritual está contida no sentido interno.

A doutrina do bem espiritual, que é a do amor para com o próximo, é também ampla e cheia de arcanos, mas muito menos que a doutrina do bem celeste, que é a do amor ao Senhor. Que a doutrina do amor para com o próximo, ou a caridade, seja ampla, pode-se ver pelo fato de que se estende a todas e cada uma das coisas que o homem pensa e quer, assim, a todas as coisas que ele fala e pratica, e também pelo fato de não existir a mesma caridade em um e outro, nem que um próximo seja semelhante a outro.

Como a doutrina da caridade foi tão ampla, por isso os antigos – com quem a doutrina da caridade era a doutrina mesma da igreja –distinguiam a caridade para com o próximo em muitas classes, as quais também subdividiam. A cada uma das classes atribuíam nomes, e ensinavam de que maneira a caridade devia ser exercida para com aqueles que estivessem Números classe, e de que maneira para com aqueles que estivessem em outra. Assim organizavam a doutrina da caridade em ordem, e os exercícios da caridade, para que entrassem distintamente no entendimento. Os nomes que eles atribuíam àqueles para os quais deviam exercer a caridade eram muitos; a alguns chamavam ‘cegos’, a outros ‘aleijados’, a outros ‘mancos’, a outros ‘pobres’, a outros ‘indigentes, a outros ‘aflitos’, a outros ‘órfãos. e a outros ‘viúvas’. Mas, em geral, chamavam de ‘famintos’ aos quais deviam dar de comer, ‘sedentos’ aos quais deviam dar de beber, ‘estrangeiros’ aos quais deviam acolher, ‘nus’ aos quais deviam vestir, ‘ doentes’ aos quais deviam visitar e ‘presos no cárcere’ aos quais deviam ir. Quem eram aqueles que se entendiam por cada um dos nomes foi exposto nos Arcanos Celestes, como os:

‘cegos’, Arcanos Celestes 2383, 6990;

‘aleijados’, Arcanos Celestes 4302;

‘pobres’, Arcanos Celestes 2129, 4459, 4958, 9209, 9253, 10227;

‘indigentes’, Arcanos Celestes 2129;

‘aflitos’, Arcanos Celestes 6663, 6851, 9196;

‘órfãos. Arcanos Celestes 4844, 9198-9200;

‘viúvas’, Arcanos Celestes 4844, 9198, 9200;

‘famintos’, Arcanos Celestes 4958, 10227;

‘sedentos’, Arcanos Celestes 4958, 8568;

‘estrangeiros’, Arcanos Celestes 4444, 7908, 8007, 8013, 9196, 9200;

‘nus’, Arcanos Celestes 1073, 5433, 9960;

‘doentes’, Arcanos Celestes 4958, 6221, 8364, 9031;

‘presos no cárcere’, Arcanos Celestes 5037, 5038, 5086, 5096.

Que pelos ofícios para com os ‘famintos’, ‘sedentos’, ‘estrangeiros’, ‘nus’, ‘doentes’ e ‘presos no cárcere’, que foram mencionados pelo Senhor (Mateus 25:34-36) seja compreendida toda a doutrina da caridade, vide nos Arcanos Celestes 4954-4959.

Esses nomes foram dados pelo céu aos antigos que eram da igreja, e por aqueles que eram assim nomeados entendiam-se os que eram tais espiritualmente. A sua doutrina da caridade ensinava não somente quem eles eram, mas também qual seria a caridade a ser exercida para com cada um. Daí é que esses mesmos nomes estão na Palavra e significam aqueles que são tais, no sentido espiritual. A Palavra em si não é outra coisa senão a doutrina do amor ao Senhor e da caridade para com o próximo, como o Senhor também ensina:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, em toda a tua alma, e em toda a tua mente. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo lhe é semelhante: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37-40).

A ‘Lei e os Profetas’ são toda a Palavra, Arcanos Celestes 2606, 3382, 6752, 7643.

Que esses mesmos nomes estejam na Palavra é porque a Palavra, que em si é espiritual, em seu último é natural, e porque aqueles que estavam no culto externo deviam exercer a caridade para com os que eram tais como foram nomeados, mas os que estavam no culto interno, para com os que assim eram, mas entendidos espiritualmente. Assim, para que os simples entendessem com simplicidade e praticassem a Palavra, mas os sábios, sabiamente. Depois, também, para que os simples, pelos externos da caridade, fossem iniciados em seus internos.

  
/ 325  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil