Bible

 

Ezequiel 22

Studie

   

1 Demais veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Tu pois, ó filho do homem, acaso julgarás, julgarás mesmo a cidade sanguinária? Então faze-lhe conhecer todas as suas abominações,

3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: A cidade que derrama o sangue dentro de si, para que venha o seu tempo! que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!

4 Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste; e fizeste aproximar-se o teu dia, e é chegado o fim dos teus anos. Por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras.

5 As que estão perto e as que estão longe de ti escarnecerão de ti, infamada, cheia de tumulto.

6 Eis que os príncipes de Israel, que estão em ti, cada um conforme o seu poder, se esforçam para derramarem sangue.

7 No meio de ti desprezaram ao pai e à mãe; no meio de ti usaram de opressão para com o estrangeiro; no meio de ti foram injustos para com o órfão e a viúva.

8 As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.

9 Em ti se acham homens que caluniam para derramarem sangue; em ti há os que comem sobre os montes; e cometem perversidade no meio de ti.

10 A vergonha do pai descobrem em ti; no meio de ti humilham a que está impura, na sua separação.

11 Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.

12 Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue; recebes usura e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus.

13 Eis que, portanto, bato as mãos contra o lucro desonesto que ganhaste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.

14 Poderá estar firme o teu coração? poderão estar fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o Senhor, o disse, e o farei.

15 Espalhar-te-ei entre as nações e dispersar-te-ei pelas terras; e de ti consumirei a tua imundícia.

16 E tu serás profanada em ti mesma, aos olhos das nações, e saberás que eu sou o Senhor.

17 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio da fornalha; em escória de prata eles se tornaram.

19 Portanto assim diz o Senhor Deus: Pois que todos vós vos tornastes em escória, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém.

20 Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio da fornalha, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos porei e vos fundirei.

21 Sim, congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo da minha ira; e sereis fundidos no meio dela.

22 Como se funde a prata no meio da fornalha, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós.

23 Também veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

24 Filho do homem, dize-lhe a ela: Tu és uma terra que não está purificada, nem regada de chuvas no dia da indignação.

25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram vidas humanas; tomam tesouros e coisas preciosas; multiplicam as suas viúvas no meio dela.

26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

27 Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa: derramando o sangue, e destruindo vidas, para adquirirem lucro desonesto.

28 E os profetas têm feito para eles reboco com argamassa fraca tendo visões falsas, e adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Deus; sem que o Senhor tivesse falado.

29 O povo da terra tem usado de opressão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido injustamente ao estrangeiro.

30 E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31 Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho lhes recaísse sobre a cabeça, diz o Senhor Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 765

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

765. (VERSÍCULO 8) POR ISSO, EM UM SÓ DIA VIRÃO AS SUAS PRAGAS, MORTE, PRANTO E FOME significa que, por causa disso, no tempo do Juízo Final, as penas dos males que eles praticaram recairão sobre eles, as quais são “a morte”, que é a vida infernal e a dor intestina, por terem perdido a dominação, “o pranto”, que é a dor interna, por estarem na indigência e na miséria em vez de estarem na opulência, e “a fome”, que é a privação do entendimento de toda a verdade. Por “por isso” é entendida a razão por que ela disse em seu coração “Estou sentada como rainha e não sou viúva, e o pranto não verei”, como se lê acima (n. 764). Por “em um dia” é significado no tempo do Juízo Final, tempo que é tam bém chamado Dia do Juízo. Pelas “pragas” são significadas as penas dos males que eles fizeram no mundo, as quais então recairão sobre eles. Pela “morte” é significada a vida infernal e a dor intestina por terem perdido a dominação, dor que é chamada “tormento” no n. 763. Sobre essa morte será dita alguma coisa a seguir. Pelo “pranto” é significada a dor interna por estarem na indigência e na miséria em vez de estarem na opulência, como também no n. 764, acima. Pela “fome” é significada a privação do entendimento de toda a verdade.

Nessas três pragas ou penas vêm (ao mundo espiritual) os dessa Religiosidade que exerceram dominação segundo o amor de si, sem nenhum amor aos usos, exceto em função de si. Eles são também ateus de coração, pois atribuem todas as coisas à própria prudência e à natureza. Os restantes dessa gente, que são tais, mas não pensam interiormente em si próprios, são idólatras. Que pela praga ou pena denominada “fome” é entendida a privação do entendimento de toda a verdade, vê-se no n. 323. Em verdade, há em cada homem, enquanto vive no mundo, a racionalidade, isto é, a faculdade de compreender a verdade. Esta faculdade permanece em cada homem depois da morte. Entretanto, aqueles que, pelo amor de si e pelo orgulho da própria inteligência, absorveram as falsidades religiosas no mundo não querem, depois da morte, compreender a verdade, e o não-querer é como o não-poder. Este não-poder resultante do não-querer existe em todos que são tais e é aumentado por essa razão, (isto é) que, pelo prazer da cobiça da falsidade por causa da dominação, eles se impregnam continuamente de novas falsidades que confirmam, e, por este modo, se tornam, quanto ao entendimento, meras falsidades e assim ficam eternamente. Coisas semelhantes são compreendidas por estas palavras sobre Babel, em Jeremias:

“Vossa mãe ficou confundida em extremo; a que vos deu à luz ficou coberta de vergonha. Eis o fim: deserto, seca e solidão. Pela ira de Jehovah não será habitada, mas estará em devastação total. Quem passar por Babel ficará estupefato e assobiará sobre todas as suas pragas” (50:12, 13).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Komentář

 

Israel

  

'The children of Israel,' in Isaiah 14:2, signify the Gentiles.

In Jeremiah 23:8, 'Israel' represents the spiritual natural church.

(Odkazy: Apocalypse Explained 768)