Bible

 

Ezequiel 10

Studie

   

1 Depois olhei, e eis que no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante em forma a um trono.

2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

3 E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.

4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.

5 E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.

6 Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda.

7 Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu.

8 E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.

9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita.

10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda.

11 Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam.

12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor.

13 E, quanto às rodas, elas foram chamadas rodas giradoras, ouvindo-o eu.

14 E cada um tinha quatro rostos: o primeiro rosto era rosto de querubim, o segundo era rosto de homem, o terceiro era rosto de leão, e o quarto era rosto de águia.

15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.

16 E quando os querubins andavam, andavam as rodas ao lado deles; e quando os querubins levantavam as suas asas, para se elevarem da terra, também as rodas não se separavam do lado deles.

17 Quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam, estas se elevavam com eles; pois o espírito do ser vivente estava nelas.

18 Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.

19 E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram, acompanhados pelas rodas ao lado deles; e pararam à entrada da porta oriental da casa do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins.

21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas havia a semelhança de mãos de homem.

22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente.

   

Komentář

 

Eagle

  

Eagle wings, referred to in Daniel 7:3, signify rational principles grounded in man's proprium and ways of thinking.

(Odkazy: Arcana Coelestia 3901)

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 48

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

48. E SEUS OLHOS COMO UMA CHAMA DE FOGO significa a Divina Sabedoria do Divino Amor. Por “olhos” na Palavra é significado o entendimento e por conseguinte, pela visão dos olhos, a inteligência; por isso, quando se trata do Senhor, se entende a Divina Sabedoria; mas por “chama de fogo” é significado o amor espiritual que é a caridade; por isso, quando se trata do Senhor, se entende o Divino Amor. Daí, a Divina Sabedoria do Divino Amor ser significada pelo fato de “Seus olhos serem como uma chama de fogo”. O “olho” significa o entendimento, porque o olho e o entendimento correspondem, uma vez que, assim como o olho vê pela luz natural, assim também o entendimento vê pela luz espiritual. Por isso, “ver” é referido a um e a outro. Que pelo “olho” na Palavra é significado o entendimento é evidente pelas passagens seguintes:

“Traze o povo cego que tem olhos e os surdos que têm orelhas” (Isaías 43:8)

“Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e, libertos da escuridão, verão os olhos dos cegos” (Isaías 29:18) “Então serão abertos os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos” (Isaías 35:5)

“Dar-te-ei corno luz dos gentios para abrir os olhos dos cegos” (Isaías 42:6, 7).

Estas coisas foram ditas sobre o Senhor, Que, quando viesse, abriria o entendimento daqueles que estão na ignorância da verdade.

[2] Que isso é o que se entende por abrir os “olhos” é o que se vê claramente por estas passagens:

“Engorda o coração deste povo e agrava-lhe os olhos, para que não veja com seus olhos” (Isaías 6:9, 10; João 12:40) “Derramou Jehovah sobre vós um espírito de sonolência e fechou os vossos olhos. Os profetas e vossas cabeças, os videntes, Ele cobriu” (Isaías 29:10, 30:10)

“Que fecha os seus olhos para que não veja o mal” (Isaías 33:15)

“Ouvi isto, povo estulto, que tem olhos e não vê” (Jeremias 5:21; Ezequiel 12:2)

“Castigo do pastor que abandona o rebanho: espada sobre o olho direito, e o olho direito, escurecendo, se escurecerá” (Zacarias 11:17)

“A praga com que Jehovah ferirá todos os povos que pugnarem contra Jerusalém: os olhos deles se consumirão em seus buracos” (Zacarias 14:12)

“Ferirei todo o cavalo de estupor e todos os cavalos dos povos com cegueira” (Zacarias 12:4).

“O cavalo” no sentido espiritual é o entendimento da verdade (n. 298).

“Ouve-me Jehovah, Deus meu, ilumina meus olhos, para que não adormeça com a morte” (Salmo 13:3).

[3] Que, nestas passagens, por “olho” é significado o entendimento pode ser compreendido por qualquer um. Consequentemente, é muito claro o que o Senhor quer significar nestas passagens:

“A lâmpada do corpo é o olho: se o teu olho for simples, todo o teu corpo será luminoso; se o teu olho for mau. todo o teu corpo ser á tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão as trevas” (Mateus 6:22, 23 e Lucas 11 ;34)

“Se o olho direito escandalizar-te, arranca-o e arroja-o para longe de ti, porque é melhor para ti entrares na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno” (Mateus 5:29, 18:9)

Por “olho”, nessas passagens, não é entendido o olho, mas sim o entendimento da verdade. Visto que pelo “olho” é significado o entendimento da verdade, por isso, entre os Estatutos dos filhos de Israel, havia a determinação:

”0 cego de olho turvo da semente de Aharão não se aproximava para oferecer sacrifício nem entrava dentro do véu” (Levitico 21:18-20)

Depois, também

“O que era cego não seria oferecido em sacrifício” (Levítico 22:22; Malaquías 1:8).

[4] Por essas passagens se vê claramente o que se entende por “olho”, quando se trata do homem. Segue-se que, quando se trata do Senhor, se entende Sua Divina Sabedoria, depois também Sua Onisciência e Sua Providência, como nestas passagens:

“Abre, Jehovah, os Teus olhos e vê” (Isaías 37:17)

“Porei os Meus olhos sobre eles para o bem e os edificarei” (Jeremias 24:6)

“Eis o olho de Jehovah sobre os que O temem” (Salmo 33:18)

“Jehovah (está) no templo da santidade; Seus olhos veem e Suas pálpebras sondam os filhos dos homens” (Salmo 11:4).

Confio por “querubins” são significadas a guarda e a providência do Senhor para que o sentido espiritual da Palavra não seja prejudicado, por isso se diz dos quatro animais, que eram querubins, o seguinte:

“Estavam cheios de olhos pela frente e por trás e, igualmente, suas asas estavam cheias de olhos” (Apocalipse 4:6, 8).

Também se diz em Ezequiel:

“As rodas, sobre as quais eram levados os querubins, estavam cheias de olhos ao redor” (10:12).

[5] Que pela “chama de fogo” se entende o Divino Amor do Senhor, vê-lo-emos em seguida, onde a “chama” e o “fogo” são nomeados; e como é dito que “Seus olhos eram como uma chama de fogo”, isso significa a Divina Sabedoria do Divino Amor. Que no Senhor há o Divino Amor da Divina Sabedoria e a Divina Sabedoria do Divino Amor, assim a união recíproca de um e de outro, é um arcano desvendado no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA (34-39 e outros).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987