Bible

 

Êxodo 31

Studie

   

1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,

5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.

6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de , e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

7 a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;

8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso,

9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;

10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;

11 o óleo da unção, e o incenso aromático para o lugar santo; eles farão conforme tudo o que te hei mandado.

12 Disse mais o Senhor a Moisés:

13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.

15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. ,

17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.

18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 669

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

669. (VERSÍCULO 5) DEPOIS DESTAS COISAS VI, E EIS ABRIU-SE O TEMPLO DO TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO NO CÉU significa que foi visto o íntimo do céu, onde o Senhor está em Sua Santidade na Palavra e na Lei, que é o Decálogo. Peio “templo” é significado, no sentido supremo, o Senhor quanto ao Seu Divino Humano e, por conseguinte, o céu e a Igreja (n. 191, 529), aqui o céu cristão;

pelo “tabernáculo do testemunho” é significado o íntimo desse céu, onde o Senhor está em Sua Santidade na Palavra e na Lei, que é o Decálogo, porque pelo “tabernáculo” é igualmente significado o céu (n. 585), e o íntimo do tabernáculo era onde se encontrava a Arca, na qual estavam as duas Tábuas em que foram inscritas pelo dedo de Deus as dez Palavras, que são os dez preceitos do Decálogo, entendidos pelo “testemunho” e também chamados “testemunho”. Por isso, é evidente que por “vi, e eis aberto o templo do tabernáculo do testemunho no céu” é significado que foi visto o íntimo do céu, onde o Senhor está em Sua Santidade na Lei, que é o Decálogo. O “tabernáculo do testemunho” significa também onde está a Palavra, porque “o testemunho” se diz não somente da Lei, que é o Decálogo, mas também da Palavra e do Senhor como Palavra, porque a Palavra d á testemunho d’Ele (n. 490, 555).

[2] Que no céu há a Palavra e que ela está depositada no íntimo, que é chamado santuário; e que lá há uma luz flamejante e branca, ultrapassando todo grau de luz fofa desse lugar no céu, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE A ESCRITURA SANTA (n. 70-75). Aí se trata do santuário (n. 73). Sobre a santidade da Lei, que é o Decálogo, veja-se o opúsculo DOUTRINA DE VIDA PARA A NOVA JERUSALÉM SEGUNDO OS PRECEITOS DO DECÁLOGO (n. 53-60). Que a Arca, em que estavam as duas tábuas do Decálogo, constituiu o santuário ou o íntimo do templo de Jerusalém e que, assim, o tabernáculo (estava) lá, vê-se em 1 Reis 6:19-28, 8:3-9. Que a Lei, que é o Decálogo, foi chamada “o testemunho”, vê-se nas seguintes passagens:

“Desceu Moisés, e as duas tábuas do testemunho estavam em sua mão; e as tábuas eram obra de Deus, e a escrita era escrita de Deus gravada sobre as tábuas” (Êxodo 32:15, 16). “As duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Êxodo 31:18).

“Disse Jehovah: Porás na Arca o testemunho que te darei” (Êxodo 25:16, 21, 22).

“E Moisés tomou e pôs na Arca o testemunho” (Êxodo 40:20).

“Para que a nuvem de incenso cubra o propiciatório, que está sobre o testemunho” (Levítico 16:13).

“Jehovah disse a Moisés: Deixa os bastões diante do testemunho e depois o bastão de Aharão na frente do testemunho” (Números 17:4, 10).

“E Moisés deixou os bastões diante de Jehovah” (Números 17:7).

A arca é chamada “Arca do testemunho” (Êxodo 31:7) e o tabernáculo é chamado “habitáculo do testemunho” (Êxodo 38:21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987