Bible

 

Êxodo 13

Studie

   

1 Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Santifica-me todo primogênito, todo o que abrir a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens como de animais; porque meu é.

3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não se comerá pão levedado.

4 Hoje, no mês de abibe, vós saís.

5 Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, que ele jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto nestê mes.

6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá uma festa ao Senhor.

7 Sete dias se comerão pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.

8 Naquele dia contarás a teu filho, dizendo: Isto é por causa do que o Senhor me fez, quando eu saí do Egito;

9 e te será por sinal sobre tua mão e por memorial entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito.

10 Portanto guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.

11 Também quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,

12 separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre, até mesmo todo primogênito dos teus animais; os machos serão do Senhor.

13 Mas todo primogênito de jumenta resgatarás com um cordeiro; e, se o não quiseres resgatar, quebrar-lhe-ás a cerviz:; e todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.

14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? responder-lhe-ás: O Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito, da casa da servidão.

15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto os primogênitos dos homens como os primogênitos dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; mas a todo primogênito de meus filhos eu resgato.

16 E isto será por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos, porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.

17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito;

18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.

19 Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluta e os dois para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.

   

Komentář

 

Bones

  
"Ezekiel’s Vision of the Valley of Dry Bones (Ez. 37:1-14)" by Gustave Doré

Os ossos são fortes e de apoio, fornecendo uma estrutura para o nosso corpo e tornando possível o movimento e a acção. Eles são também a parte menos "viva" do nosso corpo, com grande parte da sua estrutura composta por uma matriz mineral. Como tal, representam uma parte forte, solidária, funcional, mas inata, quase morta da nossa maquilhagem espiritual: o que os Escritos chamam de "proprium".

O proprium é a parte de nós que sente a vida como nossa, que percebe os nossos amores e os nossos pensamentos como originados em nós mesmos. Este é um aspecto significativo e poderoso do ser humano; por isso, assumimos a responsabilidade de reformar nossos pensamentos e dirigir nossas ações, e nos sentimos capacitados a nos aproximarmos do Senhor. Essa é a parte "forte, funcional e solidária". Mas este sentido de si mesmo também é errado e enganado, porque o fato é que nossa vida vem do Senhor, e Ele é a fonte de nossos amores e pensamentos. Essa é a parte "inata e quase morta".

Se simplesmente seguirmos o proprium sem olharmos para o Senhor, isso nos conduzirá a um estado infernal, no qual acreditamos que somos todo-poderosos e negamos totalmente a existência do Senhor. Os ossos, por si mesmos, ficarão secos, quebradiços e completamente mortos. Se, no entanto, reconhecemos o Senhor e o seguimos, isso é como colocar carne nos ossos e estar vivo. Nesse caso, os ossos - fortes, solidários, protetores e tão vivos quanto possam estar - representam o proprium em relação ao intelecto, a parte de nós que percebe nossos pensamentos como nossos, mas os volta para o Senhor. A carne sobre os ossos representa o aspecto amoroso do proprium, a parte que sente nossos desejos como nossos, mas usa a estrutura fornecida pelos ossos para servir ao Senhor.

(Odkazy: Apocalipse Explicato 659 [14]; Arcanos Celestes 149, 3812, 6592, 8005, 10037 [3])