Bible

 

Êxodo 11

Studie

   

1 Disse o Senhor a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois ele vos deixará ir daqui; e, deixando vos ir a todos, com efeito vos expulsará daqui.

2 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.

3 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios. Além disso o varão Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.

4 Depois disse Moisés a Faraó: Assim diz o Senhor: ë meia-noite eu sairei pelo meio do Egito;

5 e todos os primogênitos na terra do Egito morrerão, desde o primogênito de Faraó, que se assenta sobre o seu trono, até o primogênito da serva que está detrás da mó, e todos os primogênitos dos animais.

6 Pelo que haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve nem haverá jamais.

7 Mas contra os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, nem contra homem nem contra animal; para que saibais que o Senhor faz distinção entre os egípcios e os filhos de Israel.

8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas. Depois disso eu sairei. E Moisés saiu da presença de Faraó ardendo em ira.

9 Pois o Senhor dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

10 E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir da sua terra os filhos de Israel.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 657

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

657. SETE ANJOS TENDO AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS significa os males e as falsidades na Igreja tais quais são no seu último estado, completamente descobertos pelo Senhor. Pelos “sete anjos” é significado o céu inteiro, mas, como o céu é céu não pelos próprios dos anjos mas pelo Senhor, é por isso que pelos “sete anjos” é significado o Senhor; e nenhum outro pode descobrir os males e as falsidades que estão na Igreja. Que pelos “anjos” seja significado o céu e, no sentido supremo, o Senhor, vê-se nos n. 5, 258, 344, 465, 644, 647, 648. Por “pragas” são significados os males e as falsidades, os males do amor e as falsidades da fé. Com efeito, eles são descritos no capítulo seguinte e são significados por “uma úlcera má e perniciosa”, pelo “sangue como de um morto pelo qual toda alma viva morreu”, pelo “sangue no qual foram mudadas as águas dos rios e das fontes”, pelo “calor do fogo que afligiu os homens”, pelos “espíritos imundos semelhantes a rãs e que eram demónios” e também por “uma grande saraiva”. Os males e as falsidades que são significados por todas estas coisas são aqui “as pragas”. Pelas “últimas pragas” são significados esses (males e falsidades) no último estado da Igreja.

Por “sete” é significado todos (n.s 10, 391), mas como esses males, que são significados pelas “pragas” no capítulo seguinte, não são todos especificamente, mas todos geralmente, por “sete” aqui são significados todos (os males e falsidades) universalmente, porque o universal abrange todas as coisas em particular. Daí é evidente que por “vi sete anjos tendo as sete últimas pragas” é significado que os males e as falsidades na Igreja, tais quais são em seu último estado, foram completamente descobertos pelo Senhor.

[2] Que “as pragas” significam as pragas espirituais, que afetam os homens quanto à sua alma e os perdem, e que elas são males e falsidades, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Desde a planta do pé até a cabeça, nenhuma integridade: chaga recente, não espremida, não ligada, não amolecida com

óleo” (Isaías 1:6).

“Jehovah fere os povos com ira, com uma praga incurável” (Isaias 14:6).

“Jehovah, afasta de cima de mim a Tua praga; peio golpe de Tua mão eu estou consumido” (Salmo 39:10).

“Tua fratura é sem esperança; com a praga de um inimigo feri-te por causa da abundância da tua iniquidade; muitos foram os teus pecados, mas curar-te-ei das tuas chagas” (Jeremias 30:12, 14, 17).

“Se não tiveres o cuidado de praticar todas as palavras da Lei, Jehovah tornará tuas pragas maravilhosas, pragas grandes e constantes e toda praga que não foi escrita no livro desta Lei, até que sejas destruído” (Deuteronômio 28:58, 59, 61).

“O mal não se precipitará contra ti e a praga não se aproximará de tua tenda” (Salmo 91:10).

“Edom será uma desolação; todo transeunte assobiará sobre todas as suas pragas” (Jeremias 49:17).

“Haverá devastação; todo transeunte perto de Babel ficará estupefato e assobiará sobre todas as suas pragas” (Jeremias 50:13).

“Em um dia virão as pragas de Babilónia” (Apocalipse 18:8). “As duas testemunhas ferirão a terra com toda praga” (Apocalipse 11:6).

Pelas pragas do Egito, que, em parte, são semelhantes às pragas que se descrevem no capítulo seguinte, não é significada outra coisa senão os males e as falsidades. As pragas do Egito são enumeradas no n. 503 e referidas em Êxodo 9:14, 11:1. Por estas considerações, é evidente que por “pragas” são significadas pragas espirituais que afetam os homens quanto às suas almas e os perdem, como se pode ver também em Isaías 30:26, Zacarias 14:12, 15, Salmo 38:5, 11Apocalipse 9:20, Apocalipse 16:21, Êxodo 12:13Êxodo 30:12, Números 11:33, Lucas 7:21; e em outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987