Bible

 

Daniel 10

Studie

   

1 No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão.

2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras.

3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre;

5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;

6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.

7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder.

8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.

9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra.

10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo.

12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes.

15 Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci.

16 E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma.

17 Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim.

18 Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou.

19 E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste.

20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.

21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 3

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

3. QUE DEUS DEU A ELE PARA INDICAR AOS SEUS SERVOS significa: para os que estão na fé derivada da caridade ou na verdade da sabedoria derivada do bem do amor. Por “indicar” é significado manifestar e pelos “servos” aqui são significados aqueles que estão na fé derivada da caridade. Tais coisas lhes são manifestadas, porque eles compreendem e recebem. Pelos “servos”, no sentido espiritual, são entendidos os que estão nas verdades e, como as verdades procedem do bem, pelos “servos” são entendidos os que estão nas verdades derivadas do bem, por conseguinte os que estão na sabedoria derivada do amor, porque a sabedoria pertence à verdade e o amor pertence ao bem. Depois, também, os que estão na fé derivada da caridade, porque a fé também pertence à verdade e a caridade pertence ao bem; e, como o sentido real espiritual é abstrato da pessoa, é por isso que, nesse sentido, pelos “servos” são significadas as verdades. Ora, como as verdades servem ao bem, ensinando-o, portanto, em geral e propriamente pelo “servo”, na Palavra, se entende o que serve, a pessoa ou coisa que serve. Neste sentido, não somente os profetas eram chamados servos de Deus, mas também o Senhor quanto a Seu Humano. Que os profetas foram chamados servos de Deus vê-se nessas passagens:

“Também vos enviou Jehovah todos os Seus servos, os profetas” (Jeremias 25:4).

“Revelou Seus segredos a Seus servos, os profetas (Amós 3:7).

“Para andarmos em Suas leis, que nos deu pelas mãos de Seus servos, os profetas” (Daniel 9:10).

E Moysés é chamado “servo de Jehovah” (Malaquias 4:4).

A razão disso é que, no sentido espiritual, por profeta se entende a verdade da doutrina, o que se verá abaixo.

[2] E como o Senhor era a Divina Verdade Mesma, que também é a Palavra, e por isso foi chamado Profeta Mesmo, e como Ele servia no mundo e serve eternamente ensinando a todos, eis por que Ele mesmo é aqui e ali chamado “Servo de Jehovah”, como nas seguintes passagens:

“O trabalho de Sua alma Ele verá e ficará satisfeito; com o Seu conhecimento o Meu Servo, o justo, justificará a muitos” (Isaías 53:11).

“Eis que o Meu Servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado e muito louvado” (Isaias 52:13).

“Eis aqui o Meu Servo, em Quem me apóio: Meu Eleito, em Quem se compraz Minha Alma; pus o Espírito sobre Ele” (Isaías 42:1, 19).

Essas passagens se referem ao Senhor. Igualmente, David (é chamado servo) quando por ele é compreendido o Senhor, como nestas passagens;

“Eu, Jehovah, lhes serei por Deus e o Meu servo David será príncipe no meio deles” (Ezequiel 34:24).

“E meu servo David será rei sobre eles como pastor único para todos eles” (Ezequiel 37:24).

“Protegerei esta cidade para conservá-la, por causa de Mim e de David, meu servo” (Isaías 37:35).

Igualmente no Salmo 78:70, 71, 72 e no Salmo 89:3, 4, 20. Que por David, nessas passagens, se entende o Senhor pode ser visto no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR 43, 44. O Senhor Mesmo fala de Si de um modo semelhante:

“Quem dentre vós quiser ser grande que seja vosso servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser vosso servo, como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.” (Mateus 20:25-28; Marcos 10:42-44; Lucas 22:27; 12:37).

O Senhor se expressa assim porque pelo servo e pelo servidor se entende aquele que serve e administra ensinando; e, fazendo-se abstração da pessoa, a Divina Verdade, que era Ele Mesmo.

[3] Ora, se pelo servo se entende aquele que ensina a Divina Verdade, nesta passagem do Apocalipse se entende os que estão nas verdades derivadas dos bens, ou na fé derivada da caridade, porque estes podem ensinar pelo Senhor, isto é, o Senhor pode ensinar e administrar por intermédio deles. É neste sentido que eles são chamados servos em Mateus;

“Na consumação do século, quem é o servo fiel e prudente que o Senhor constitui sobre os Seus fâmulos, para dar-lhes o alimento no seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor achar servindo assim.” (Mateus 24:45, 46).

E em Lucas:

“Bem-aventurados aqueles servos que o Senhor, quando vier, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo que Se cingirá e os fará sentar à mesa e, aproximando-se, os servirá.” (Lucas 12:37).

No céu são chamados servos do Senhor todos os que estão em Seu reino celeste. A razão disso é que os que estão em Seu reino espiritual estão na sabedoria derivada da Divina Verdade e aqueles que estão em Seu reino celeste estão no amor derivado do Divino Bem; ora, o Bem administra e a Verdade serve. Mas, no sentido oposto, por servos se entendem os que servem o diabo. Estes se acham no estado mesmo de servidão, mas os que servem o Senhor se encontram em estado de liberdade. É também o que o Senhor ensina (João 8:32-36).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987