Bible

 

1 Samuel 7

Studie

   

1 Vieram, pois, os homens de Quiriate-Jearim, tomaram a arca do Senhor e a levaram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, filho dele, para que guardasse a arca da Senhor.

2 E desde e dia em que a arca ficou em Queriate-Jearim passou-se muito tempo, chegando até vinte anos; então toda a casa de Israel suspirou pelo Senhor.

3 Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só; e ele vos livrará da mão dos filisteus.

4 Os filhos de Israel, pois, lançaram do meio deles os baalins e as astarotes, e serviram so ao Senhor.

5 Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá, e orarei por vós ao Senhor.

6 Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá.

7 Quando os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os chefes dos filisteus contra Israel. Ao saberem disto os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.

8 Pelo que disseram a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

9 Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o atendeu.

10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

11 Os homens de Israel, saindo de Mizpá, perseguiram os filisteus e os feriram até abaixo de Bete-Car.

12 Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.

13 Assim os filisteus foram subjugados, e não mais vieram aos termos de Israel, porquanto a mão do Senhor foi contra os filisteus todos os dias de Samuel.

14 E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel lhe foram restituídas, desde Ecrom até Gate, cujos termos também Israel arrebatou da mão dos filisteus. E havia paz entre Israel e os amorreus.

15 Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.

16 De ano em ano rodeava por Betel, Gilgal e Mizpá, julgando a Israel em todos esses lugares.

17 Depois voltava a Ramá, onde estava a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1453

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1453. Que ‘Bethel [do lado] do mar, e Ai [do lado] do oriente’ signifique que o Seu estado era ainda obscuro, a saber, quanto às cognições das coisas celestes e espirituais, é que, uma coisa é estar nas coisas celestes e outra coisa estar nas cognições das coisas celestes. As crianças e os meninos estão mais do que os adultos nas coisas celestes, porque eles estão no amor para com seus pais e no amor mútuo, então, na inocência; mas os adultos estão mais do que as crianças e mais do que os meninos nas cognições dessas coisas celestes, e, contudo, o maior número desses adultos não está nas coisas celestes do amor. Antes de um homem ser instruído nas coisas que pertencem ao amor e à fé, ele se acha em um estado obscuro, a saber, quanto às cognições; é esse estado que é aqui descrito, pois se diz que ‘Bethel estava do lado do mar’, isto é, no ocidente, e ‘Ai no oriente’. Bethel, como foi dito acima, significa as cognições das coisas celestes; Ai, por sua vez, significa as cognições das coisas mundanas; diz-se que os primeiros estão no ocidente quando se acham na obscuridade, pois o ocidente, na Palavra, significa o obscuro; e é dito que os segundos estão no oriente quando se acham na claridade, porque o oriente em relação ao ocidente é a claridade. É inútil confirmar que o oriente e o ocidente têm essas significações, pois todos veem sem confirmação.

[2] Mas que ‘Bethel’ signifique as cognições das coisas celestes, pode-se ver por outras passagens em que Bethel é nomeado na Palavra, como no capítulo 13, que segue:

“Abrão foi, segundo as suas caminhadas, do sul até Bethel, até o lugar onde esteve a sua tenda no começo, entre Bethel e entre Ai, para o lugar do altar que fez ali” (vers. 3, 4);

onde ‘segundo as suas caminhadas, do sul a Bethel’ significa a progressão na luz das cognições; por isso não se diz que Bethel está no ocidente e Ai no oriente. Fala-se de ‘Bethel’ quando Jacó viu a escada:

“Disse, não é isto senão a casa do Senhor Deus, e isto [é] o portão do céu, ... e chamou o nome desse lugar de Bethel” (Gênesis 28:17, 19);

onde ‘Bethel’ significa igualmente a cognição das coisas celestes, porque o homem é Bethel — isto é, a casa de Deus e o portão do céu — quando ele está pelas coisas celestes nas cognições. Quando um homem está sendo regenerado, ele é introduzido por meio das cognições das coisas espirituais e celestes, mas quando está regenerado, então foi introduzido e está nas cognições pelas coisas celestes e espirituais. Em outra passagem:

“Disse Deus a Jacó, levanta-te, sobe a Bethel e habita ali, faze ali um altar a Deus, Que apareceu a ti.” (Gênesis 35:1, 6, 7);

onde Bethel significa igualmente as cognições.

[3] Quando se diz que a arca de JEHOVAH estava em Bethel e que os filhos de Israel lá iam e interrogavam JEHOVAH (Juízes 20:18, 26, 27, 1Sm. 7:16; 10:3), Bethel tem a mesma significação. O mesmo sucede quando se diz que o rei da Assíria enviou um dos sacerdotes que ele tinha transportado de Samaria, para que ‘se estabelecesse em Bethel’ e para que ‘ensinasse aos habitantes como deviam temer JEHOVAH’ (2 Reis 17:27, 28). Em Amós:

“Disse Amazias a Amós: Ora, vai-te, foge para a terra de Judá e come ali [teu] pão, e ali profetizarás. E em Bethel não continues mais a profetizar, porque ela [é] santuário do rei e a casa do reino” (Amós 7:12, 13).

[4] Depois que Jeroboão profanou Bethel (1 Reis 12:32, 13:1-8; 2 Reis 23:15), Bethel representou o contrário (como em Oséias 10:15; Amós 3:14, 15; 4:5, 6, 7). Que ‘Ai’ signifique as cognições das coisas mundanas, é o que também se pode confirmar pelos Livros Históricos e os Livros Proféticos da Palavra (em Josué 7:2; 8:1-28; Jeremias 49:3, 4).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém