Arcanos Celestes # 395

Napsal(a) Emanuel Swedenborg

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

395. Que "todo aquele que matar Cain será vingado sete vezes" signifique que fazer violência à fé assim separada seria fazê-lo ao que é sagrado, vê-se pela significação de "Cain," que é a fé separada, e pela significação de "sete," que é o sagrado. O número septenário foi considerado santo, como se sabe, por causa dos seis dias da criação, e o sétimo, que é o homem celeste, no qual há paz, o descanso, o sábado. Daí ocorrer tantas vezes o número septenário nos ritos da Igreja Judaica e em toda parte ser considerado santo. Os tempos, por conseguinte, se distinguiam em sete, tanto os seus grandes intervalos quanto os pequenos, e se chamavam "semanas," como os grandes intervalos dos tempos para a vinda do Messias (Daniel 9:24-25); e o tempo de sete anos chamado semana por Labão e Jacob (Gênesis 29:27-28). Por isso, onde quer que ocorra o número septenário, ele é tomado pelo que é santo ou sagrado, como em David:

"Sete vezes ao dia Te louvo" (Salmos 119:164).

Em Isaías:

"Será a luz da luz como a luz do sol, e a luz do sol será sétupla, como a luz de sete dias" (Isaías 30:26), onde o "sol" é o amor e a "lua" a fé procedente do amor, a qual será como o amor.

[2] Assim como os tempos da regeneração do homem foram distintos em seis, antes do sétimo ou homem celeste, assim também os tempos da devastação, até não restar coisa alguma celeste. É isso que foi representado pelos muitos cativeiros dos judeus e pelo último, na Babilônia, que foi de sete séculos i ou setenta anos. E algumas vezes é dito que a terra descansaria os seus sábados.

E também por Nebuchadenezzar, em Daniel:

"Seu coração de homem será mudado, e um coração de besta lhe será dado até que sete tempos passem sobre ele" (Daniel 4:16, 25, 32).

Sobre a devastação dos últimos tempos, em João:

"Vi outro sinal no céu, grande e admirável: sete anjos tendo as sete últimas pragas" (Revelação 15:1, 6-7).

É dito que:

"Pisarão a cidade santa quarenta e dois meses, ou seis vezes sete" (Revelação 11:2).

"Vi um livro [escrito] por dentro e por detrás, selado com sete selos" (Revelação 5:1).

Daí é que a severidade e o acréscimo das penas se exprimiam pelo número septenário, como em Moisés:

"Se, depois disto, não Me obedecerdes, ainda vos castigarei ao sétuplo, por causa de vossos pecados" (Levítico 26:18, 21, 24, 28) .

Em David:

"Torna aos nossos vizinhos o sétuplo em seu regaço" (Salmos 79:12).

Pelo fato de que era um sacrilégio fazer violência à fé, pois que, como foi dito, ela seria útil, daí ser dito que "ao sétuplo será vingado aquele que matar Cain."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém