圣经文本

 

Josué第6章

学习

   

1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.

3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.

4 Sete sacerdotes levarão Sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

6 Chamou, pois, Josué, filho de Num, aos sacerdotes, e disse-lhes: Levai a arca do pacto, e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.

7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e marchem os homens armados adiante da arca do Senhor.

8 Assim, pois, se fez como Josué dissera ao povo: os sete sacerdotes, levando as sete trombetas adiante do Senhor, passaram, e tocaram-nas; e a arca do pacto do Senhor os seguia.

9 E os homens armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia após a arca, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.

10 Josué tinha dado ordem ao povo, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até o dia em que eu vos disser: gritai! Então gritareis.

11 Assim fizeram a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; então entraram no arraial, e ali passaram a noite.

12 Josué levantou-se de madrugada, e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor.

13 Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca da Senhor iam andando, tocando as trombetas; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor, os sacerdotes sempre tocando as trombetas.

14 E rodearam a cidade uma vez no segundo dia, e voltaram ao arraial. Assim fizeram por seis dias.

15 No sétimo dia levantaram-se bem de madrugada, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam-na sete vezes.

16 E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade.

17 A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será danátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

18 Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema, para que, depois de o terdes feito tal, não tomeis dele coisa alguma, e não façais anátema o arraial de Israel, e o perturbeis.

19 Contudo, toda a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor; irão para o tesouro do Senhor.

20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade:

21 E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos.

22 Então disse Josué aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da prostituta, e tirai-a dali com tudo quanto tiver, como lhe prometestes com juramento.

23 Entraram, pois, os mancebos espias, e tiraram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos quantos lhe pertenciam; e, trazendo todos os seus parentes, os puseram fora do arraial de Israel.

24 A cidade, porém, e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, colocaram-nos no tesouro da casa do Senhor.

25 Assim Josué poupou a vida à prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

26 Também nesse tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito a fundará, e com a perda do seu filho mais novo lhe colocará as portas.

27 Assim era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.

   

来自斯威登堡的著作

 

Apocalipse Revelado#529

学习本章节

  
/962  
  

529. (VERSÍCULO 19) E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção. Por “templo de Deus” é significado o Divino Humano do Senhor, do mesmo modo o céu onde estão os anjos e também a Igreja nas terras. Que esses três são significados pelo “templo de Deus” e não podem ser separados, vê-se no n. 191. Aqui, porém, pelo “templo de Deus” é significado o Senhor em Seu Divino Humano no céu onde estão os anjos, porque se diz “o templo de Deus no céu”. Pela “arca no templo” é entendido o Decálogo, porque na arca havia unicamente as duas tábuas nas quais estava escrito o Decálogo. Por “aberto” é significado que estes dois, o Divino Humano e o Decálogo, que são os dois essenciais da Nova Igreja, foram então vistos, e foram vistos depois que os maus foram lançados no inferno (n. 528). É dito “arca da Sua aliança no Seu templo”, porque a aliança significa a conjunção, como se mostrará adiante.

[2] Mas, primeiramente, será dita alguma coisa sobre o Decálogo.

Qual a nação, em todo o globo, que não sabe que são males matar, cometer adultério, furtar, e dar falso testemunho? Se as nações ignorassem isso e não procurassem por meio de leis evitar tais crimes, seriam destruídas, porque sem essas leis, as sociedades, as repúblicas e os reinos seriam aniquilados. Quem pode supor que a nação israelita fosse mais estúpida que qualquer outra, ao ponto de ignorar que essas ações fossem males? Alguém, entretanto, pode admirar-se porque tais leis, reconhecidas universalmente em toda a terra, tenham sido promulgadas, com um aparato tão milagroso, do alto do monte Sinai, por Jehovah Mesmo e tenham sido escritas por Seu dedo. Mas, ouvi; Estas leis foram promulgadas em meio de tantos milagres por Jehovah e escritas por Seu próprio dedo para que se soubesse que elas eram não somente leis civis e morais mas também leis espirituais e que transgredi-las era não só agir mal contra o concidadão e a sociedade, mas também pecar contra Deus. Por isso, essas leis, pela promulgação feita por Jehovah do alto do monte Sinai, foram feitas leis de religião, pois é evidente que tudo o que Jehovah ordena, Ele ordena para que seja assunto de religião, para que seja feito por Sua causa e para a salvação do homem.

[3] Estas leis, porque eram as primícias da Igreja que ia ser instalada pelo Senhor na nação israelita, e porque eram, em curto sumário, o complexo de todas as coisas da religião, pelas quais h á conjunção do Senhor com o homem e do homem com o Senhor, eram mais santas que todas as outras, nada havendo mais santo.

Que essas leis foram as mais santas, pode-se ver pelos seguintes fatos:

Que Jehovah Mesmo, isto é, o Senhor desceu no meio do fogo e então a montanha se cobriu de fumo e tremeu e houve trovões, relâmpagos, uma nuvem espessa e uma voz de trombeta (Êxodo 19:16, 18; Deuteronômio 5:22-26).

Que o povo, antes da descida de Jehovah, se preparara e se santificara durante três dias (Êxodo 19:10, 11, 15).

Que a montanha foi cercada, a fim de que ninguém se aproximasse da beira, para não morrer (Êxodo 19:12, 13, 20-23; Êxodo 24:1, 2).

Que essa Lei foi gravada sobre duas tábuas de pedra e escrita pelo dedo de Deus (Êxodo 31:18; Êxodo 32:15, 16; Deuteronômio 9:10).

Que a face de Moisés brilhava quando ele, pela segunda vez, trouxe essas tábuas da montanha para baixo (Êxodo 34:29-35).

Que as tábuas foram depositadas na arca (Êxodo 25:16; Êxodo 40:20; Deuteronômio 10:5; 1 Reis 8:9).

Que o lugar onde estava a arca no tabernácuio foi chamado Santo dos Santos (Êxodo 26:33 e em outros lugares).

Que a arca, por conter a Lei, foi chamada Jehovah aí (Números 10:35, 36; II Samuel 6:2; Salmo 132:8).

Que Jehovah falou de cima da arca com Moisés (Êxodo 25:22; Números 7:89).

Que, em virtude da santidade dessa Lei, não era permitido a Aharão entrar dentro do véu, onde estava a arca, senão com sacrifícios e perfume, para que não morresse (Levítico 16:2-14 e seguintes).

Que, pela presença e o poder do Senhor na Lei, que estava na arca, as águas do Jordão foram separadas e, enquanto a arca ficou no meio do rio. o povo o atravessou a pé enxuto (Josué 3:1-17:4; 5-20).

Que as muralhas de Jericó se desmoronaram enquanto a arca fazia a volta (Josué 6:1-20).

Que Dagon, deus dos filisteus, caiu no chão diante da arca e foi depois achado estendido na porta do templo com a cabeça separada do corpo (I Samuel 5:3, 4).

Que os ekronitas e os bethshemitas foram feridos em muitos milhares por causa da arca (I Samuel, capítulos 5, 6).

Que a arca foi introduzida em Sião por David, com sacrifícios e cantos de alegria (II Samuel 6:1-19).

Que Uzá morreu porque tocou a arca (II Samuel 6:6, 7).

Que a arca no templo de Jerusalém constituiu o Santíssimo (1 Reis 6:19 e seguintes; 1 Reis 8:3-9).

Que as tábuas, sobre as quais a Lei estava gravada, foram chamadas tábuas da aliança, e a arca, por causa dessas tábuas, foi chamada a arca da aliança e a própria Lei foi chamada a aliança (Números 10:33; Deuteronômio 4:13, 23; Deuteronômio 5:2, 3; Deuteronômio 9:9; Josué 3:11; 1 Reis 8:19, 21, e em outros lugares).

[4] A Lei é chamada “aliança”, significando conjunção, porque as alianças se fazem por causa ao amor, da amizade, da consociação e, por conseguinte, da conjunção. Portanto, é dito do Senhor que “Ele será a aliança para o povo” (Isaías 42:6, 49:8);

que Ele é chamado “Anjo da aliança” (Malaquias 3:1); e que Seu sangue é chamado “o sangue da aliança” (Mateus 26:28Zacarias 9:11Êxodo 24:4-10). E é por isso que a Palavra é chamada Aliança Antiga e Aliança Nova.

  
/962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

圣经文本

 

Êxodo第34章

学习

   

1 Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.

2 Prepara-te para amanhã, e pela manhã sobe ao monte Sinai, e apresenta-te a mim ali no cume do monte.

3 Mas ninguém suba contigo, nem apareça homem algum em todo o monte; nem mesmo se apascentem defronte dele ovelhas ou bois.

4 Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, levando na mão as duas tábuas de pedra.

5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová.

6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;

7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

8 Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou,

9 dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz:; e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.

10 Então disse o Senhor: Eis que eu faço um pacto; farei diante de todo o teu povo maravilhas quais nunca foram feitas em toda a terra, nem dentro de nação alguma; e todo este povo, no meio do qual estás, verá a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.

11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que eu lançarei fora de diante de ti os amorreus, os cananeus, os heteus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

12 Guarda-te de fazeres pacto com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti.

13 Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus aserins cortareis

14 (porque não adorarãs a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),

15 para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que quando se prostituirem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;

16 e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.

17 Não farás para ti deuses de fundição.

18 A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe; porque foi no mês de abibe que saíste do Egito.

19 Tudo o que abre a madre é meu; até todo o teu gado, que seja macho, que abre a madre de vacas ou de ovelhas;

20 o jumento, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas se não quiseres resgatá-lo, quebrar-lhe-ás a cerviz. Resgatarás todos os primogênitos de teus filhos. E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias.

21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás; na aradura e na sega descansarás.

22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

23 Três vezes no ano todos os teus varões aparecerão perante o Senhor Jeová, Deus do Israel;

24 porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei as tuas fronteiras; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus.

25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.

26 As primeiras das primícias da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel.

28 E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.

29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tsbuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

30 Quando, pois, Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, pelo que tiveram medo de aproximar-se dele.

31 Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele; e Moisés lhes falou.

32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel, e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor lhe falara no monte Sinai.

33 Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto.

34 Mas, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e saindo, dizia aos filhos de Israel o que lhe era ordenado.

35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que a pele do seu rosto resplandecia; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com Deus.