圣经文本

 

Gênesis第8章

学习

   

1 Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir.

2 Cerraram-se as fontes do abismo e as janelas do céu, e a chuva do céu se deteve;

3 as águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinqüenta dias começaram a minguar.

4 No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Arará.

5 E as águas foram minguando até o décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.

6 Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que havia feito na arca;

7 soltou um corvo que, saindo, ia e voltava até que as águas se secaram de sobre a terra.

8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra;

9 mas a pomba não achou onde pousar a planta do , e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.

10 Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca.

11 Â tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

12 Então esperou ainda outros sete dias, e soltou a pomba; e esta não tornou mais a ele.

13 No ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca: e olhou, e eis que a face a terra estava enxuta.

14 No segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

15 Então falou Deus a Noé, dizendo:

16 Sai da arca, tu, e juntamente contigo tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos.

17 Todos os animais que estão contigo, de toda a carne, tanto aves como gado e todo réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os para fora contigo; para que se reproduzam abundantemente na terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra.

18 Então saiu Noé, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos;

19 todo animal, todo réptil e toda ave, tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias, saiu da arca.

20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.

21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.

22 Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#886

学习本章节

  
/10837  
  

886. Que a 'oliveira' signifique o bem da caridade vê-se não somente pela significação de 'oliveira', mas, também, pela significação do 'óleo' na Palavra. Era com o óleo da oliveira e os aromas que eram ungidos os sacerdotes e reis, e o óleo da oliveira servia para as lâmpadas. A respeito da unção se vê em Êxodo 30:24, e a respeito das lâmpadas, Êxodo 27:20. A razão pela qual o óleo da oliveira era empregado nas unções e nas lâmpadas era porque representava todo celeste, por conseguinte, todo bem do amor e da caridade, pois o óleo é o essencial mesmo da árvore e, por assim dizer, a sua alma, assim como o celeste ou o bem do amor e da caridade é o essencial mesmo ou a alma mesma da fé. Daí a representação. Que o 'óleo' signifique o celeste ou bem do amor e da caridade é o que pode ser confirmado por muitas passagens da Palavra, mas, como aqui se nomeia a oliveira, pode-se citar somente alguns lugares que o confirmam.

Em Jeremias:

"Oliveira verde, bela de fruto e de forma, chamou Jehovah o teu nome" (Jeremias 11:16), onde assim é chamada a Igreja Antiquíssima ou celeste, que era o fundamento da Igreja Judaica. Por isso todos os representativos daquela Igreja consideravam as coisas celestes e, pelas celestes, o Senhor.

[2] Em Oséias:

"Irão os seus ramos, e será como a oliveira de sua honra, e terá odor como o do Líbano" (Oséias 14:6), onde se trata da igreja que havia de ser plantada, cuja honra é a 'oliveira' ou o bem do amor e da caridade, e o 'odor como o do Líbano' é a afeição do vero da fé daí. 'Líbano' está em lugar dos cedros, que significavam as coisas espirituais ou os veros da fé.

Em Zacarias:

"Duas oliveiras junto ao castiçal, uma à direita da bacia e uma junto à esquerda dela. Esses dois são filhos de óleo puro, que estão junto ao Senhor de toda a terra" (Zacarias 4:3, 11, 14), onde as 'duas oliveiras' estão no lugar do celeste e do espiritual, assim, em lugar do amor, que é da igreja celeste, e em lugar da caridade, que é da igreja espiritual. Estes dois estão à direita e à esquerda do Senhor. O 'castiçal' significa aqui o Senhor, tal como representava na Igreja Judaica; as 'lâmpadas' são as coisas celestes, das quais vêm as espirituais, como os raios de luz ou a luz vem da chama.

Em David:

"Tua esposa é como a videira frutífera aos lados de tua casa; teus filhos são como plantas de oliveiras" (Salmos 128:3), onde 'a esposa como videira' está em lugar da igreja espiritual, os 'filhos' em lugar dos veros da fé, que são chamados 'plantas de oliveiras' porque vêm dos bens da caridade.

Em Isaías:

"Serão deixados nele respigos, como no sacudir da oliveira; duas ou três bagas na cabeça do ramo" (Isaías 17:6), onde se trata das relíquias no homem; a 'oliveira' está em lugar das relíquias celestes.

Em Miquéias:

"Pisarás a oliva, e não te ungirás com o óleo; e o mosto, e não beberás o vinho" (Miquéias 6:15);

E em Moisés:

"Plantarás e cultivarás vinhas, e não beberás o vinho. Terás oliveiras em todo o teu limite, e não te ungirás com o óleo" (Deuteronômio 28:39-40), onde se trata da abundância de doutrinais dos bens e dos veros da fé que, por serem tais, eles os rejeitavam. Por essas passagens pode-se ver que a 'folha' significa o vero da fé, e a 'oliveira', o bem da caridade. E que coisas semelhantes são significadas pela 'folha de oliveira que a pomba trouxe na boca', isto é, que agora aparecia no homem da Igreja Antiga um pouco do vero da fé oriundo do bem da caridade.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém